Em uma antiga cerimônia de lavra na quarta-feira, 22 de maio, o Royal Bois do Camboja previu uma colheita abundante de arroz.
O ritual anual foi liderado pelo próprio rei, Norodom Siamoni. Durante o ritual, dois bois recebem doações depois de arar o campo, o que marca o início da estação de cultivo de arroz no país.
Vestidos com roupas ricamente decoradas e chapéus brilhantes, os bois comiam 85% do arroz e feijão oferecidos e 90% do milho servia em tigelas decoradas - isso, segundo as crenças locais, indica uma colheita abundante.Os astrólogos do palácio fazem suas previsões anuais, dependendo do tipo de alimento que os bois escolherão e da quantidade de alimento que comerão. "Oro ... por chuva sazonal e tempo normal", disse o padre Brahman em trajes tradicionais brancos em uma cerimônia na província de Takeo.
Um bom presságio no Camboja foi especialmente bem-vindo, já que em janeiro a União Européia introduziu tarifas de arroz do Camboja e de Mianmar na tentativa de proteger os produtores da UE. Desde então, o Camboja viu um aumento nas exportações de arroz para a China.A cerimônia no Camboja reflete tradições semelhantes na vizinha Tailândia e Mianmar, nas quais os bois cerimoniosamente aram a terra e depois escolhem comida de tigelas de arroz, feijão, água de milho, grama, sementes de gergelim ou álcool.