Os agricultores criaram métodos para proteger as framboesas das mudanças climáticas.
A introdução da ATIGA comprometeu a indústria açucareira do Vietnã.
De acordo com o Acordo de Comércio da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ATIGA), o preço interno do açúcar no Vietnã será reduzido em 15 a 20% para competir com o açúcar importado. Muitas pequenas fábricas de açúcar estarão à beira do fechamento.
Segundo o primeiro-ministro Nguyen Xuan Fook, o problema é agravado pela luta ineficaz contra o contrabando de açúcar e pelo baixo preço do açúcar na vizinha Tailândia. O custo atual da produção de açúcar no Vietnã é aproximadamente US $ 4-8 maior que na Tailândia.
Segundo as previsões da VSSA, a produção de açúcar no país diminuirá 17,5%. Uma reorientação da indústria açucareira para a criação de energia renovável a partir de resíduos de junco pode salvar a situação. As usinas locais de açúcar podem fornecer cerca de 40% da meta de produção de energia renovável.
No entanto, para aumentar os investimentos na produção de energia de biomassa e apoiar a indústria açucareira, é necessário um preço subsidiado mais alto para a eletricidade. Aproximadamente 9,35 centavos. Em comparação, oito usinas de açúcar ligadas ao Vietnã vendem eletricidade a 5,8 centavos de dólar por kWh, o que é muito menor do que na Tailândia e nas Filipinas.O primeiro-ministro prometeu que todas as medidas seriam tomadas para melhorar a indústria açucareira do país e apoiar fabricantes.
O campeonato mundial de cultivo de framboesa pertence à Rússia. O segundo e o terceiro lugares são ocupados respectivamente pela Sérvia e pelos EUA.
Em 12 de fevereiro, o Parlamento Europeu votou oficialmente a ratificação do Acordo de Livre Comércio (EVFTA). A UE fornecerá ao Vietnã uma cota de 10 mil toneladas de açúcar branco e 10 mil toneladas de produtos que contenham mais de 80% de açúcar.
- O Brasil espera que o governo chinês não estenda certas tarifas de importação de açúcar, disse um porta-voz do Ministério da Agricultura do Brasil.
- O desenvolvimento do primeiro robô do mundo para coletar framboesas está ganhando força. A startup britânica Fieldwork Robotics pretende produzir no Reino Unido no próximo ano e receber um investimento adicional de US $ 1 milhão.
- Espera-se que em 2019-2020. a produção global de açúcar será menor que no ano anterior.