Muitos jardineiros domésticos praticam o cultivo de alho. À primeira vista, não há nada intrincado nessa ação. Mas quero melhorar o resultado e surpreender meus amigos com seu tamanho. Algumas práticas agrícolas que contribuem para isso serão discutidas nesta revisão.
Alho primavera e inverno: diferenças
A diferença entre as culturas de inverno e primavera é que as variedades de primavera são plantadas na primavera e as variedades de inverno são plantadas no outono.
Importante! Um erro na escolha de uma data de semeadura custará uma perda de colheita.
O alho de inverno contém vários dentes pequenos e uniformes convergindo para a haste central. O vegetal da primavera não possui esse tronco, mas seus dentes diferem em tamanho.
Tendo em conta a qualidade da colheita, a primavera vence: seus frutos são preservados por muito tempo. Eles são consumidos durante todo o inverno e primavera e, se forem fornecidas condições ótimas, o alho não perderá suas características até a próxima primavera.
É aconselhável consumir variedades de inverno imediatamente após a colheita. Você também pode armazenar, mas a segurança nem sempre é boa.O vegetal de inverno tem suas vantagens: o rendimento é muito superior ao da primavera. Mas há problemas suficientes ao cultivar uma colheita dessas. As variedades de inverno são bastante problemáticas para se adaptar a diferentes condições climáticas. Portanto, para que os esforços não sejam desperdiçados, é dada atenção especial precisamente à seleção do material da semente.
Você deve usar apenas variedades de qualidade com altas taxas em termos de parâmetros:
- mantendo a qualidade;
- resistência ao gelo;
- fertilidade
- precocidade.
Como plantar alho
Para uma colheita decente, é necessário considerar vários pontos importantes: tipo de solo, localização, seleção de material e aquecimento do ar durante a semeadura.
Você sabe As plantações de alho têm suas vantagens: elas não são afetadas por insetos e pela maioria dos animais.
O momento
O tempo de plantio depende da variedade utilizada:
- desembarque de inverno. É realizada a partir do final de setembro até a primeira geada, de modo que antes que as geadas sejam estabelecidas, os brotos podem crescer mais fortes, mas não subir à superfície. Somente sob essas condições, a planta será capaz de suportar a geada e a produção na primavera;
- primavera. Crescido imediatamente após a queda da neve (abril). Este alho tolera bem o frio e pode germinar quando o solo aquece até + 6 ° C. Uma boa colheita é obtida com o plantio precoce, e a cabeça deve se desenvolver antes do início do calor, caso contrário será de tamanho médio.
Escolhendo um lugar para pousar
Igualmente importante é o local de cultivo. Deve estar vazio, bem iluminado e uniforme. Se o jardim estiver em uma planície, então para os canteiros de alho, você pode fazer uma colina - para evitar a retenção de umidade. Não é muito bom se a trama estiver em uma encosta. Depois, há a probabilidade de lixiviação da terra, o que afeta negativamente a produtividade.
Quanto ao solo, deve ser um solo argiloso e arenoso, com um grau neutro de acidez.
Especialistas no campo da tecnologia agrícola argumentam que o alho não pode ser cultivado no mesmo território por mais de dois anos consecutivos. A razão para isso é a boa sobrevivência de muitas bactérias patogênicas que danificam a cultura.
Bem, se anteriormente no local essas culturas foram cultivadas:
- abobrinha;
- ervilhas
- variedades precoces de repolho;
- Feijões
- pepinos
- couve-flor.
Importante! A proximidade de pimentos e tomates afeta positivamente o desenvolvimento do alho.
Preparação da cama
O passo chave depois de escolher um local é preparar o solo para o plantio. Se você planeja cultivar variedades de inverno, a preparação deve ser realizada pelo menos 14 dias antes do início da semeadura. Se o cultivo da primavera estiver planejado, o solo será preparado no outono. Pelo menos 1 a 2 dias antes do plantio, o local precisará ser desenterrado novamente.
A zona de aterrissagem deve ser desenterrada (profunda, com toda a baioneta de uma pá) e fertilizada. Ao mesmo tempo, os restos de plantas e ervas daninhas são removidos. Como resultado, uma boa área de pouso deve ser nivelada, solta e limpa.
Se o site não for fértil, condições ideais podem ser criadas independentemente. O solo ácido deve ser calcário (1 copo de limão por 1 metro quadrado). Para melhorar as características de drenagem, turfa, areia e serragem são misturadas ao solo.
