Os tomates alaranjados da variedade Golden Fish combinam uma aparência marcante e bom gosto. Estes tomates irão adicionar variedade à sua dieta diária e serão uma boa colheita para o inverno. Vamos descrever mais detalhadamente que tipo de variedade é, como é atraente e como cultivá-la.
Descrição e descrição dos tomates
A variedade Golden Fish foi criada por criadores russos nos anos 90 na empresa Giskov, que estava envolvida em sementes. E desde 1999, essa variedade foi colocada à venda gratuitamente e tornou-se disponível para todos. Ele rapidamente se apaixonou por jardineiros domésticos por causa de suas propriedades e logo ganhou grande popularidade.
Estes tomates são adequados para o cultivo em várias zonas climáticas, para plantio em campo aberto e em estufas. As principais características desta variedade:
- "Goldfish" é uma variedade no meio da temporada. Os tomates amadurecem 110-120 dias após o plantio no solo.
- Os frutos pesam de 90 a 100 g, para que você possa fechá-los em potes intactos.
- Tem um alto rendimento. A partir de 1 m² por temporada, você pode coletar até 10 kg de tomate.
- Os frutos são ovais, em forma de ameixa, pendurados em cachos de cachos de 8 peças. Tomates maduros têm uma cor laranja brilhante.
- A inflorescência é simples e se forma bastante alta - depois da 8ª folha. Além disso, as inflorescências são formadas após cada 3ª folha.
- O arbusto cresce até 2 m de altura, por isso precisa ser atado a tempo ao backup.
- As frutas que foram rasgadas ainda verdes amadurecem bem em casa no parapeito da janela, sem perder o sabor.
- A variedade é resistente à ferrugem tardia, podendo ser cultivada em locais onde o nevoeiro permanece e o orvalho cai.
- Os tomates dourados são bem armazenados e não apodrecem. Às vezes eles podem durar até o ano novo.
- As frutas são bem densas no meio, suculentas e com um sabor doce. Sua pele é fina, então às vezes racha devido à falta de minerais.
- Estes tomates podem ser servidos frescos, utilizados na preparação de vários pratos, bem como enlatados.
Galeria de Fotos
Prós e contras da variedade
Os frutos do peixe dourado, como outras variedades amarelas, contêm muito beta-caroteno.
- Além disso, a variedade também possui várias vantagens específicas:
- bom gosto com um toque doce;
- resistência a uma doença do tomate como a praga tardia;
- esses tomates dão frutos por muito tempo, até a primeira geada;
- bem transportado e não se deteriora após o transporte;
- as frutas são armazenadas por um longo tempo, mesmo que deixadas simplesmente frescas;
- formato incomum de tomate e cores vivas tornam possível diversificar esteticamente a conservação;
- a variedade se adapta bem a várias condições climáticas;
- caracterizado por uma colheita estável.
- No entanto, além da massa de vantagens, o "Peixe Dourado" tem qualidades negativas, das quais os jardineiros às vezes reclamam:
- um arbusto alto e volumoso que requer liga obrigatória; caso contrário, a planta simplesmente quebrará;
- devido à má nutrição, os frutos podem rachar;
- a variedade está sujeita a algumas doenças de tomate;
- às vezes, os jardineiros reclamam das pequenas frutas e da falta de sabor desse tomate (mas isso é mais provável devido às condições de seu cultivo);
- longo período de crescimento de mato e ovário tardio;
- devido à aparência ativa das folhas, essa variedade deve ser mergulhada.
Você sabe Os tomates amarelos são mais carnudos que os vermelhos e contêm menos água. Além disso, o teor calórico dos tomates "ensolarados" é muito menor do que os vermelhos.
Características da semeadura e cultivo
A técnica agrícola de cultivar o tomate Golden Fish não é muito diferente de outras variedades, mas ainda possui algumas sutilezas. Se você deseja obter uma boa colheita no futuro, precisa saber quais condições precisam ser criadas para essa variedade, desde a germinação das sementes até o plantio de mudas no solo.
Qual deve ser o microclima
Desde o momento da germinação das sementes, os brotos de tomate precisam fornecer a quantidade máxima de luz solar e manter uma temperatura favorável. O ar deve estar sempre quente, com uma temperatura de 22 a 24 ° C. Se a temperatura do ar cair abaixo de 15 ° C, o crescimento e o florescimento dos arbustos são suspensos. O calor também tem um efeito prejudicial sobre a planta: a 30 ° C, o tomate deixa cair flores e pode queimar as folhas. A temperatura do ar durante a noite deve ser 5 ° C mais baixa que a diurna - isso permitirá que a planta gaste menos energia respirando à noite. Para garantir condições de crescimento confortáveis, é necessário manter a umidade ideal de 60 a 70%. Se for mais alto, o pólen dos tomates poderá ficar colado e, se a umidade do ar for baixa, o tomate simplesmente não ovará. Embora a variedade Golden Fish seja resistente à umidade, você não deve abusar da umidade, porque o caule das plantas jovens pode infectar a podridão.
