Na região de Kherson, foi anunciada uma competição pelo melhor logotipo da melancia de Kherson. Por isso, esse nome deve se tornar uma indicação geográfica protegida, como queijo Roquefort, champanhe ou conhaque.
“A Ucrânia está marchando para a Europa, então nossos fabricantes precisam se desenvolver de acordo com a demanda do mercado: qualidade, respeito pelo meio ambiente e proteção de seus produtos.
Para fazer isso, todos precisamos aprender com os principais países europeus, cujos agricultores têm várias formas de proteção: marcas, marcas, logotipos, indicações geográficas etc. ”, diz Yury Palichev, secretário executivo da Associação dos Produtores de Melancia de Kherson.
Criar um logotipo é um passo importante para o registro oficial da indicação geográfica "Kherson watermelon", portanto deve refletir a singularidade e a qualidade da baga Kherson.
Portanto, os membros do sindicato público "Association of Kherson watermelon produtores", juntamente com os parceiros, anunciaram uma competição pelo melhor logotipo para uma baga. O júri é composto por representantes do Departamento de Desenvolvimento Agrícola, produtores agrícolas, representantes do governo local, organizações públicas, especialistas em cultura e turismo.
Lembre-se que em 2019 o Ministério da Política Agrária determinou os dez principais produtos para registro de indicações geográficas, entre eles - “Kherson Watermelon”.
O procedimento de registro é realizado pelo projeto da União Européia “Indicações Geográficas na Ucrânia”, com a assistência da associação pública “Association of Kherson Watermelon Producers” e do Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da KHOA.
Atualmente, apenas uma melancia na UE tem uma indicação geográfica registrada: Anguria Reggiana (Itália).
Todas as condições, disposições da competição e registro por referência.