As macieiras e as peras são quase sempre uma das primeiras árvores plantadas no jardim, e a diferença está apenas na escolha da variedade, na qual cada jardineiro segue as preferências pessoais. Neste artigo, sugerimos que você se familiarize com as características e regras básicas do cultivo de uma pêra da antiga variedade francesa Abbet Vettel (ou simplesmente Abbot), que, juntamente com muitas variedades russas de cultura, possui muitas vantagens.
Descrição e características da variedade Abbot
Presumivelmente, as primeiras árvores da pêra pera abade apareceram na França no século XV e, desde então, se espalharam não apenas em sua "terra natal", mas também fora dela - especialmente na Itália e na Espanha. No território da Federação Russa, a variedade é menos comum, mas aqueles que já tentaram cultivá-la em seus sites provavelmente não se recusarão a repetir essa experiência.
Você sabe A madeira de pêra é caracterizada por alta resistência, razão pela qual é usada na fabricação de instrumentos musicais, utensílios de cozinha e até réguas para arquitetos, uma vez que todos esses produtos serão duráveis e não deformados.
As árvores da pera “abadia” são de tamanho médio (até 5 m de altura), com uma copa larga, em forma de pirâmide. A primeira colheita de frutas pode ser obtida já no quarto ano após o plantio de mudas e será grande (até 250 g), em forma de pêra oblonga. Sob a casca verde-amarela fina e levemente áspera, existe uma polpa de cor leitosa, caracterizada por alta suculência e aroma.O sabor da fruta madura é doce, com um final levemente picante. Eles podem ser mantidos frescos por até quatro meses, mas, para isso, precisam ser colocados em um ambiente fresco e escuro. As árvores atingem o máximo de frutificação perto dos oito anos de idade. Em geral, a frutificação estável dura de 10 a 15 anos.
Vantagens e desvantagens da variedade
Como qualquer outra variedade, o abade tem seus pontos fortes e fracos, que afetam diretamente a escolha dos jardineiros.
- As vantagens desta pera incluem as seguintes características:
- boa apresentação da fruta;
- sabor excelente, a doçura das peras maduras;
- a possibilidade de armazenamento a longo prazo de peras, em comparação com muitas outras variedades;
- transporte sem perda de características das mercadorias;
- alta resistência a doenças populares: sarna, câncer de pele, bacteriose, podridão;
- auto-polinização.
- As desvantagens desta pêra:
- baixa resistência ao frio da planta, mas esse problema pode ser resolvido através da organização de um abrigo de inverno.
Regras para escolher mudas para plantio
Escolher a muda certa é o primeiro passo para obter deliciosos frutos da pêra Abbot. Plantas jovens de um ou dois anos de idade, com um sistema radicular bem desenvolvido e saudável, são as que melhor se desenvolvem; portanto, preste atenção em tais instâncias primeiro.
Importante! Antes de plantar a pêra no local, é melhor manter as mudas em uma sala fresca, sem sacudir o caroço da terra. Para manter um nível ideal de umidade, é possível envolver adicionalmente o rizoma com material úmido e, durante o armazenamento a longo prazo - despeje o rizoma com areia molhada, turfa ou serragem.
Após inspeção minuciosa também preste atenção à condição da parte do caule, afinal, como as raízes, todos os galhos devem ser resistentes, sem o menor sinal de podridão ou danos causados por pragas de insetos. Isso também se aplica a placas de folhas uniformemente verdes, nas quais não deve haver manchas ou orifícios de pragas.
Condições ideais para o cultivo de peras abades
Tendo escolhido a muda de pera abade, é hora de procurar um local adequado para o plantio, realizando todas as atividades preparatórias. O plantio de plantas jovens em si deve ser realizado de acordo com os termos e a tecnologia recomendados do procedimento, o que garantirá uma colheita estável no futuro.
Seleção de um local para desembarque
O abade Vettel pertence a variedades médias, o que significa que para uma árvore você precisa de pelo menos 9 a 10 m² de espaço livre. Com o cultivo em massa de árvores frutíferas, o padrão ideal para o plantio de peras dessa variedade é de 4 m entre árvores adjacentes e de pelo menos 5-6 m entre as próprias fileiras. O local deve estar em um local bem iluminado, protegido de correntes de ar e rajadas de vento repentinas. Além disso, ao escolher um território, é aconselhável dar preferência a opções com baixo nível de ocorrência de águas subterrâneas, o que evitará o superaquecimento do solo e a deterioração do sistema radicular da pera.
Você sabe Para escolher uma pêra realmente doce e suculenta ao comprar, você deve se concentrar no aroma da fruta: se o cheiro delas for agradável e bem perceptível, a própria pêra será muito saborosa. Na ausência de aroma, as peras selecionadas são verdes ou armazenadas em um ambiente de gás de ar que ajuda a preservar apenas a aparência e não o sabor.
