A agricultura africana não é mecanizada o suficiente. O sistema já possui 374 tratores.
Emmanuel Ansa-Amprofi, de Gana, está construindo uma plataforma para a troca de máquinas agrícolas e tratores usados.
Ele é agricultor e co-fundador da plataforma de compartilhamento de trator ganense do Trotro Tractor. Ele relata negociações com os agricultores locais: "Se eles souberem que sou da agricultura, os agricultores vão me ouvir."
Emmanuel, 39, juntamente com Kamals Dean Yakub (36) e 13 funcionários em Accra, desenvolveram uma plataforma on-line como um serviço de intercâmbio. Os agricultores podem encomendar e pagar por tratores e acessórios por telefone.
Prevê-se que as máquinas mais próximas do cliente sejam enviadas para a chamada. Os proprietários de equipamentos poderão rastrear seus movimentos graças ao rastreamento por GPS. Um motorista treinado geralmente vem com um trator.
Os agricultores pagam cerca de US $ 26 pelo processamento de 1 hectare (2,4 acres = 1 ha). Com um trator e um implemento. O Trotro Tractor cobra uma comissão de 10%. O pagamento é móvel. O chamado "dinheiro móvel" que o cliente envia e recebe via telefone celular.
Nem todo agricultor em Gana tem um smartphone. E muitas vezes a Internet não é rápida o suficiente. Diante disso, o serviço também funciona através de um sistema de discagem rápida.