O Fundo Internacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) está lançando a competição global de dança #DanceforChange, instando os jovens a gravar um vídeo de dança de 15 segundos em apoio às oportunidades da juventude rural em alguns dos países mais pobres do mundo.
Uma petição virtual de dança lançada nesta semana na curta plataforma de vídeos para celular do TikTok incentiva os líderes mundiais a investir mais em agricultura e juventude sustentáveis, como forma de combater a pobreza e a fome globais.
Hoje, no mundo, existem 1,2 bilhão de jovens (de 15 a 24 anos). Mais de 80% vivem em países em desenvolvimento, e seu número está crescendo particularmente rápido nos países africanos de baixa renda, onde a pobreza rural continua sendo a mais difícil de erradicar.
Antecipando a promoção no TikTok, cerca de 5.000 pessoas de todo o mundo criaram danças e memes em vídeo exclusivos para apoiar esse objetivo. O maior envolvimento do público foi no Canadá, Índia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
"Estamos dançando para atrair a atenção de todo o mundo e compartilhar idéias com os jovens em todos os lugares: nossa geração pode acabar com a fome global, mas apenas se nossos líderes investirem mais na agricultura e na próxima geração de jovens agricultores", disse um dos organizadores do projeto, advogado. Coreógrafo da Juventude Rural do FIDA, Sherry Silver.
"Mais investimento em jovens e agricultura significa mais comida, mais empregos e mais liberdade para todos nós", disse o gerente de projeto Eazi, o segundo organizador do projeto, em uma mensagem gravada no TikTok, incentivando os usuários a participar desta tarefa.