Para aumentar as qualidades nutricionais do solo, estrume apodrecido (1 balde por 1 metro quadrado), lixo (1 litro por metro quadrado), são introduzidas cinzas. Em vez de excrementos, é permitido o uso de fertilizantes com fósforo a uma taxa de 30 g por metro quadrado. metro e sal de potássio (20 g por 1 metro quadrado).
Importante! As camas para as variedades de inverno são fertilizadas em setembro e as da primavera, no início de março.
Seleção e preparação de material de plantio
50% de sucesso no cultivo depende do material certo. Os principais indicadores da alta qualidade da próxima safra são sua secura e firmeza.
Ao escolher bulbos de plantio, você deve saber:
- O material deve conter cabeças grandes. Ao mesmo tempo, eles não devem apresentar nenhum dano ou sinal de deterioração. Ideal - cravo do mesmo tamanho.
- Não é aconselhável ter cabeças com 3-4 dentes, pois isso pode indicar uma degeneração da cultura. É melhor plantar cabeças com cinco ou mais dentes.
- Ao escolher o alho de inverno vale a pena prestar atenção às espécies de listras violetas. Eles são mais resistentes ao gelo e não tão exigentes em condições de cultivo.
- Não persiga novas variedades. É melhor dar preferência a uma espécie de zona que já esteja adaptada às condições locais.
- Não tome bulbos de cebola queimados. Também não deve haver rachaduras abaixo, que indiquem sinais de infecção.
- O cravo-da-índia grande não cresce a partir de cravo. Mas a partir deles você pode cultivar verduras jovens.
- Peneirar o material de plantio, pegue as maiores lâmpadase os pequenos reservados. Danificado, podre, enrugado, com manchas amarelas ou podre descartado.
Para aumentar a força de crescimento, os lóbulos são colocados em água morna ou em uma solução de nitroammofos de baixa concentração antes do plantio. As lâmpadas embebidas não devem ser mantidas por muito tempo - uma noite é suficiente.Você sabe Desde os tempos antigos, o alho era considerado uma planta útil e, nos tempos antigos, era usado em picadas de cobras e em muitas doenças (cólera, praga).
Para desinfetar e aumentar a resistência a infecções, o material de plantio pode ser tratado com sal, sulfato de cobre (1%) ou permanganato de potássio (1%) por 20 a 30 minutos. Não menos eficaz é uma solução de cinza de madeira e água (0,3 kg por 2 litros). A composição é fervida, resfriada, a parte leve é drenada, na qual os dentes ficam embebidos por uma hora.
Regras básicas para a preparação de sementes:
- 30 dias antes do plantio, é colocado em uma sala fria (-3- + 2 ° C);
- retirado e desinfetado por dia;
- por 12 horas colocado em um estimulador de crescimento ("Potássio humate", "Epin").
Você sabe O alho começou a ser cultivado no Egito há mais de 5 mil anos, onde era necessariamente incluído na dieta dos trabalhadores envolvidos na construção das pirâmides. E na Grécia era usado como esteróides para os olímpicos e guerreiros.
Processo de pouso
O alho não tem raízes desenvolvidas, precisa de uma pequena área de nutrição.
Como as mesmas cabeças são usadas para o cultivo de cabeças grandes, elas precisam ser plantadas amplamente. A distância ideal entre as lâmpadas é de 10 a 12 cm e entre as camas - de 20 a 25 cm, e as menores podem ser plantadas mais densas.
Ao plantar, leve em consideração os seguintes pontos:
- As variedades de inverno são instiladas profundamente (pelo menos 5 cm), e as variedades de primavera são mergulhadas em 1-2 cm. Durante o plantio da primavera, grande profundidade atrasa significativamente o processo de ascensão cultural (portanto, atrasa seu crescimento e formação).
- Os dentes são abaixados. É a partir dessa parte que as raízes são formadas no futuro.
- O solo não deve ser compactado após o plantio. As variedades de primavera não são aconselhadas a pressionar o solo, pois isso inibirá o crescimento do sistema radicular. Idealmente, prepare sulcos verticais antecipadamente ao longo da linha, onde você pode abaixar as lâmpadas e encher suavemente com terra.
- Regar o solo após a semeaduramas se a terra realmente não tem umidade.
Vídeo: Como obter uma colheita grande com alho de inverno
Cuidados de acompanhamento
Um ajuste adequado não garante um bom resultado. O alho deve ser tratado adequadamente. Essa cultura não causa muitos problemas. O cuidado consiste em realizar várias manipulações.
