A íris é uma flor popular do jardim. Esta planta ornamental é geralmente plantada perto de casas, em hortas e jardins botânicos. O nome "íris" vem da palavra grega, que significa - "arco-íris". Como um arco-íris, as íris vêm em cores diferentes, como rosa, amarelo, laranja, branco, roxo, azul, lilás, vermelho e até marrom arroxeado.
Acredita-se que esta flor simbolize fé, paz, sabedoria, amizade e esperança. A planta de cor violeta simboliza sabedoria, amarelo - paixão. Flor azul simboliza esperança e fé, e branco - pureza.
Descrição botânica
As íris são um grande grupo de plantas perenes, com cerca de 300 espécies. Cerca de 60 espécies são populares na Rússia. É o maior gênero pertencente ao gênero Iridaceae. A íris é uma planta fácil de cultivar, que atrai borboletas e é popular em muitas partes do mundo. As íris podem ser muito baixas, mas podem ser encontradas amostras bastante altas. As diferenças nas plantas podem estar na forma de flores e cores.
Existem 2 tipos principais de íris:
- rizomatoso (possui um caule espesso, cresce horizontalmente e parcialmente subterrâneo);
- bulboso (crescer a partir de bulbos. O requisito principal é um período de descanso obrigatório após a floração).
As íris florescem entre as primeiras, mas o período de floração pode ser diferente, depende das condições e variedades climáticas. Ele pode atacar em maio e durar até meados do verão. Quase todos os tipos de íris preferem solo fértil. No entanto, existem espécies que podem crescer em locais pantanosos e outras que podem suportar o clima subártico severo.
Variedades populares
As amostras bulbosas são divididas em três gêneros independentes: Iridodictium (reticular), Juno (Juno) e Xiphion (Kasatik ou Cockerel).
Iridodictium (íris reticulada) cresce bem em campo aberto. A floração ocorre nos primeiros 2 meses da primavera e dura 2 semanas. De diferentes tonalidades na primavera, um incrível tapete multicolorido aparece com ou sem listras, com manchas e simplesmente.
Você sabe As íris são um ícone floral há séculos, inspirando artesãos a belas pinturas, perfumes e até têm seu próprio dia, que acontece no dia 8 de maio.
Os bulbos de iridodictium são pequenos (1,5–2 cm), ovados. Os flocos externos são fibrosos, os internos são carnudos. O caule das flores é pouco desenvolvido e, no final da floração, tem um tamanho de cerca de 8 cm e as sementes são pequenas, amadurecem em uma caixa triangular e facilmente rachadas. Adequados para o cultivo são aquelas lâmpadas com pelo menos 3-4 anos de idade.
A altura dos iridodictios é de até 15 cm e o aparecimento de folhas ocorre nos rins. Eles têm uma forma estreita, difícil de tocar. Geralmente, o aparecimento da primeira flor exótica (diâmetro de 5 a 7 cm) é característico desse gênero.
Íris, plantas que não toleram umidade excessiva. A infecção por fungos é um inimigo frequente de uma planta que cresce em campo aberto. O restante do Iridodictium não exige cuidados.
A íris reticulada é a espécie mais comum. Flores 5-6 cm de diâmetro. O sabor não está em todas as variedades. As flores são vermelho-púrpura claro.
Os criadores criam estas variedades:
- Cantab - variedade resistente ao gelo com floração precoce e longa. Cresce de 15 a 20 cm e as flores são azuis.
- Harmonia e Joyce - variedades decorativas que aparecem imediatamente após a neve derreter. Pedúnculo de até 11 cm, com pétalas azuis.
- J.S.Diit (galos) - variedade resistente ao inverno, caracterizada por uma única floração abundante. As flores são pequenas, com até 8 cm, têm um tom roxo claro ou roxo escuro.
- Alida - Resistente ao inverno, despretensiosa na partida. Flores azuis. A floração ocorre de fevereiro a abril.
- Royal (Variedade holandesa) - caracterizada por azul, amarelo, cereja escura, violeta-púrpura com lilás nas bordas das flores.
- Clairette (Iris Snowdrop) - espécie anã, país de origem Holanda. Tem periantos bicolores. As pétalas externas de cor violeta-centáurea, as internas são de um azul pálido.
- Katarin Khodkin - uma variedade muito popular na Rússia. Como jardineiros devido à cor bonita. As flores superiores são lilás com uma tonalidade azul, e nas inflorescências inferiores há uma mancha amarela em um fundo lilás-violeta.
- Natasha - floresce em maio e junho. Difere em uma cor azul de flores com brilho incomum de branca de neve. A variedade foi criada pelo cientista holandês V.P. Van Eeden.
