O banco de terrenos da Agrofirm Olbia em Zaporozhye é de cerca de 3.000. Quase 500 hectares de terras agrícolas são ocupados pelas melhores variedades de trigo e cevada de inverno, adaptadas especificamente às duras condições agro-climáticas da estepe ucraniana.
Todos os anos, 10 a 12 culturas são cultivadas na fazenda: clássicas e de nicho. Portanto, nos campos você encontra trigo de inverno, cevada de inverno e primavera, aveia, girassol, canola e ervilha e grão de bico, coentro, mostarda ou vários tipos de linho.
Uma área importante em que Anatoly Tikhovod confiou é a produção de sementes. “AF“ Olvia ”coopera estreitamente com o Instituto de Melhoramento Genético e Odessa e, em 2017, recebeu o status de cultivo de sementes.
“É claro que o cultivo e a preparação de sementes, que serão posteriormente semeadas nos campos dos colegas, é uma grande responsabilidade. No sistema de proteção de culturas, trabalhamos apenas com preparações originais, cuja qualidade já foi testada há anos. Em particular, realizamos a maioria dos tratamentos fungicidas e herbicidas de parcelas de sementes com preparações da BASF ”, disse o diretor da fazenda Anatoly Tikhovod.
Segundo ele, a abordagem “original” aumenta o custo de produção em 20 a 25%, mas fornece uma boa colheita, excelente qualidade de sementes futuras e o efeito poupador da química agrícola no meio ambiente.
O diretor da empresa agrícola acrescentou que, nos últimos anos, a lucratividade da produção de sementes caiu significativamente (e no ano passado se tornou inútil) devido ao mercado de sementes negras e a muitos outros fatores. Portanto, essa direção está se desenvolvendo mais como um projeto social.
“Somos uma fazenda de sementes normal, fazendo isso para manter nosso status. São empregos reais na aldeia - na linha de sementes, em ervas daninhas varietais e diretamente no trabalho do engenheiro agrônomo no campo. O trabalho deve ser pensado pelas pessoas que estão na vila para mantê-las aqui ”, disse Anatoly Tikhovod.
Uma linha de sementes e uma linha de curativos de 20 t / h foram construídas há 7 anos. Hoje, a empresa produz e vende até 1 mil toneladas de trigo e cevada de inverno.