Solo adequado
Solo para pera Abbot pode ser qualquer, o principal é um nível neutro de acidez e uma quantidade suficiente de nutrientes na composição. O húmus foi adicionado a substratos argilosos ou argilosos empobrecidos desde o outono, na proporção de 1 balde de matéria orgânica por 1 m² de território, e solos muito ácidos podem ser polvilhados com cal (0,5 kg por 1 m²), normalizando esses indicadores.
Datas para embarque
O momento específico de plantar uma pêra da variedade descrita depende da região climática de seu cultivo: na parte central ou sul da Federação Russa, é permitido o plantio de plantas jovens na primavera e no outono, mas no território norte é melhor não arriscar e plantar peras apenas na primavera, quando a ameaça de geadas de retorno passa. Durante o plantio no inverno, as mudas imaturas podem não se enraizar mesmo após a organização do abrigo adequado.
Tecnologia de pouso
O plantio da pêra Abbot começa com a preparação do local (pelo menos duas semanas antes do procedimento) e permite a limpeza de ervas daninhas, escavação, nivelamento e organização de furos de plantio com um diâmetro de 80 cm (com uma profundidade de 100-120 cm). Para o plantio da primavera, esses caroços são preparados no outono ou duas semanas antes do plantio e deixados por um tempo, permitindo que o solo se estabilize.
A própria tecnologia de pouso fornece as seguintes ações:
- No fundo do buraco organizado, é necessário colocar uma camada de drenagem de tijolos quebrados e formar um pequeno monte de solo, a uma altura tal que o colo da raiz das mudas não penetre profundamente no solo, mas esteja um pouco acima da superfície.
- Em seguida, coloque uma estaca de apoio no centro do poço.
- Coloque a planta selecionada na colina, espalhe suavemente as raízes e encha-as com terra, certificando-se de que não haja espaço livre entre as raízes individuais.
- Adicione a quantidade necessária de substrato e compacte-o.
- Amarre a muda ao suporte selecionado com um barbante, dê um nó na forma do número 8.
- Faça um círculo próximo ao tronco, despejando em círculo um rolo baixo do chão.
- Regue a planta abundantemente, gastando pelo menos 3-4 baldes de água em uma árvore.
- Depois que a umidade estiver completamente absorvida, coloque uma camada de cobertura de húmus ou turfa.
Vídeo: plantio de mudas de pêra
Não é necessário fertilizante adicional ou rega nas primeiras semanas, no entanto, com relação à umidade, é melhor monitorar o estado da camada superior do solo no círculo próximo ao tronco - em tempos secos, você deverá umedecer periodicamente a terra.
Regras de desembarque
Apesar de todo o processo de plantio da pêra Abbot ser realizado de acordo com o esquema geral de implementação, algumas regras nesse caso serão especialmente importantes. Antes de tudo, vale a pena prestar atenção nas seguintes nuances:
- fertilizar o local com farinha de fosforito e superfosfato (na forma granular ou em pó), mesmo na fase de preparação do outono;
- ao plantar uma muda com um sistema radicular fechado, ela é colocada no buraco junto com o solo, simplesmente preenchendo um substrato fresco;
- a camada de drenagem deve estar no fundo do poço de aterrissagem, especialmente quando as águas subterrâneas estão próximas da superfície;
- ao plantar, o colo da raiz das mudas deve sempre permanecer acima do nível do solo;
- para melhor estabilidade, é desejável amarrar o tronco de uma planta jovem a uma estaca de madeira conduzida ao lado;
- após a conclusão do processo de plantio de acordo com o diâmetro do círculo do tronco, é útil organizar um rolo do chão, fazendo um recesso de cinco centímetros ao lado para melhor irrigação;
- se possível, as peras da variedade descrita são melhor plantadas próximas às macieiras, deixando pelo menos 4-5 m de espaço livre entre as árvores.
Regras do Abbat Pear Care
Logo após o plantio da pêra Abbot, inicia-se o processo de cuidados prolongados, que combina várias ações básicas: rega, adubação, adubação, poda e até lavagem de roupas, cada uma com suas próprias características.
Rega
A variedade descrita é caracterizada por alta resistência à seca, de modo que a pera não precisa de rega pesada e frequente. A umidificação do solo sob uma muda jovem é realizada uma vez por semana, mas uma árvore adulta pode ser regada apenas 3-4 vezes durante toda a estação de crescimento. No entanto, neste último caso, as condições climáticas desempenham um papel importante; portanto, com a seca prolongada, o número de irrigações terá que ser aumentado (a umidade do solo é especialmente importante durante a postura dos brotos de frutas e a formação de frutos). Uma árvore adulta pode representar até 15 litros de água aquecida ao sol, que é despejada em um buraco formado ao redor do círculo do tronco.
Top vestir
Após o plantio da pêra Abbot no local, o fertilizante da árvore será necessário apenas no terceiro ano após o plantio. Normalmente, a terra é enriquecida com nutrientes orgânicos, introduzindo estrume ou húmus apodrecido no círculo do tronco 2-3 vezes por ano (principalmente no outono).
