Com base em informações compartilhadas com um amplo público de representantes da Administração Veterinária Regional Principal, desde os primeiros dias deste ano até o momento, os animais de estimação na região de Saratov evitaram contrair doenças perigosas como a gripe aviária e a peste suína africana.
No entanto, apesar do fato de a peste suína africana contornar a região, os pastores de Saratov não conseguiram proteger suas alas do ataque de brucelose.
Desde o início de 2019, representantes dos serviços antiepizoóticos conseguiram corrigir e localizar pelo menos cinco focos de dano animal com brucelose. Apenas três surtos foram eliminados. E até hoje, nove fazendas estão imediatamente sob controle.
Não sem a infecção do gado com um vírus tão perigoso como a leptospirose - no primeiro semestre de 2019, três surtos foram registrados imediatamente no território da região de Saratov. Quanto à leucemia, elas foram afetadas por espécimes de gado no território de uma das fazendas regionais.
Em uma nota otimista, a luta contra a tuberculose animal terminou na região - hoje a região de Saratov, graças a medidas preventivas e de eliminação, foi poupada dessa infecção perigosa.
Também é importante acrescentar que, de janeiro a junho do ano em curso, foram registrados pelo menos duas dúzias de pontos na região em que foram registrados os casos de infecção por raiva. No entanto, o regime de quarentena para esta doença foi introduzido apenas em nove centros agrícolas na região de Saratov.