Rega
Em condições normais, o alho é regado com pouca frequência, a cada 10 dias. Se o tempo estiver quente, a rega é acelerada de 5 a 6 vezes por mês. Em uma planta de alta umidade, é necessário apenas durante um período de crescimento intensivo.
Importante! Se a estação estiver chuvosa, o alho não é umedecido. O excesso de umidade leva a doenças fúngicas, ferrugem, apodrecimento das raízes.
A irrigação foi eficaz, após a irrigação, o solo é solto e coberto com palha. Isto é especialmente verdade em tempos quentes, quando o solo seca rapidamente.
Assim que a maturação das cabeças começa, elas mudam para manter o teor de umidade do solo ou cancelam completamente a irrigação. Eles também controlam que a terra não está seca - tira a umidade do amadurecimento dos dentes.
A água deve estar quente, assentada ao sol. Tipo de rega - aspersão (irrigação) e gotejamento.
Top vestir
Antes de plantar todas as variedades de alho, o solo precisa ser reabastecido. Para isso, são utilizados húmus, composto de jardim e fertilizantes de fósforo e potássio.
Para 1 quadrado. O medidor requer a seguinte quantidade de fertilização:
- 1-2 baldes de fertilizante orgânico;
- 30-40 g de fertilizante concentrado de fósforo;
- 10-15 g de sal de potássio;
- 0,5 l de cinza.
Para ativar o crescimento, 14 dias após o aumento dos brotos em massa, eles são regados sob a raiz com uréia diluída (1 colher de sopa por 10 litros de água). Então fertilize depois de mais 14 dias. As variedades de inverno são alimentadas em abril, as variedades de primavera em maio.Importante! Um excesso de minerais afeta negativamente o sabor do alho.
Durante a formação das lâmpadas, a planta também precisa de recarga. Desta vez, será necessário usar cobertura de fósforo e potássio. Como regra, o superfosfato é preparado em uma suspensão de nutrientes (30-40 g por 10 l de água) e sulfato de potássio (15-25 g por 10 l de água). Essa cobertura superior é única e é realizada para as espécies de inverno em junho, para a primavera - entre junho e julho.
O curativo mineral pode ser substituído por cinzas pretas ou vegetais do forno. Estes produtos são ricos em potássio, fósforo e vários oligoelementos úteis. Quando os talos de alho crescerem entre 12 e 15 cm, execute o seguinte procedimento: eles retiram o solo dos bulbos, polvilhe com cinzas e devolva a terra de volta. O mesmo curativo superior é duplicado após o aparecimento de pedúnculos nas espécies de inverno que chegam.
Capina e cultivo
Obter alho grande não é realista sem o cuidado com o solo. Como a cultura adora solos leves, as raízes devem fornecer acesso ao ar e à água.
O primeiro cultivo é realizado após a ascensão das mudas. Também desenterrar o solo após cada rega.
Segredos do cultivo de alho grande
Existem muitos truques, graças aos quais você pode obter uma versão grande:
- Aterragem oportuna. No inverno, escolha um período para que as lâmpadas tenham tempo de endurecer antes da geada e na primavera - para que se desenvolvam antes do início do calor.
- Rotação de culturas. Não cultive em uma área por mais de 2 anos, mas é melhor mudar de local a cada ano.
- Iluminação. A luz solar deve ser suficiente.
- Qualidade do solo. Solo nutriente bem drenado com acidez neutra é ideal para alho grande.
- Qualidade das sementes. Selecione apenas variedades para sua área, descartando dentes doentes e lentos.
- Excluir setas. Certas variedades produzem brotos com sementes. Se não forem removidos em tempo hábil, a planta direcionará todas as forças para o amadurecimento de novas lâmpadas.
- Profundidade de pouso suficiente. As pessoas da primavera precisam um pouco para ter tempo de nascer, e no inverno - vice-versa (para o inverno).
- Freqüência de pouso. Se a distância for escolhida incorretamente, os dentes serão rasos.
- Afrouxamento regular. Permite que as raízes recebam oxigênio e água.
- Rega adequada. Alta umidade durante o crescimento e moderada durante o amadurecimento.
- Mulching. Permite reter a umidade do solo, protege os dentes do desgaste.
- Alimentação real e competente. Qualquer que seja o fertilizante usado, o principal é não exagerar.