Importante! No caso de fertilizantes radiculares com substâncias orgânicas, é necessário regar a pêra com antecedência, o que impedirá a queima do sistema radicular.
Na primavera, fertilizantes de peras são realizados usando misturas contendo nitrogênio: uréia, nitrato, sulfato de amônio (antes do crescimento e desenvolvimento ativo das mudas) e, em seguida, usando compostos minerais de fósforo-potássio, que são especialmente relevantes durante a floração das árvores e a formação de frutos. Quanto ao método de introdução de nutrientes, ele pode ser raiz (fertilizantes diluídos são derramados no círculo próximo ao tronco) ou foliar quando fertilizantes minerais líquidos são pulverizados nas brotações e folhas da planta.
Cortar e moldar a coroa
A pera abade não precisa de poda e, na ausência de tal interferência, sempre forma uma coroa proporcional e bonita. No entanto, isso não significa que a poda sanitária e antienvelhecimento seja supérflua. Geralmente são realizadas duas vezes por ano:
- na primavera, galhos mortos, doentes e congelados são removidos das árvores;
- no outono, a principal tarefa dos jardineiros é remover brotos "vazios" e sem frutificação, embora a poda antienvelhecimento possa ser realizada uma vez a cada 2 ou 3 anos.
Vídeo: poda de pêra
Whitewashing
A lavagem oportuna de troncos de pera garante a proteção da árvore contra queimaduras solares, geadas, pragas e até roedores; portanto, na maioria das vezes o procedimento é realizado no outono, antes de organizar um abrigo de inverno. Para preparar uma mistura de cal, misturam-se 1 kg de argila com 2 kg de limão e a composição resultante é vertida com um balde de água. Tendo alcançado a dissolução completa dos componentes, uma mistura homogênea é aplicada ao tronco da árvore usando uma escova de clareamento.
Preparações de inverno
Ao cultivar variedades nas regiões sul, as plantas adultas não precisam de abrigos sérios, o que não se pode dizer sobre as árvores que crescem na zona climática média ou nas regiões norte da Federação Russa. Todas as atividades relacionadas à preparação de árvores para o frio do inverno incluem o seguinte:
- Mulching do colo da raiz com uma camada de composto (a altura da camada de cobertura deve ser de pelo menos 30 cm).
- Abrigo com agrofibra (geralmente um tronco de árvore é embrulhado com material).
- Fixação de uma camada de isolamento térmico (mais típica para as regiões de cultivo do norte).
Vídeo: preparando peras para o inverno
Doenças e Pragas da Variedade de Pêra Abbé
O abade Vettel pertence àquelas variedades cujas doenças comuns e pragas são praticamente destemidas, mas ainda não vale a pena eliminar completamente a probabilidade de sua ocorrência. Os problemas mais famosos nesse caso incluem:
- oídio (linho) - uma doença fúngica caracterizada pelo aparecimento de um revestimento branco-pulverulento nas inflorescências e folhas da planta, que após algum tempo adquire uma tonalidade avermelhada. As peças danificadas secam e caem rapidamente, o que afeta a abundância e a qualidade da colheita. Para fins preventivos, os jardineiros removem as placas danificadas da folha, seguidas de queimadas, e tratam as peras com uma solução de permanganato de potássio a 1%. No combate à doença, fungicidas sistêmicos, por exemplo, Fundazole ou Sulfite, serão eficazes;
- crosta- uma doença fúngica, manifestada em manchas de azeitona no interior das placas das folhas de uma pêra. Todos eles têm um pequeno revestimento de veludo e eventualmente se espalham para outras partes da árvore, em particular frutas. Entre os principais métodos preventivos, destaca-se o cumprimento dos requisitos da tecnologia agrícola de cultivo, a remoção oportuna de peras mortas. Para tratar árvores danificadas, geralmente é usada uma solução de sulfato de cobre e cal ou é realizada a pulverização com uma mistura de Bordeaux;
- fungo de fuligem - uma doença que afeta exclusivamente as folhas e os frutos da pera abade, sobre a qual se forma um revestimento preto semelhante à fuligem ao longo do tempo. Essa doença é mais perigosa para mudas fracas e deficientes em nutrientes. Os insetos são os principais portadores da doença, portanto, a principal prevenção desse fungo é baseada no controle oportuno de pragas e tratamentos periódicos com os fungicidas "Calypso" e "Fitoverm". Este último é frequentemente usado para tratar peras, apenas a dose terá que ser aumentada.
Das pragas, a pêra de Abb ocasionalmente "se interessa" por pulgões e ácaros, sugando sucos das folhas de uma árvore. Você pode notar insetos durante uma inspeção visual de folhas e brotos e, para corrigir o problema, eles geralmente usam Actellik, Aktaru ou outras drogas semelhantes. Em geral, a variedade de peras Abbot Vettel é uma concorrente digna das variedades domésticas e, em condições adequadas de cultivo, poderá agradar anualmente o jardineiro com uma colheita estável e saborosa de frutas suculentas.