Ficus Benjamin pertence às sempre-vivas, por causa das quais é frequentemente colocado tanto em instalações residenciais quanto em interiores de escritórios. No entanto, sua aparência se deteriora significativamente quando as folhas caem da planta. Por quais razões isso acontece, como corrigir a situação ou até mesmo evitar a queda de folhas na árvore interna, você aprenderá com este artigo.
Em quais casos você não deve ter medo
Apesar de não ser peculiar ao ficus de Benjamin descartar folhas e mudar sua cor, há situações em que a queda das folhas começa e, ao mesmo tempo, não é sinal de doença ou dano à planta.
Inicialmente, você precisa prestar atenção à abundância de folhas caídas. Se a flor perder cerca de 10 a 15 folhas por ano, não se preocupe - assim, ela se livra das folhas velhas e cresce demais com as novas.
Você sabe A expectativa de vida das folhas de ficus é em média de até três anos.
Se a árvore perde folhas maciças e muda de cor, é necessário analisar as condições de manutenção da planta e cuidar dela. Uma mudança acentuada na aparência da árvore interna indica sua saúde debilitada.
Por que as folhas do ficus Benjamin ficam amarelas
Para entender como restaurar a saúde de uma planta perene, inicialmente vale a pena descobrir a causa do amarelecimento das folhas e, se possível, eliminá-la. Freqüentemente, para retornar o ficus de Benjamin a uma aparência saudável, basta alterar as condições de sua manutenção, a composição do solo, o regime de rega ou simplesmente mover a árvore para outro local.
Irrigação
Se a planta recebe muita umidade, as extremidades de suas folhas começam a secar e as folhas ficam amarelas.
Importante! Para determinar se você precisa regar o ficus, recomendamos mergulhar o dedo na mistura de barro. Se permanecer seco, a planta precisa ser regada. Caso contrário, os procedimentos de água podem ser adiados para o dia seguinte.
A rega é necessária dependendo da temperatura ambiente. Na estação quente, a planta precisará de rega frequente, no frio - menos. Vale a pena regar a terra a cada dois a três dias e, nos intervalos entre regas, afrouxe o solo para que mais ar entre nele. É importante não tocar nas raízes da árvore.
O excesso de umidade no solo geralmente causa doenças fúngicas e até apodrece o rizoma, o que geralmente leva à morte de ficus. Se você não tiver certeza de que a planta precisa de outra porção de água, aguarde um pouco com a rega - o ficus tolera melhor a falta temporária de umidade.
Também recomendamos que você preste atenção não apenas à frequência da irrigação, mas também à qualidade da água. É desejável fornecer ficus com água sedimentada à temperatura ambiente. Para se livrar da rigidez excessiva, você pode ferver a água, deixá-la esfriar e depois usá-la para irrigação.
Local inadequado
Os proprietários de ficus sabem que essas plantas podem reagir bastante a uma mudança de residência. Às vezes, as árvores deixam cair as folhas imediatamente após comprar e instalar uma panela em uma casa nova. Para restaurar o ficus de Benjamin à sua saúde, você precisa colocá-lo em outro lugar e observar seu comportamento.
Importante! Tendo escolhido o local ideal para o ficus, no qual ele adquirirá uma aparência saudável, não o perturbe com permutações subsequentes.
Os ficus podem reagir com o amarelecimento das folhas ou sua queda mesmo após o rearranjo nas paredes de uma casa, no entanto, isso se refere à sensibilidade individual de cada planta. Alguns representantes dos ficuses de Benjamin toleram os movimentos pela casa e pela cidade ou país com muita calma e sem dor.
A quantidade de iluminação que a árvore recebe também é importante. Ficuses são fotófilos, então você precisa posicionar o vaso para que uma quantidade suficiente de luz solar seja exposta à planta. Se isso não for possível, você pode colocar o ficus na sombra parcial.
A falta de radiação ultravioleta leva ao fato de que a copa da árvore interna muda de cor e se torna amarelada. Para devolver a vivacidade do ficus, basta colocá-lo em um local iluminado.
Incumprimento das condições de detenção
Ficus Benjamin não é muito extravagante para as condições de vida, mas não negligencia suas necessidades. A árvore interna reage bruscamente à baixa temperatura do ar, por isso é necessário manter uma taxa ideal de + 18 ° C e acima.
Importante! Rascunhos do ar quente suportarão o ficus de Benjamin sem consequências. O perigo é apenas massas de ar frio.
Além disso, a planta não tolera correntes de ar frio e uma mudança acentuada na temperatura ambiente. Tudo isso afeta a saúde da flor, em particular a condição de suas folhas.
Depleção de terras
A presença de longo prazo de ficus no mesmo solo também afeta negativamente sua aparência. Uma vez por ano, uma árvore jovem precisa mudar o solo e substituir a capacidade por uma maior, uma vez que as raízes dos jovens ficuses crescem rapidamente e precisam de mais espaço. Plantas adultas podem ser transplantadas com menos frequência - uma vez a cada dois a três anos.