O horário de verão, tanto para mudas quanto para arbustos grandes, deve ser de 8 a 16 horas, enquanto a transição do claro para o escuro deve ser suave.
A falta de iluminação pode fazer com que a planta cresça alto e seu caule seja muito fino. O tomate não formará inflorescências por muito tempo e as folhas ficarão pálidas e pequenas.
Tecnologia de semeadura
Para obter uma colheita precoce de tomate, a semeadura deve ser realizada já na segunda quinzena de fevereiro. As sementes podem ser depositadas no chão, secas e pré-encharcadas. O segundo método permite que as sementes germinem aproximadamente ao mesmo tempo.
A imersão do material da semente pode ser feita em um pedaço úmido de tecido natural ou gaze, mas não em algodão, pois os brotos resultantes podem se enroscar nas fibras e quebrar.As sementes já embrulhadas precisam ser colocadas por alguns dias em um local quente, para que possam inchar rapidamente. Se você deseja obter brotos imediatamente, esses pacotes devem ser deixados perto da bateria por uma semana.
Após a preparação final para o cultivo, as sementes são plantadas em caixas ou xícaras a uma distância de pelo menos 2 cm uma da outra. Ao mesmo tempo, a terra deve estar bem solta e bem umedecida. As melhores sementes crescerão em uma mistura de turfa e areia. Pode ser preparado sozinho, misturando esses elementos em quantidades iguais ou você pode comprar uma mistura pronta na loja.
Depois de depositar as sementes, elas precisam ser cobertas com terra com uma espessura de uma bola de até 1,5 cm de cima e regadas. Em seguida, o recipiente com futuras mudas deve ser coberto com um filme e deixado até a emergência.
Importante! Antes de os brotos eclodirem, não é recomendado regar as culturas, pois isso compactará o solo e será difícil dispará-lo em brotos.
Após a germinação das sementes, é necessário transferir a caixa com mudas para um local claro. A temperatura na sala deve ser de cerca de 24 ° C.
Assim que os primeiros tomates crescem, eles podem ser derramados de uma peneira fina e, com a aparência das primeiras folhas, você pode derramar um pouco mais de terra no recipiente, de preferência no máximo 3 cm.Para que as mudas não apodreçam, é possível regar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio para prevenção. Isso deve ser feito 1 vez em 10 dias.
Datas e plantio adequado de mudas
As mudas são melhor plantadas aproximadamente 60 a 70 dias após a germinação das sementes, geralmente em abril ou maio. É melhor plantá-lo da maneira tradicional; no entanto, se as mudas forem muito alongadas, você poderá colocá-las no chão, enquanto o caule deve ser imerso no chão a uma altura de até a primeira folha. Para proteger as mudas de doenças, você pode borrifá-las com uma solução de oxicloreto de cobre na proporção de 30 g por 10 litros de água. Os arbustos devem ser plantados a uma distância de 40 cm entre si e os espaços entre as fileiras devem ser de 60 a 70 cm. A profundidade do poço de aterrissagem deve ser aproximadamente da baioneta da pá. No fundo, você pode encher uma colher de chá de fertilizante mineral. Mas o estrume não deve ser colocado sob o tomate, especialmente se for fresco - pode destruir as mudas devido ao alto teor de uréia ou causar um crescimento anormal do mato, cujas forças vão para a massa verde e não para a formação de frutas.
A esse respeito, é melhor depositar esterco no canteiro de tomate desde o outono e, se não o fez, na primavera você pode adicionar húmus ou composto ao solo.
Cuidado de tomate
Este tomate não é muito extravagante e sempre oferece uma colheita bastante boa. Mas quanto melhor você cuidar dessa variedade, mais frutas poderá colher. A coisa mais importante no cuidado com o "Peixe Dourado" é aderir a rígidos padrões de rega, capina, fertilização, amarração, etc.
Alimentação e rega
Durante a temporada, a cobertura superior dos tomates é realizada não com muita frequência - cerca de 3-4 vezes. Os produtos fertilizantes podem ser comprados em lojas especializadas ou preparados de forma independente, misturando esterco de vaca com água a uma taxa de 1: 2. Você também pode dissolver 700 g de uma mistura de fezes de pássaros e esterco de vaca em 1 balde de água.
O primeiro curativo deve ser realizado já 14 dias após o plantio dos arbustos no solo, regando as plantas com fertilizante. Na segunda vez que os tomates são alimentados enquanto inflorescências começam a aparecer nas plantas. Neste momento, para a alimentação, é melhor usar uma solução de superfosfato na proporção de 1 copo por 10 litros de água.
Pela terceira vez, o fertilizante para o tomate precisa ser feito já com o advento das primeiras frutas. Desta vez, a melhor ferramenta será uma solução de verbasco com fertilizante complexo em uma quantidade de 100 g por 1 litro. Sob cada arbusto, é necessário derramar 2 litros de solução. Mas esse procedimento deve ser realizado apenas se os frutos já estiverem amarrados.
