Os produtores de leite da Irlanda do Norte se opõem fortemente aos planos da Red Tractor, uma organização que promove e regula a qualidade dos alimentos na Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales, para introduzir inspeções sem aviso prévio.
A Red Tractor afirma que uma nova abordagem baseada na avaliação de riscos nas inspeções agrícolas visa melhorar a integridade do esquema de garantia de qualidade. Segundo a organização, essas mudanças são um "componente vital" para manter a confiança do consumidor e promover altos padrões em alimentos e agricultura.
No entanto, a União dos Agricultores de Ulster (UFU) afirmou que existe uma "opinião injusta" de que as fazendas leiteiras da Irlanda do Norte estão tentando atender aos mesmos padrões das fazendas britânicas.O vice-presidente da UFU, Victor Chestnutt, pediu "uniformidade" em todas as regiões do Reino Unido, quando se trata de cheques.“A Red Tractor ouviu em primeira mão os problemas dos produtores de leite locais na Irlanda do Norte. Agora queremos trabalhar com eles para resolver esses problemas. Os agricultores apóiam muito o conceito de um sistema de garantia de qualidade da fazenda, mas deve funcionar para todos. Infelizmente, muitos aspectos da nova abordagem baseada em risco são problemáticos para os agricultores ”, afirmou o vice-presidente.
A UFU acrescentou que os produtores de leite estão "desapontados" com o processo de inspeção do Trator Vermelho e que os problemas levantados pelo órgão de garantia da qualidade "ainda não foram resolvidos". Um novo regime de inspeção mais rigoroso foi desenvolvido durante a maior parte do ano passado e começou em novembro de 2018. ano para implantação completa em todas as fazendas deste ano.