A PepsiCo concordou em retirar ações judiciais contra produtores de batata indianos que, segundo a empresa, violaram uma patente ao cultivar uma variedade destinada exclusivamente a batatas fritas Lay.
A PepsiCo alega que a empresa desenvolveu e registrou em 2016 a variedade de batata FC5, que possui um teor de umidade reduzido para a preparação de lanches, como batatas fritas.
A empresa exigiu, através de um tribunal, proibir os agricultores de cultivar a variedade FC5 e também exigiu a recuperação de mais de 10 milhões de rúpias (US $ 143.000) dos agricultores.A produtora americana de lanches e bebidas, que, além de abrir uma ação contra quatro agricultores em abril e processar outros cinco produtores de batata, declarou agora que deseja resolver o problema pacificamente.
"Depois de discutir com o governo, a empresa concordou em retirar o caso contra os agricultores", disse um representante da PepsiCo India na quinta-feira, 2 de maio, acrescentando que isso se aplica a todos os nove agricultores. A PepsiCo não divulgou os detalhes de suas consultas ao governo, mas retirou suas alegações contra os agricultores.A PepsiCo, a segunda maior empresa dos EUA na Índia que encontrou esses problemas com patentes, segundo um representante da empresa, procura "encontrar uma solução amigável e de longo prazo" para os problemas de proteção de sementes.