- Pauline - (variedade holandesa). A planta é caracterizada por uma suculenta tonalidade roxa de flores. Cresce mal na sombra, você precisa de muita luz solar.
- George - uma planta com flores roxas. A variedade também foi criada por W. Van Eeden, em homenagem ao botânico George Rodionenko, especialista em aclimatação de plantas. Adequado para cultivo em solo aberto e fechado.
Xiphium - um grupo de 6 espécies. Ao plantar uma planta em campo aberto na zona intermediária, será necessária uma escavação anual.
Das variedades frequentemente selecionadas:
- Symphony
- Íris de folhas largas;
- Salões da França;
- A Rainha Amarela
As folhas de Xifium são estreitas e alongadas. As flores são lisas, grandes (10 cm de diâmetro), parecem um pouco rústicas, quando comparadas com outras espécies bulbosas. A altura da cultura varia de 30 a 80 cm.
Recursos de desembarque
Para cultivar íris, basta fornecer um local bem iluminado. O crescimento bem-sucedido não é excluído em pleno sol e sombra parcial. No verão, é melhor para a planta que o solo esteja seco do que muito úmido.
Assim, as lâmpadas terão mais probabilidade de florescer no próximo ano. Para garantir a floração constante por vários anos seguidos, você pode plantar bulbos adicionais a cada outono ou cultivá-lo anualmente, plantando novos bulbos a cada outono.Você sabe Íris farpada — Tennessee State Flower e planta oficial de fevereiro.
Tempo de desembarque
Plante uma planta em campo aberto com o início do outono (setembro). As plantas nos dias quentes de setembro se enraízam melhor e dão uma bela flor da primavera. Nas regiões mais quentes, o desembarque pode demorar até meados de outubro.
Demora cerca de 1,5 meses para adaptar e enraizar uma cultura. Se plantada ainda mais tarde (em novembro), a cultura bulbosa precisa ser isolada para o inverno. Caso contrário, as lâmpadas simplesmente não terão tempo para fazer o enraizamento e poderão congelar no frio do inverno.
Seleção do solo
A acidez neutra do solo é bastante adequada para íris, é importante que seja bem drenado. No entanto, o solo ideal para a planta é calcário. Uma reação alcalina é alcançada quando as cascas de giz, limão e ovo são introduzidas no solo.
O solo em que a areia predomina é complementado pelo húmus. Nesse solo, vale acrescentar cinzas e superfosfato na proporção: 40 g de adubação por 1 m². Areia grossa, húmus e composto são adicionados ao solo argiloso.
Importante! Se o solo estiver muito úmido e não secar bem, as íris secarão.
Como plantar
A tecnologia agrícola das íris depende da variedade. No entanto, cada um deles é importante:
- impedir a umidade excessiva do solo;
- fertilize com fertilizantes minerais a tempo;
- ter acesso à luz solar.
Para evitar a umidade, é melhor plantar flores na encosta sul. Você pode aumentar artificialmente o canteiro entre 25 e 30 cm, o que garantirá uma boa saída de água após a chuva.
Antes do embarque deve:
- cavar e soltar o solo;
- enriquecer com fertilizantes orgânicos.
Você sabe Vincent Van Gogh, um famoso artista holandês, pintou 2 pinturas representando íris. Essas pinturas são muito apreciadas no mundo moderno da arte.
Aterragem é realizada cebola. Vale a pena considerar algumas nuances:
- lâmpadas grandes são colocadas no solo a uma profundidade de 7-8 cm;
- espécimes pequenos se aprofundam em 3-4 cm.
O intervalo entre os boxes deve ser de pelo menos 10 cm, para desembarques únicos. Para o grupo - tenha 10 lâmpadas próximas uma da outra. Após o plantio, o solo é regado para melhor enraizamento.
Cuidados adicionais
As íris não precisam de cuidados especiais durante o período de floração. Basta remover as flores desbotadas. Faça isso com cuidado, sem danificar as folhas.O afrouxamento sistemático do solo fornecerá o acesso necessário de ar e água às raízes. A capina oportuna não permitirá que a planta cresça com ervas daninhas.
Em caso de risco de queda acentuada da temperatura do ar, é necessário fazer uma cobertura do solo e cobrir as plantas jovens, com menos de um ano de idade, que precisam de abrigo para o inverno. As plantas adultas toleram bem as geadas de inverno.Para apenas bulbos plantados, o abrigo pode servir:
- folhagem caída;
- ramos de pinheiro ou abeto.
Com a chegada do calor da primavera, depois que a neve derrete, o abrigo é removido.
