Existem sistemas de rastreamento de frutas que permitem a identificação de frutas em toda a cadeia produtiva em fazendas horticulturais ucranianas e associações de produtores individuais. No entanto, eles ainda não estão sendo usados com todo o seu potencial.
Isto foi dito pelo diretor de jardinagem da fazenda "Gadz" Taras Melnik. Em particular, o uso de sistemas de rastreamento prevê que, ao colher caixas de frutas, sejam inseridos números individuais no sistema de informação.
As informações sobre os frutos coletados são complementadas durante as próximas etapas da cadeia de produção, inclusive durante o carregamento na câmara, com indicação das condições de armazenamento.
No sistema, você pode criar um banco de dados com os resultados da análise da qualidade da fruta imediatamente após a colheita. Após o armazenamento, essas frutas são classificadas e preparadas para venda, mas as informações sobre sua origem não são perdidas.
Com base nesse banco de dados, você pode fornecer informações precisas sobre os estágios individuais da cadeia de produção.
Além disso, os destinatários de mercadorias em novos mercados esperam ou mesmo exigem informações sobre a origem da fruta. Assim, a possibilidade de reproduzir a história de um único lote de maçãs nos permite rastrear o programa de proteção e, portanto, os possíveis resíduos de produtos fitofarmacêuticos, observou Taras Melnik.
É precisamente levando em consideração o rastreamento do sistema de proteção de plantas que deve ser certificado anualmente de acordo com a norma internacional Global G.A.P., que certifica a segurança de seus produtos para o usuário final.
Em particular, o Gadz Sports Complex usa o mais recente produto de software para registrar automaticamente informações em todas as etapas da produção. Esse sistema acumula informações sobre todos os processos de produção - da colheita de maçãs, pesagem, transporte às câmaras de armazenamento e remessa de frutas para venda.