A criação de insetos na apicultura não desempenha menos papel do que as características de linhagem dos animais de criação, de modo que todo apicultor tenta adquirir apenas as abelhas mais produtivas e menos exigentes. A conhecida abelha Burzyan também pertence às raças mais populares desses insetos, e para o que exatamente é notável, como melhor criar cuidados e quais indicadores de produtividade devem ser esperados nesse caso - leia mais sobre isso.
A origem da raça Burzyansky de abelhas
Até cerca da década de 50 do século passado, os favos de mel eram completamente removidos dos lados e, embora as abelhas morressem no inverno, os favos de mel eram renovados e o lado não apodrecia. No futuro, as famílias de abelhas selvagens poderão se instalar nela, mas na criação em casa, essa opção nem sempre foi muito prática. A partir dos anos 60, os apicultores bashkir mudaram sua abordagem para manter e criar insetos mel, começando a instalá-los em colméias tradicionais.No entanto, a mordomia tradicional nas florestas sobreviveu até hoje. Portanto, nas cavidades das árvores antigas de Bashkiria hoje você pode encontrar famílias de abelhas bastante saudáveis e produtivas, cuja existência depende diretamente da disponibilidade de um número suficiente de plantas de mel na região. Foi na natureza que começou a formação da raça Burzyan, cujos representantes descenderam das abelhas da floresta escura encontradas nas florestas selvagens da Baskkir.
Você sabe Os apicultores estavam engajados em apoio de vôo, mesmo no tempo do desenvolvimento da Rússia antiga, e naqueles dias, o buraco de uma árvore era chamado de conta. Acontece que essa palavra está em uso há mais de um século.
Aparência
Ao contrário de outros representantes da espécie, as abelhas Burzyan não têm uma cor amarelada pronunciada, e a superfície do corpo é azul escuro. Quanto ao tamanho, os representantes desta raça podem ser atribuídos com segurança a insetos grandes, já que a massa de uma abelha varia dentro de 100 mg, com uma carga de bócio de mel de 74 a 87 mg. O comprimento da probóscide do inseto é de 6 a 10 mm.Hoje, as abelhas burzyenses são criadas principalmente por meios artificiais, cultivando famílias jovens em colméias especiais a bordo. No entanto, sua população ainda não atingiu o nível desejado, portanto, as abelhas descritas estão listadas no Livro Vermelho, principalmente devido às altas qualidades de sabor do mel (muitas plantas medicinais crescem no território bashkir, incluindo o tília).
Características distintivas e características gerais
Características distintivas da raça podem ser rastreadas não apenas na aparência das abelhas Burzyan, mas também em seu comportamento e até nas características da coleta de mel; portanto, ao planejar a criação desses insetos, vale a pena considerar essas características.
Você sabe DPara obter apenas uma colher de sopa de mel, 200 abelhas devem funcionar por um dia inteiro. E uma família de abelhas comum (geralmente composta de 50 a 100 mil indivíduos) leva cerca de 10 kg de mel ao apicultor por dia.
Funcionalidades de comportamento
A atividade máxima dos insetos descritos é observada em um dia claro e fino, quando a temperatura do ar na rua não cai abaixo de + 7 ° C. Em taxas mais baixas, os insetos preferem não deixar as colméias, o que significa que o início do período de coleta de mel pode ser adiado.As abelhas burzyanas não diferem em boa disposição, portanto, mesmo quando fumigando colméias, você precisa ter o máximo de cuidado possível para evitar ser picado. Os indivíduos que trabalham são fortemente apegados ao útero, portanto, quando ele é alterado, são possíveis problemas dentro da família. Dois indivíduos do sexo feminino em uma colméia são inaceitáveis, o que excita o resto de seus membros.
Colheita de mel
As abelhas Bashkir são caracterizadas por alta produtividade e trabalho duro, portanto, em condições ideais, pode trazer uma quantidade considerável de mel. No entanto, um grande papel nesse assunto é desempenhado pelas características climáticas: prevendo a chuva e o mau tempo, toda a família retorna rapidamente às colméias, onde fica até o final do mau tempo. O mesmo se aplica aos dias quentes e quentes, embora com um número limitado de plantas melíferas no local, muitas delas ainda sejam levadas para o trabalho até que todo o pólen seja coletado.
Importante! A fim de preservar as qualidades de linhagem bem expressas da abelha de Burzyansk, vale a pena evitar a possível hibridação de uma nova geração causada pela distribuição próxima de parentes selvagens.