Rega e alimentação
Na próxima vez após o plantio, as íris precisam ser regadas em 2-6 dias. As condições climáticas são um fator importante aqui. Quando os rins começam a se formar, o solo está bem umedecido. Durante o crescimento ativo e a floração, as íris são regadas à medida que o solo seca, mas as crostas não devem aparecer no chão.
Na primavera, em antecipação à secagem do solo superficial, são aplicados fertilizantes. Pode ser preparações prontas para flores de bulbo ou misturas secas. O solo é fertilizado espalhando pequenos grânulos na superfície da terra, nas proporções indicadas na embalagem.Importante! A limpeza atempada e equilibrada proporcionará uma floração intensa e produtiva, acrescentando uma decoração à planta.
Existe uma opção de três estágios para alimentar íris:
- Na primavera, são adicionados nitrogênio (2 partes), fósforo (1 parte) e potássio (3 partes). Este curativo é adicionado ao solo seco.
- No momento da nucleação dos rins, a mesma composição é adicionada, mas em uma proporção diferente - 3: 1: 3.
- Um mês após o início da floração, as plantas precisam de potássio e fósforo em proporções iguais.
Vídeo: Alimentação para íris
Poda
Existem várias etapas de corte. Na primeira vez, as hastes de flores secas são removidas após a floração. Faça isso com tosquiadeiras especiais. Você precisa recuar 2 cm do rim e cortar o botão desbotado. Os rins fechados não são removidos. Depois de perder a decoratividade da flor, o caule é cortado a uma distância de 2,5 cm do solo.
Durante o crescimento ativo, as hastes não são cortadas, caso contrário, a planta perderá nutrientes. Também afetará negativamente a resistência ao gelo das íris. As folhas que ficam amarelas devem ser cortadas. As inflorescências murchas também não devem permanecer nas hastes. As folhas são removidas no outono (outubro), até o início das geadas, o corte é feito na forma de um cone. Uma haste de 15 centímetros é deixada no chão.
Algumas variedades tendem a florescer novamente. Primeiro na primavera e depois no outono. Nesse caso, em julho, após o término da floração, as hastes são cortadas. Isso é necessário para que o consumo de energia seja direcionado aos botões que ainda não foram abertos.
Cavando lâmpadas para o inverno
Bulbos e tubérculos são escavados entre os últimos dias do verão e início do outono. Execute as seguintes ações:
- Levante a íris do chão com uma pá ou forcado. Os bulbos podem ter raízes crescentes. Você precisa ter muito cuidado e tentar manter o maior número possível de raízes ao cavá-las do chão.
- Se o pedaço da íris começar a se desfazer, divida cuidadosamente a massa grande em partes menores e remova-a cuidadosamente do orifício.
- Retire o máximo de terra possível, quebrando os pedaços em pedaços. Isso ajudará a ver lugares onde a planta é facilmente dividida.
- Perto do centro da lâmpada pode haver grandes áreas que não possuem ventiladores de folhas. Eles podem ser excluídos. É necessário verificar as lâmpadas quanto ao acúmulo de pragas e presença de doenças.
A planta é descartada se forem detectados sinais de infecção dos bulbos da íris.
Doenças e Pragas
As íris são especialmente sensíveis a pragas que até perfuram os bulbos. Muitas vezes, pragas podem ser encontradas em partes mortas das plantas. Para evitar o aparecimento de intrusos, você deve borrifar fundos de íris (pesticidas universais) projetados para combatê-los. Isso deve ser feito a cada 2 semanas. Os procedimentos de controle de pragas e doenças devem começar a partir do período em que as folhas têm pelo menos 10 cm. Assim que os brotos aparecem, o tratamento é concluído.
Lagartas da concha de borboleta podem prejudicar a planta para se livrar de sua invasão; o granozan é introduzido no solo ao redor da cultura. De tripes, vale a pena pulverizar a planta com malatião diluído com base em 10 l de água - 20-30 g do produto.
A bacteriose é uma doença comum que geralmente afeta a planta. Em particular, raízes e bulbos sofrem, partes individuais apodrecem. A planta deve ser desenterrada, removida as peças danificadas, lavar os bulbos em uma solução fraca de permanganato de potássio e transplantada para outro local.
O início da doença é determinado pelos seguintes sinais:
- o número de folhas no cacho se torna menor;
- os rins são fracamente formados.
Muitos jardineiros decoram seus jardins de flores com íris, pois essa cultura perene ajudará qualquer área de recreação a parecer bonita e charmosa. Graças aos cuidados adequados, você poderá criar uma composição única em seu gramado ou canteiro de flores. É importante poder escolher a variedade certa (adequada) para o plantio, para que a planta se sinta confortável nessa zona climática.