As mudanças climáticas na Itália levaram a um aumento significativo na presença de wireworms nas plantações de batata. O dano é tão grande que, na ausência de uma estratégia adequada de proteção fitossanitária, um país pode ficar sem uma colheita de batata.
Batatas com sinais visíveis de danos por wireworm resultam em padrões de qualidade de produto mais baixos para os produtores de batata. De fato, esse é um problema comercial, uma vez que os buracos da praga nos tubérculos de batata causam danos associados à única depreciação do produto e seu valor tecnológico.
Isso não corresponde aos padrões impostos pela indústria, enquanto para o consumidor o valor organoléptico da batata não se deteriora e, muito raramente, a podridão se desenvolve a partir de buracos.
Para evitar a crise econômica no setor de batata, a pesquisa é realizada há muitos anos no centro de pesquisa Cerealicoltura e Colture industriali di Bologna, com o apoio do setor agrícola Veneto (setor de pesquisa agrícola) e do consórcio agrícola Emilia, que publicou recentemente um estudo sobre esse assunto.
O primeiro aspecto interessante destacado no estudo é a importância da seleção de variedades.
Bagas de batata são venenosas. Mesmo se você comer um deles, você pode obter envenenamento.
As variedades anteriores limitam significativamente o risco de danos aos tubérculos por duas razões fundamentais: menos dias de exposição ao campo com a mesma população de pragas no solo; menos larvas, que gradualmente, na estação quente, atingem uma quantidade e tamanho suficientes para danificar significativamente os tubérculos.
Portanto, o conhecimento sobre quais variedades são realmente relevantes em várias zonas patológicas italianas, bem como sobre os ciclos biológicos de cada uma delas, são de particular importância.
Além disso, para controlar o risco de minhocas, é preferível realizar a semeadura e a colheita precoces: a colheita em um curto espaço de tempo, o mais rápido possível, sempre leva a uma redução nos danos.
- Os preços iniciais da batata na Ucrânia caíram para o nível mais baixo em três anos.
- Na Bengala indiana, uma chuva persistente destruiu quase toda a safra de batata.
- Batatas jovens estrangeiras apareceram na Ucrânia.
- Um mau exemplo: depois de cebola e repolho, as batatas russas começaram a subir de preço.
- As batatas de semente híbrida serão cultivadas em Ruanda.