Uma das razões para a pestilência generalizada de abelhas no território da Federação Russa este ano pode ser uma campanha ativa para combater a insidiosa erva daninha - Sosnovsky hogweed.
Arnold Butov, chefe da União Nacional Russa de Apicultores, compartilhou essa suposição de seus colegas.
Ele disse que o uso descontrolado e excessivo de vários herbicidas venenosos contra ervas daninhas poderia servir como fonte de envenenamento do estoque de abelhas em várias regiões.
Segundo Butov, a hogweed é conhecida não apenas como uma praga de territórios agrícolas e de beira de estrada, mas também como uma planta de mel, que é incrivelmente amada pelas abelhas. Além disso, as raízes da hogweed são processadas em húmus de alta qualidade e como fertilizante para terras agrícolas, além de um aditivo útil para a alimentação animal.
"Há benefício disso!" - protege a pastinaga vaca Sosnovsky presidente da união das abelhas. E ele acrescenta que esta planta é propagada por sementes, não por raízes.Portanto, se houver um desejo de lidar efetivamente com a rápida disseminação da hogweed, você deve envenená-la pelo menos sem pensar em herbicidas perigosos para o ecossistema, mas simplesmente tentar proteger os locais onde cresce. Os benefícios serão óbvios - inclusive para as abelhas que não ingerem veneno devido às inflorescências da hogweed.