O gengibre é uma erva perene da mesma família. Sabe-se que as espécies começaram a ser cultivadas na Índia antiga, onde se acreditava que os maus espíritos podiam ser afastados pelo seu cheiro. Hoje é um tempero bem conhecido e popular na culinária moderna. Além do sabor e cheiro originais, a raiz também possui muitas propriedades úteis. Usado em medicina e cosmetologia. Os jardineiros estão cada vez mais se perguntando como cultivar essa raiz sul em latitudes médias.
É possível cultivar gengibre em uma estufa
Vale a pena notar que, na natureza, o gengibre quase nunca ocorre. No entanto, pode ser plantada em estufa, juntamente com outras culturas de jardim. Para fazer isso, você precisa escolher uma forte raiz elástica fresca. Não deve apresentar sinais de podridão, mofo, doença ou deterioração; caso contrário, decairá antes de começar a germinar. Vários brotos também devem estar presentes, a partir dos quais novas plantas se formam posteriormente. Encontrar esse rizoma com botões vivos pode ser bastante difícil, porque os vendedores os separam especificamente para evitar a germinação e danos às mercadorias.
Você sabe A tintura de suco de gengibre com mel ajuda nas doenças das articulações. Esta ferramenta foi usada na Índia antiga. No entanto, o medicamento é patenteado pela primeira vez nos Estados Unidos.
Uma estufa de filme comum é adequada para o plantio. Para construir massa, uma planta precisa de pelo menos seis meses. Portanto, ele deve ser plantado no solo em março-abril. Neste momento, não há mais uma diminuição significativa na temperatura média diária. A colheita é necessária em meados de outubro, quando começa o primeiro congelamento no solo. Antes de plantar em uma estufa, o rizoma é germinado em casa para despertar os rins. A germinação é melhor iniciada em fevereiro.
Variedades adequadas
O gengibre é classificado em vários tipos (mais de 140):
- dependendo do país em que foi cultivado (por exemplo, chinês, brasileiro, jamaicano);
- a cor da casca e do corte (branca, preta, framboesa, amarela);
- na forma de um rizoma (na forma de mão ou punho, arredondado e achatado).
Devido ao alto teor de óleos essenciais, todas as espécies têm um cheiro característico, com leves tons distintos (às vezes o cheiro lembra uma laranja, grama ou querosene). Para o plantio, qualquer tipo é adequado. Devido ao fato de a escolha do material de plantio ser limitada pela variedade nos mercados e supermercados, provavelmente será o gengibre branco comum.
A raiz, que todo mundo está acostumado a usar na culinária, com casca bege e corte amarelado, é chamada de medicinal. O gengibre pode ser cultivado não apenas para obter rizomas, mas também como planta ornamental. As inflorescências bonitas têm variedades como Ginger Torch, Zerumbet, Wonderful, Kusumudar, Purple.Todos esses tipos também podem ser usados em gastronomia. Dependendo da finalidade, o método de plantar a planta também varia. Se você precisar de um tubérculo comestível, a germinação é realizada primeiro em uma panela e, em seguida, as mudas são enraizadas no chão. Se você deseja obter uma planta de casa, ela é deixada em uma panela no peitoril da janela. A raiz, neste caso, permanece pequena, há uma abundância de vegetação e inflorescências exóticas.
Importante! Os verdes de gengibre têm um agradável aroma a limão e purificam o ar interior de micróbios patogênicos, devido ao grande número de substâncias voláteis.
Instruções passo a passo para o cultivo de gengibre em uma estufa
Ao crescer em uma estufa, você deve conhecer e observar algumas das nuances da preparação do solo, do material de plantio e do cuidado com a planta. Nesse caso, os esforços levarão a resultados positivos.
Preparação do solo
O solo para plantar o tubérculo precisa ser solto e nutritivo. Pode ser uma mistura de turfa com argila (3: 1) ou solo do relvado, folhas de húmus e areia (1: 2: 1). No fundo da panela em que a raiz germinará, 3 cm de drenagem devem ser colocados para que a água não fique estagnada durante a irrigação. O solo deve ser umedecido regularmente e nem secar temporariamente (em solo seco, a raiz interrompe instantaneamente a atividade vegetativa). Além disso, com o tempo, a fertilização é adicionada ao solo, que será discutida abaixo.
Preparação de rizoma
O material de plantio deve ser jovem, fresco e conter olhos. O comprimento ideal é de 10 a 15 cm. Se o rizoma é maior, deve ser dividido em partes. Nesse caso, todas as seções devem ser polvilhadas com cinza ou carvão para evitar a infecção por bactérias e fungos patogênicos. A raiz está no estado "inativo". Antes do plantio, os brotos devem ser despertados.
Existem duas opções para fazer isso:
- Por 3-4 horas, coloque na água à temperatura ambiente (isso também ajudará a se livrar dos produtos químicos que foram usados no cultivo).
