O aumento do preço de todos os cereais, exceto o trigo sarraceno, está chegando na Ucrânia. O aumento de preço mensal para eles será de 1,5 a 2%, de acordo com o Economic Discussion Club representado pelo especialista Oleg Pendzin.
O principal fator que afeta os preços desse grupo de mercadorias são os preços dos grãos. Se o preço do pão e da farinha subir, os cereais ficam mais caros.
Com o aumento do preço da farinha, os cereais também aumentarão de preço. Em um mês, isso será aproximadamente 1,5-2%. Somente o custo do trigo mourisco permanecerá estável. Este cereal é estável em termos de preço. Essa dinâmica continuará no futuro, diz Oleg Pendzin.
O especialista ucraniano Aleksey Doroshenko já havia previsto os preços dos cereais na Ucrânia. Segundo ele, os cereais subirão de preço com um aumento no custo das batatas, uma vez que são seu substituto parcial. Segundo a previsão de Alexey Doroshenko, os preços dos cereais mais baratos, como milho, cevada, cevadinha e sêmola, subirão. O custo médio dos cereais na Ucrânia será de 12 hryvnia. De acordo com A. Doroshenko, apenas arroz e trigo não aumentam de preço. O último agora é quase como o próprio arroz. Mas o trigo sarraceno pode crescer de 30 a 40% no preço, se seus suprimentos da Rússia forem interrompidos.