Com a falta de coleta de mel, os insetos farão todo o possível para colher a quantidade máxima de mel, para a qual essa raça é valorizada entre os apicultores. As abelhas burzyenses se acostumam às plantas de mel rapidamente, mas procuram outras fontes de pólen lenta e lentamente, não demonstrando muito entusiasmo por novas plantas de mel. Em um local de encontro familiar, a produtividade dos insetos sempre aumenta, mas se você mover as colmeias para um novo território, não deverá esperar altas taxas a princípio.O trigo sarraceno e o tília estão entre as plantas de mel mais favoritas das abelhas bashkir, portanto, se essas plantas crescem no lugar da criação de famílias de abelhas, os indivíduos que trabalham podem trabalhar sem parar durante 16 horas por dia
Indicadores de produtividade
Os favos de mel nas colmeias com abelhas bashkir sempre parecem agradáveis e atraentes, com uma distância mínima entre zabrus e mel. O atributo das raças do sul é um sinete úmido e uma grande quantidade de própolis. Em condições favoráveis, o conteúdo e com um número suficiente de plantas de mel no território próximo, a quantidade diária de néctar trazido chega a 9-12 kg por família. A quantidade de mel em relação ao pão de abelha, neste caso, está correlacionada como 100: 1.
Importante! Aos primeiros sinais de uma praga maciça de abelhas, vale a pena revisar o plano de tratamento de insetos, prestando a devida atenção ao microclima dentro das colmeias. Se a temperatura subir excessivamente ou a ventilação for inadequada, muitos insetos podem não sobreviver a essas mudanças.
Reprodução
O enxame de insetos da raça descrita geralmente começa no início de junho e pára apenas com o início do período da coleta primária de mel. Durante esse período, o útero estabelece entre 8 e 14 células-rainha, o que é suficiente para obter um grande número de novos indivíduos que trabalham. Às vezes, durante a criação de abelhas burzyenses, há um rápido "israelense" de famílias, com mais mortes dos indivíduos restantes no inverno.
Vantagens e desvantagens das abelhas Burzyan
Como outras raças de abelhas, a variedade Burzyansky tem suas próprias vantagens e desvantagens características, embora as últimas sejam muito menores.
- A lista de características positivas dos insetos descritos deve incluir primeiro:
- alta resistência ao inverno (mantenha a atividade ao baixar os indicadores de temperatura para -45 ... -50 ° C);
- excelentes qualidades produtivas do útero (um indivíduo pode depositar até 2500 ovos por dia, sem mencionar a grande quantidade de cera restante);
- trabalho duro;
- atitude cuidadosa e cuidadosa em relação ao suborno, devido ao qual os produtos de mel obtidos não são apenas saborosos e saudáveis, mas também de aparência muito atraente, com características de alta mercadoria;
- a capacidade de coletar pólen de uma grande área de povoamentos melíferos.
- Quanto às fraquezas das abelhas bashkir, antes de tudo, é:
- o uso obrigatório de roupas de proteção ao trabalhar em um apiário, e nem sempre um abrigo simples da cabeça;
- a complexidade de substituir o útero, que se torna um problema se houver uma "rainha" selvagem ou velha na colméia;
- a dificuldade de fortalecer colônias de abelhas no inverno (dois útero não se dão bem em uma colméia);
- altas taxas de lealdade, razão pela qual é difícil retornar os insetos ao modo de trabalho;
- a tendência das abelhas de "mentir" nas camadas profundas da colméia, motivo pelo qual é difícil conseguir insetos quando se muda para outra casa ou executa outras medidas de cuidado.
Dicas de reprodução em casa
Ao manter as abelhas bashkir, elas são criadas usando colméias padrão (o método tradicional de criação) e usando lados - cavidades de árvores vazias ou estruturas especialmente criadas que se assemelham a elas na estrutura. O último caso é mais popular em relação aos insetos descritos, mas, para alcançar a máxima eficiência da apicultura, o local de colocação dos lados deve estar localizado no território de uma floresta mista de folhas de coníferas, com um grande número de plantas de mel.
Fazer pranchas (leva apenas alguns dias) para a criação bem-sucedida de abelhas envolve as seguintes etapas seqüenciais:
- Depois de preparar o número necessário de barras redondas de madeira (semelhante a um tronco de árvore), o meio é removido delas e limpo para obter uma pequena depressão, que mais tarde serve como lar de abelhas.
- Para atrair insetos para uma colméia, lubrifique a superfície interna do produto obtido com uma fina camada de cera.
- Crie guias ao longo dos quais as abelhas organizarão seus favos de mel.
- Pregue as barras ligeiramente abaixo da tampa e amarre o cordão com arame.
- Ao criar insetos em regiões com quedas significativas de temperatura no inverno, vale a pena isolar adicionalmente a estrutura com musgo.
A criação de abelhas bashkir requer certas habilidades em apicultura, portanto, os iniciantes nesse assunto geralmente encontram certas dificuldades. No entanto, tendo uma certa perseverança e fazendo esforços suficientes para construir colmeias e cuidando ainda mais dos insetos descritos, você tem todas as chances de obter a máxima produtividade deles, expressa em uma grande quantidade de mel saboroso e saudável.