Um júri de Auckland, Estados Unidos, admitiu na segunda-feira 13 de maio que o herbicida Roundup Ready havia causado câncer em um casal americano e decidiu que a gigante do agronegócio Monsanto deveria pagar US $ 2,055 bilhões ao casal.
O júri concluiu que o Roundup provocou linfoma não-Hodgkin em Alva e Albert Pilliod. O júri decidiu que a Monsanto é obrigada a pagar uma multa de um bilhão de dólares a favor das vítimas, além dos pagamentos totais de compensação de 55 milhões de dólares.
Essa decisão do júri é o terceiro “golpe financeiro da Califórnia” para a Monsanto desde agosto. Após o anúncio da decisão do tribunal, Alberta, 76 anos, disse que ela e o marido estavam lutando contra o câncer nos últimos nove anos.Um dos advogados do casal, Michael Miller, admitiu que uma multa de US $ 2 bilhões provavelmente seria reduzida na apelação, mas disse que eles estavam preparados para um longo processo.
Nos Estados Unidos, cerca de 13.000 demandantes aguardam julgamento em vários tribunais por suas alegações contra a Monsanto, fabricante de produtos para controle de ervas daninhas e recentemente de propriedade da gigante química alemã Bayer AG.A propósito, a Bayer já declarou que irá recorrer dessa decisão judicial.