Apicultores da vila de Mirnoye, distrito de Gorokhovsky, região de Volyn, relatam a morte em massa de abelhas.
Eles suspeitam que a causa de sua morte possa ser o tratamento de campos com pesticidas. Olga Khaiba contou sobre isso em sua página no Facebook postando um vídeo.
No vídeo, uma narração masculina sugere que todas as abelhas apícolas sofriam de agricultores locais que cultivavam os campos com "química". Em cada colônia de abelhas existem muitos insetos mortos.
O apicultor chamou a atenção para o fato de que o pólen vermelho é perceptível nas pernas das abelhas mortas. O apicultor manifesta indignação pelo fato de os inquilinos não avisarem os proprietários das colméias sobre o futuro processamento dos campos com pesticidas, por causa dos quais estes perderam as abelhas.
Anteriormente, foi relatado que na região de Rivne há uma investigação pré-julgamento nos termos do art. 239 e 247 do Código Penal da Ucrânia, sobre o fato da morte em massa de abelhas, conduzida por investigadores da polícia local.
Insetos de mel morreram nas regiões de Goshchansky, Koretsky e Rivne, cujos apicultores se queixaram à polícia. Eles relatam que as empresas agrícolas privadas que processam os campos com pesticidas são culpadas pela morte anual de colônias de abelhas e pela deterioração do bem-estar dos moradores dos arredores adjacentes aos campos cultivados.