Você também pode usar a pulverização como cobertura. Para fazer isso, você precisa diluir 1 colher de sopa de superfosfato em 10 litros de água.Além da alimentação, é necessário fazer a prevenção de várias doenças. Para fazer isso, os arbustos de tomate precisam ser regados com preparações contendo cobre. Sob cada arbusto, 5 litros de solução são derramados a cada 3-4 dias.
Quanto à irrigação, seu uso frequente é prejudicial para essas plantas. Os tomates foram originalmente trazidos de um clima árido e, portanto, raramente são deficientes em umidade. Mas se o tempo estiver árido ou o tomate crescer em uma estufa onde as chuvas não penetram, a planta deve ser regada toda semana. Após a rega, a terra ao redor dos arbustos precisa ser solta e o solo úmido deve ser adicionado às raízes. Assim, mais raízes são formadas na planta e ela receberá uma dose aumentada de oligoelementos, o que acabará por trazer uma colheita rica.
Importante! É melhor regar e fertilizar os tomates de manhã cedo ou à noite. A água para irrigação deve ser direcionada sob a raiz para que não caia nas folhas.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Essa variedade de tomate é indeterminada (ou seja, cresce constantemente), e recomenda-se beliscá-la para que o arbusto seja formado em 1 haste. Nesse caso, todos os brotos do tomate precisam ser removidos, mesmo aqueles que estão localizados no fundo do mato, deixando apenas pedúnculos. Além disso, é necessário cortar todos os brotos bifurcados e, se a ponta se dividir em dois, é recomendável deixar o lado mais forte e também remover o broto mais fraco. Pasynkovka deve ser realizado com uma frequência de 7 dias, que permitirá que o arbusto aceite a quantidade máxima de luz e ventile bem.
Além disso, ao cultivar tomates de haste única, eles geralmente usam o esquema proposto pelo produtor americano de legumes Mittlider, segundo o qual todos os tomates devem ser plantados a uma distância de 20 cm um do outro. E as linhas precisam ser separadas uma da outra por 140 cm.
Cultivo do solo e capina
O afrouxamento do solo sob o tomate deve ser feito primeiro durante a irrigação, para que a água seja melhor absorvida. Você também deve cultivar a terra entre as linhas a cada 2 semanas, enquanto capina a cama.Algumas semanas após o plantio do tomate, é necessário cavar o solo a uma profundidade de 12 cm e próximo das próprias plantas - não mais que 8 cm, para não tocar o sistema radicular. No entanto, a profundidade do cultivo depende da estrutura do solo: se for muito pesado, será necessário afrouxá-lo mais profundamente, mas não perto das raízes. Você também pode usar cobertura morta, o que melhor aquecerá o solo.
No momento em que as plantas crescem o suficiente, além de afrouxar, o amontoamento é adicionado aos cuidados com os tomates. Este procedimento permite a formação de raízes subordinadas no caule e protege as existentes da exposição. A trituração deve ser feita pela primeira vez na 3ª semana após o plantio dos tomates no solo. Se necessário, da próxima vez você poderá repetir o procedimento após 10 a 15 dias. O abate é realizado por terra úmida, que pode ser adicionalmente fertilizada com húmus.
Dificuldades crescentes
Essa variedade é resistente à podridão, mas a umidade excessiva e um longo período de chuva e neblina podem causar podridão nos tomates. Nesse caso, a planta deve ser tratada com uma solução que contenha 1% de cobre e potássio. Além disso, esta doença pode aparecer de uma deficiência de cálcio e potássio.
Outro inimigo do peixe dourado é o pulgão. Esta praga é facilmente eliminada pelo pó do tabaco.Pulgões nos tomates O besouro de batata do Colorado também é capaz de prejudicar seus tomates com muita força. Com uma grande quantidade, os arbustos serão comidos em alguns dias. Portanto, é importante tratar os arbustos com ferramentas especiais, como “Aktara” ou “Mospilan”. A pulverização com medicamentos deve ser feita algumas vezes. Se houver poucos arbustos em sua cama, você poderá coletar as pragas manualmente. Para evitar o aparecimento de um inseto, você precisa inspecionar os arbustos o mais rápido possível e remover imediatamente os ovos, larvas ou insetos.
Além disso, o tomate pode afetar moscas-brancas e colheres de batata. Eles podem ser removidos usando os mesmos meios que o besouro da batata do Colorado.
Você sabe Os urologistas não recomendam comer tomates amarelos com produtos que contenham amido, pois isso pode levar à formação de pedras nos rins e na vesícula biliar.
Datas de coleta e armazenamento de frutas
Normalmente, a colheita desses tomates ocorre, começando em agosto e terminando em outubro. A regra principal é impedir que os frutos sejam substituídos, e as propriedades desses tomates não serão perdidas.
Os próprios frutos são facilmente removidos do caule, o que permite não danificar o arbusto. Além disso, você pode pegar tomates levemente dourados, porque tomates dessa variedade podem amadurecer perfeitamente, não estando no mato.
Muitos jardineiros consideram a variedade Golden Fish um dos melhores tomates amarelos, porque combina perfeitamente sabor agradável e alto rendimento. E com os devidos cuidados com esses tomates, você pode evitar o aparecimento de doenças e pragas e obter uma colheita rica como resultado.