Tomate Golden Heart refere-se a fruteiras destinadas ao cultivo em qualquer condição. Esta planta, independentemente do clima, oferece bons rendimentos, caracterizados por excelente qualidade. Além disso, este tomate é um produto dietético ideal para adultos e crianças. No artigo, consideraremos em detalhes as características da variedade e também listaremos as principais regras para seu cultivo.
Descrição da nota
O Tomates Golden Heart é considerado um dos melhores ativos da escola de seleção russa. Esta planta foi criada no final dos anos 90. dentro dos muros do Centro de Pesquisa para Melhoramento de Sementes e Engenharia Agrícola, criador Yuri Pancev. O cientista conseguiu não apenas frutas brilhantes e saturadas, mas também alcançou a mais alta qualidade de produção.
Característica da variedade:Você sabe Os primeiros tomates começaram a ser cultivados pelos antigos astecas. Além dos propósitos alimentares, os índios usavam os frutos da cultura como planta medicinal universal para combater doenças e infecções.
- refere-se a culturas maduras precoces, os primeiros frutos já estão prontos para a colheita 90-95 dias após o transplante;
- os arbustos são determinantes, não excedem 80-120 cm de altura;
- cultura de tipo universal, projetada para cultivo em estufas e em campo aberto;
- planta elegante, com caule moderadamente fino e folhas pequenas, tonalidade verde saturada;
- em condições de estufa, os arbustos são mais altos, em compacto natural;
- frutos de tamanho médio, ovais ou em forma de coração. As inclusões com nervuras aparecem distintamente perto do pedúnculo e na borda há uma ligeira pontiagudo;
- frutas alaranjadas saturadas com uma pele fina e brilhante;
- o peso médio de um tomate maduro é 120-200 g;
- a polpa é suculenta e carnuda, é caracterizada por numerosas sementes;
- rendimento da colheita de 1 quadrado. m é 6-7 kg;
- 5-7 tomates amadurecem em uma escova de flores;
- alta qualidade de colheita transportável, capaz de ser armazenada por um longo tempo;
- os tomates são adequados para cozinhar e preparar saladas frescas;
- o sabor dos tomates é saturado, moderadamente aguado.
Prós e contras
- As principais vantagens dos tomates Golden Heart:
- frutas maduras são perfeitamente armazenadas sem condições especiais;
- pequena altura do mato;
- dar um ovário independentemente das condições climáticas;
- adequado para conservação;
- na estufa dê frutos até o final do outono;
- propagada a partir das sementes da fruta.
- As principais desvantagens da variedade:
- sensível às condições de rega e do solo;
- tomates frescos têm acidez excessiva;
- os arbustos precisam ser plantados, caso contrário a produtividade diminui.
Recursos crescentes
Tomates Coração de ouro para crescer no país não é difícil. Você pode obter frutas em qualquer condição climática. Para fazer isso, verifique se os tomates têm o regime adequado de microclima e água. E também realizar trabalhos preparatórios.
Condições
A variedade pertence à cultura fotográfica e amante do calor. Plantas melhores desenvolvem-se a uma temperatura diurna de +22 ... + 25 ° С e à noite não inferior a +16 ... + 18 ° С. As sementes da cultura são capazes de germinar a uma temperatura média diária de +8 ... + 10 ° C. Os tomates são cultivados em áreas espaçosas e bem iluminadas, longe da sombra e da vegetação alta. A falta de luz leva ao alongamento dos arbustos e ao atraso na floração, o que afeta o rendimento da colheita e a qualidade do fruto.
A umidade ideal é uma das principais condições para o cultivo de um tomate, a falta ou excesso de umidade afeta adversamente uma plantação de tomate e, em casos avançados, leva à morte de arbustos antes da frutificação. O melhor crescimento do tomate é observado com umidade do ar de 50 a 60%. Nesse caso, a umidade do solo deve ser de 65 a 75%.
Importante! Os tomates se desenvolvem melhor e dão frutos em solos férteis com baixa capacidade de umidade (areia arenosa ou solos argilosos). A umidade estagnada nas camadas do solo pode causar o apodrecimento das raízes do mato.
Preparação do solo
Os tomates precisam de solos soltos e férteis; portanto, o solo deve ser iluminado antes da semeadura. Independentemente da origem, esses substratos são misturados com vermiculita ou areia de rio (2: 1). Isso ajuda a reduzir a capacidade de umidade, o que contribui para um microclima ideal do solo.
