Estamos acostumados a agitar trabalhadores que coletam néctar das flores das plantas e o transformam em mel. Este inseto imperceptível tem sido um amigo do homem. Mas há uma espécie verdadeiramente gigantesca de abelhas, que será discutida neste material.
Descrição e Caracterização Biológica
As maiores abelhas do mundo são chamadas megahills e fazem parte da família Megachilidae. A subespécie da enorme abelha Megachilidae pluto (outro nome é a abelha de Wallace) às vezes cresce até 6 cm e é o recordista em tamanho entre esses insetos.
Você sabe Megachilidae plutão foi descoberto pela primeira vez em 1858 na Indonésia, depois de algum tempo o inseto foi considerado extinto, até que em 1981 foi novamente encontrado na mesma área. E no ano passado, o indivíduo capturado foi vendido através de um leilão on-line por US $ 9.000.
As fêmeas de megahills atingem um tamanho de até 4 cm com uma envergadura de até 6,3 cm.Os machos são visivelmente menores - 2,5 a 3 cm, mas ainda parecem assustadores. Este inseto poderoso é extremamente raro e está listado há muito tempo no Livro Vermelho.
O habitat do megahili Plutão está localizado na Indonésia. Outras espécies menores podem ser encontradas em todos os países do sul, centro e leste da Europa. Eles gostam de se instalar em cavidades de árvores, onde outras espécies de abelhas que parasitam o mel costumam morar com elas.
A aparência do inseto é bastante assustadora - um corpo preto poderoso com uma pequena borda, quatro asas marrons, seis pernas grandes sem lóbulos (aroles). Perto de olhos castanhos escuros, existem apêndices que agarram os maxilares e grandes antenas negras.
O habitat da megahila e seu ciclo de vida
Existem poucos dados sobre a vida desses insetos, pois é extremamente difícil encontrá-los em seus habitats. As abelhas vivem nas Molucas, na Indonésia, e as encontraram quase no mesmo lugar.
Eles se aninham nas cavidades já preparadas dentro das árvores ou tocos, colocando o ninho com folhagem, caules, pétalas de flores e pedaços de casca de árvore. Os megahills também não desdenham os cupins, onde constroem seus ninhos a partir da resina das árvores.
Importante! O ciclo de vida dos insetos adultos é curto - eles morrem em dois meses. Esta espécie não cria um enxame, mas leva um estilo de vida solitário. As fêmeas depositam um ovo enorme com cerca de 9 mm de diâmetro.
As propriedades das megahills das abelhas
Megahills não constroem pentes de cera e não produzem mel. Esses insetos vivem separadamente em ninhos dispostos em cavidades de árvores. O número máximo de habitantes dessa colônia, registrado por cientistas, era de 157 indivíduos. Esse tipo de colônia não possui o elo mais importante e protegido da família das abelhas - o útero. A família é composta por mulheres e homens drones e geralmente é de 100 ou menos indivíduos.
Vídeo: Megahill bee
A picada da maior abelha do mundo é perigosa para os seres humanos?
Megahil tem um baixo nível de agressão. Pela calma, eles parecem abelhas, que podem não morder, mesmo que você as pegue com a palma da mão. Verificar a impressão e o julgamento dessas crianças não vale a pena, mas esses gigantes do mundo dos insetos estão realmente realizando seu trabalho e não prestarão atenção aos estímulos externos se forem deixados sozinhos.
Se, no entanto, a abelha estiver apavorada, as fêmeas poderão morder. Isso não causará uma reação alérgica e a dor não será muito grave. Em vez disso, o tamanho de um inseto picante pode assustar uma mordida mais forte.
Você sabe A velocidade de uma abelha voadora é 24 km / h. Para comparação, a velocidade da vespa é 9–12 km / h
É possível domesticar um megahil?
A palavra "manso" não é totalmente verdadeira quando aplicada a esse inseto, que não pode ser capturado por muitos anos. Você pode tentar atraí-lo criando as condições necessárias. Megahills menores são um excelente polinizador de alfafa; portanto, os agricultores estão tentando atraí-los para a plantação com esta planta, criando ninhos artificiais para essas abelhas.
Os projetos imitam condições ambientais reais nas quais os insetos se sentem bem e lidam com a polinização das culturas. A domesticação total não funcionará, mas essas abelhas responderão ao convite. Alguns agricultores tentaram dividir até uma pequena família de megahills. Eles criaram raízes em um novo local e plantaram polinizações.
Megahila, apesar de sua aparência ameaçadora, é um típico trabalhador de abelhas. É uma pena que o inseto não produz mel, mas mesmo sem isso seu uso na polinização das plantas é sem dúvida.