Isso é feito porque a terra na panela tem recursos limitados na forma de substâncias úteis. Ou seja, a árvore interna por vários meses usa todos os oligoelementos que o solo possuía e, depois disso, continua a crescer em solo empobrecido. Para saturar o solo, você pode usar a cobertura, mas a melhor solução é transplantar uma árvore.
Assim, as raízes receberão espaço suficiente e serão capazes de obter todos os oligoelementos necessários para uma vida saudável.
Pragas
Se você observar um forte amarelecimento da coroa da planta, precisará examinar a parte de trás das folhas. A presença de uma pequena teia indica que a praga foi visitada por uma praga como um ácaro.
Importante! O controle de pragas de plantas de interior devido a métodos populares nem sempre é eficaz. Para se livrar deles, é preciso recorrer a produtos químicos, inseticidas.
Também na parte de trás das folhas, você encontra tripes - um inseto pequeno que não é capaz de reprodução ativa; no entanto, vários desses espécimes são suficientes para prejudicar a árvore interna.
O que fazer e como tratar a planta?
Para retornar o ficus de Benjamin a uma aparência saudável, você precisa descobrir o motivo do amarelecimento das folhas. Depois disso, você pode agir com base nas informações recebidas.
Se a planta tiver muita água, será necessário regular o regime de irrigação. Se necessário, você pode substituir a terra em uma panela para proteger a árvore da decomposição e do aparecimento de infecções por fungos.
Com iluminação insuficiente, você precisa alterar a localização da sempre-viva: coloque a panela onde ela receber mais luz UV. Se isso não for possível, vale a pena periodicamente tomar um banho na árvore interna; outras vezes, pode existir em áreas com sombra.
Você sabe Uma variedade de Benjamin é o representante mais comum entre os ficuses. Também pode ser encontrado sob os nomes "ficus de bétula" ou "benjamin".
As pragas podem ser eliminadas tratando a planta com um inseticida.
Se você não levou em consideração uma das condições de manutenção das plantas, deve alterar o habitat da flor: aumentar a temperatura do ar para um nível de + 18 ° C, realizar um transplante oportuno de árvores e alimentar o solo com substâncias úteis.
Os ficuses de Benjamin são resistentes a infecções, mas também podem adoecer. Entre as doenças, destacam-se a antracnose e a cercosporose - ambas pertencem a infecções fúngicas. Você pode determinar uma planta doente pela presença de manchas estranhas em suas folhas.
Para curar uma planta de casa, é necessário livrar a árvore das partes danificadas, ou seja, cortar as folhas com manchas. O próximo passo para recuperar a árvore será tratar a planta com fungicidas.
Medidas preventivas
A melhor maneira de evitar o amarelecimento da folhagem de Benjamin será o cuidado adequado, bem como o cumprimento das condições de vida da flor. Assim, você minimiza a possibilidade de alterar a cor da folhagem e mantém seu inquilino verde com aparência atraente e saudável.
Uma quantidade moderada de umidade, luz suficiente, solo saturado com nutrientes, transplante oportuno e temperatura ambiente ideal serão os melhores auxiliares na manutenção da saúde do ficus Benjamin.
Dicas de cuidados extras
Além das regras usuais para o tratamento do ficus de Benjamin, existem algumas características ao cuidar dessa flor.
Por exemplo, uma vez a cada quatro meses, é aconselhável realizar procedimentos de água para a árvore. Para fazer isso, coloque a panela com a planta em uma banheira, cubra a terra com um filme para que o solo não fique excessivamente úmido e regue a planta com água morna.
Com a ajuda de uma alma assim, você salvará a árvore perene do pó acumulado nas folhas e no tronco. Também é altamente recomendável coletar água da chuva, para que depois de borrifá-la com uma árvore da sala.
Para que todas as folhas recebam a mesma quantidade de radiação ultravioleta, é necessário alterar periodicamente a posição do vaso em relação ao sol e girá-lo.Se a sua árvore interna pertencer a uma variedade, certifique-se de que, com o tempo, a cor brilhante da coroa não mude para uma cor lisa. Para fazer isso, verifique periodicamente a coroa quanto à presença de folhas monocromáticas.
Tendo descoberto tais folhas, é necessário livrar-se delas, pois elas tendem a crescer rapidamente, o que posteriormente leva a uma mudança na cor da coroa, de variegada para monofônica.
Você sabe O suco de leite da planta descrita é de látex de origem natural; portanto, não é recomendável instalar o ficus de Benjamin em ambientes fechados se residentes ou funcionários forem alérgicos ao látex.
Resumindo, podemos dizer com confiança que o amarelecimento das folhas do ficus Benjamin nem sempre é um sinal de problemas de saúde da flor.
No entanto, se isso ainda aconteceu, observe sua árvore interna e analise suas ações para cuidar dela - na maioria dos casos, é um cuidado inadequado que faz com que as folhas fiquem amarelas.