A ministra da Agricultura, Teresa Cristina Diaz, disse que discutirá o estado do comércio de carne, açúcar e etanol entre os EUA e o Brasil nas negociações entre autoridades dos dois países, que estão programadas para a próxima semana.
Diaz disse que um dos temas prioritários das discussões foi a abertura do mercado americano para a exportação de carne bovina fresca do Brasil. “As expectativas são boas. Estamos preparando documentação e ver se podemos abrir esse mercado ... para que todos os frigoríficos brasileiros possam retomar as exportações para os EUA ”, disse o ministro a repórteres. Ao mesmo tempo, Teresa Diaz se recusou a dizer que estava pronta para dar ao Brasil em troca do acesso de sua carne ao mercado americano.
O ministro expressou esperança de que as autoridades americanas mostrassem boa vontade depois que o Brasil cumprisse todos os requisitos e solicitasse informações aos americanos sobre a exportação de carne bovina fresca.Os Estados Unidos pararam de comprar carne bovina brasileira fresca em junho de 2017, depois que uma parte significativa do produto fornecido não foi Passou em uma verificação de segurança.O Brasil, maior exportador mundial de carne bovina, com vendas de cerca de 1,6 milhão de toneladas em 2018, vem tentando retomar o fornecimento de alimentos frescos para os Estados Unidos.Além das negociações com carne fresca, a ministra disse que pretende discutir um acesso mais amplo ao mercado americano de açúcar brasileiro, bem como suas próprias restrições brasileiras ao fornecimento de etanol dos EUA.