A Bolsa de Valores de Shenzhen na China informou quinta-feira, 13 de junho, que está solicitando mais informações ao operador do shopping center Guangdong Highsun Group Co., depois que a Highsun anunciou o apoio ao desenvolvimento de uma vacina contra a peste suína africana.
O Highsun Shopping Center disse na terça-feira, 11 de junho, que gastaria 900 milhões de yuans (US $ 130,09 milhões), ou 26% de seus ativos líquidos em 2018, para apoiar a pesquisa de compostos naturais, que a empresa alega impedir a peste suína africana. uma doença mortal de porcos que destrói o gado desses animais em toda a Ásia.
O anúncio da Highsun provocou um aumento de 10% nas ações, resultando na suspensão das negociações. A Bolsa de Valores da China disse que busca clareza em várias questões, incluindo evidências adicionais do sucesso da vacina na prevenção da peste suína africana e se os cientistas têm permissão do governo para realizar pesquisas sobre o vírus.
Na China, a pesquisa e o controle do vírus da peste suína africana são estritamente regulamentados. A bolsa também quer confirmação de que o composto, uma injeção do polissacarídeo, foi patenteado conforme reivindicado.
Um funcionário da Highsun, que pediu para não ser identificado, disse que a empresa estava preparando uma resposta para as perguntas da Bolsa de Shenzhen e se recusou a comentar mais. Highsun afirmou anteriormente que estudos preliminares mostraram que o polissacarídeo é 92% eficaz na prevenção de doenças.
Na quinta-feira, 13 de junho, o Bureau Provincial de Agricultura de Hainan anunciou em seu site que apoiava uma equipe de pesquisa que isolava um composto de polissacarídeo de plantas tropicais que mostrava um "efeito preventivo definitivo" contra o ASF.
Após pedidos para comentar esta declaração, o Departamento de Agricultura da Província de Hainan permaneceu em silêncio.