- Por uma semana, enrole em um pano úmido, que deve ser lavado todos os dias para que o molde não apareça.
Depois de despertar os rins, o rizoma pode ser dividido em partes, cada um deles deve conter um olho mágico, do qual a brotação eclodirá posteriormente. É permitido plantar o tubérculo e o todo. Então a planta vai agradar com vegetação abundante. É necessário cravar a raiz no solo por não mais de 2 cm. Certifique-se de que os rins estejam direcionados para cima. O pote deve ser largo, mas não profundo. Deve ser instalado em um local quente (+20 ... + 22 ° C).
Depois que a raiz é plantada em uma panela, o solo deve ser abundantemente umedecido e a rega deve ser interrompida até que os brotos apareçam. Após 1,5 a 2 semanas, brotos cônicos aparecerão. Então brotos e folhas afiadas. Rega regular em pequenas porções e afrouxamento do solo após a absorção da água é obrigatória. Certifique-se de que a luz solar direta não caia sobre os brotos. Pulverize verduras periodicamente com água. A alimentação é possível a cada 2 semanas com excrementos de frango diluídos em água (1:10).
Plantio de mudas
O plantio é realizado no final de março - início de abril, e as mudas preparadas devem ser enraizadas em uma estufa aquecida a +22 ... + 25 ° C (é necessário manter constantemente o regime de temperatura, caso contrário, a raiz adormecerá e não será fácil despertar). Deve ser plantada em buracos com uma profundidade de 15 cm, certifique-se de que os rins estejam acima do solo. Se houver várias mudas, a distância entre elas deve ser de 10 a 15 cm.
Você sabe O antigo filósofo e pensador chinês Confúcio considerava o gengibre um meio para a "juventude do espírito", ajudando a manter a acuidade visual e a mente até a velhice.
O local do enraizamento deve estar em sombra parcial, para que a planta sofra com a luz solar, mas não exista luz solar direta. Após o enraizamento, regue abundantemente e afrouxe o solo a uma profundidade de 1 cm.A terra deve permanecer sempre úmida e solta. Você precisará monitorar constantemente a umidade, a temperatura e a iluminação, porque o gengibre vem dos subtrópicos e não tolera o frio.Esquema de plantio de gengibre.
Vestir e cuidar
Planta de gengibre do sul, respectivamente, para obter uma colheita, é necessário criar um microclima favorável para ela. A temperatura na estufa não deve cair abaixo de + 18 ° C. No caso de uma grande quantidade de luz solar, a cama deve ser protegida manualmente. Verifique se não há rascunhos. Deve haver um sistema de drenagem no solo para que a água não fique estagnada e a raiz não apodreça. Em caso de alta secura do ar, pulverize os verdes de um frasco de spray.
O gengibre, cultivado para alimentação, a cada 2 semanas, deve ser alimentado com fertilizantes orgânicos: extrato de algas ou verbasco, diluído em água (1:10). Uma planta destinada exclusivamente a fins estéticos pode ser fertilizada com a ferramenta universal usual para flores de interior.
Regras de colheita e armazenamento
O gengibre, que começou a germinar em fevereiro, produzirá uma colheita em aproximadamente meados de outubro (se você iniciar todo o processo posteriormente, o amadurecimento da raiz será atrasado de acordo). Você pode entender que é hora de desenterrar as raízes pela aparência do arbusto: os verdes ficam amarelos e desmoronam em direções diferentes. Você precisa cavar um arbusto, tentando não danificar os novos rizomas e remover o antigo do qual germinou o gengibre jovem. Corte as raízes e caules. Lave os tubérculos jovens com água fria.Vários rizomas com rins podem ser reservados para o plantio para a próxima temporada. É imperativo secar a colheita em um local com boa iluminação por 2-3 dias. Em seguida, os rizomas são embrulhados em pergaminho, papel alumínio ou filme plástico e colocados em local fresco, por exemplo, em uma geladeira ou porão. Assim, a raiz pode ser armazenada por até 1 mês. Para manter o gengibre por mais tempo, ele pode ser dividido em porções e congelado, pré-embalado com filme plástico ou colocado em um saco a vácuo.
Importante! A raiz descongelada tem as mesmas propriedades que a fresca. O produto não deve ser congelado novamente.
Crescer gengibre em latitudes médias é uma nova atividade para os jardineiros. Esse processo é bastante demorado, mas não requer muito esforço e requer um mínimo de custos de material. A colheita o surpreenderá agradavelmente com suas qualidades. Os tubérculos frescos são muito mais suculentos e menos acentuados do que os comprados no supermercado. Além disso, eles são cultivados em solo limpo com fertilizantes exclusivamente orgânicos. Se você seguir as recomendações para plantar e cuidar, poderá obter seu próprio gengibre, o que ajudará no inverno a lidar com o resfriado ou a tornar-se um complemento digno dos seus pratos favoritos.