Em maio deste ano, a união de crédito Beco Finance (Kherson) usou pela primeira vez um recibo agrícola financeiro como garantia para um empréstimo a um agricultor.
O empréstimo foi concedido a um agrário de Kherson que se dedica ao cultivo de trigo de inverno, conforme relatado por representantes do projeto da IFC “Receitas agrícolas na Ucrânia”. Hoje já é a quarta cooperativa de crédito, que usou um recibo agrário como garantia para empréstimos.
O primeiro recebimento agrário foi aceito pelo sindicato como garantia adicional para o empréstimo. Um empresário agrícola já usava fundos de crédito, mas queria aumentar sua quantia. Ele decidiu emitir um recibo agrário, disse Vitaliy Gavrish, vice-presidente do Conselho de Administração da Bebo Finance.
Ele acrescentou que mais alguns agricultores solicitaram à união um empréstimo contra um recibo agrícola. Suas aplicações serão analisadas e os riscos avaliados.
Em 1 de junho de 2019, foram celebrados sete contratos de empréstimo na Ucrânia, nos quais foram utilizados recebimentos agrícolas financeiros fornecidos pelas uniões de crédito. O montante total de empréstimos sobre recebimentos agrícolas totalizou 2,64 milhões de UAH.
Anteriormente, foi relatado que a região de Kherson detém a liderança absoluta no número de recebimentos agrícolas emitidos nas regiões sul da Ucrânia.