O substrato preparado é esterilizado para eliminar pequenas pragas, bem como patógenos de infecções virais e fúngicas.
Métodos de execução do procedimento:
- congelamento do solo na geladeira a –15 ...– 20 ° C por 2-3 dias;
- assar a mistura no forno a +180 ... + 200 ° C, 30-40 minutos;
- aquecer o solo no microondas na potência máxima, não mais que 5 a 10 minutos;
- molhar o solo com solução de permanganato de potássio a 1%.
Preparação de sementes
As sementes requerem desinfecção. O procedimento ajuda a proteger brotos jovens de fungos e vírus, o que melhora a taxa de crescimento e fortalece o sistema imunológico.
As sementes são descontaminadas mais frequentemente pelo envelhecimento em desinfetantes concentrados, incluindo:
- Solução a 1% de permanganato de potássio - 10 a 15 minutos;
- Solução de bicarbonato de sódio a 0,5% - cerca de 24 horas;
- Solução a 70% de álcool etílico - 5 a 10 minutos.
Cultivo de mudas
A semeadura consiste em etapas simples, mesmo para iniciantes em jardinagem. Nesse caso, você deve seguir cada etapa; caso contrário, poderá provocar a morte parcial ou completa das plantas.
Preparação do tanque
Para plantar sementes, vasos de jardim, bandejas ou caixas comuns, os copos são adequados. Esterilize antes da sementeira. O procedimento é realizado usando as mesmas soluções usadas para desinfecção de sementes. Depois disso, os recipientes são secos naturalmente e embalados firmemente com o solo. Ao mesmo tempo, da borda da panela ao nível do substrato deve permanecer um espaço de pelo menos 1-2 cm.
Importante! Um pré-requisito para o enchimento adequado de vasos é a drenagem. Para fazer isso, faça um pequeno buraco em cada tanque e coloque uma camada de cascalho fino com 2-3 cm de espessura no fundo, sob a camada de solo.
Semeando sementes para mudas
A semeadura de tomates é realizada 55-65 dias antes da transferência para o solo aberto. O cumprimento desta regra é uma medida obrigatória, pois, caso contrário, os tomates cultivados não produzirão o rendimento esperado. O tempo de semeadura começa nas primeiras 1-2 semanas após o início do degelo da primavera. Neste momento, é estabelecido um regime de temperatura estável e o risco de geadas repentinas também é eliminado.
Ao semear em xícaras, vasos ou caixas de jardim na superfície do solo, elas produzem pequenas covinhas ou linhas gerais. As covinhas individuais estão localizadas aleatoriamente, a uma distância de 3-4 cm uma da outra, com uma profundidade de 1-2 cm, após o qual são colocadas 1-2 sementes em cada buraco. As linhas são cortadas paralelamente ao lado maior do navio, com profundidade não superior a 2 cm e corredor de 3-4 cm, nelas as sementes são semeadas a granel, com uma distância de 3-4 cm entre cada uma. Depois que as sementes são incrustadas no solo, os poços ou fileiras são embrulhados com uma camada de solo de 1-2 cm. 1-2 sementes são colocadas em pastilhas de turfa, após o que são transferidas para recipientes gerais.
As culturas são abundantemente umedecidas com água e colocadas em um local quente e claro. Se possível, antes das mudas, o solo semeado é coberto com vidro transparente ou celofane, isso ajuda a criar condições confortáveis para a germinação. Assim que os brotos aparecem, apenas uma planta é deixada no mato.
Plantio de mudas em campo aberto
Com um microclima ideal, já entre 55 e 60 dias após a semeadura, as plantas jovens estão prontas para o plantio em condições naturais. Mas primeiro, eles se aclimatam 1-2 semanas antes da data estimada do pouso. Essa medida é necessária para evitar o impacto negativo nas mudas de mudanças bruscas de temperatura e outros eventos climáticos.
Eles iniciam o procedimento quando o tempo está quente lá fora, com uma temperatura não inferior a +12 ° C. Para preparar as plantas para o plantio, os recipientes com mudas são transferidos para a rua ou para uma varanda aberta, uma varanda. Primeiro, as mudas são mantidas ao ar livre por 1-2 horas, aumentando gradualmente o intervalo de tempo para 10-12 horas ou mais. Nos últimos 2-3 dias antes de plantar recipientes com tomates deixados na rua para passar a noite, após o que eles podem ser transplantados para o solo.Muitas vezes, as mudas são plantadas nos canteiros, atingindo uma altura de 25 a 30 cm, e cerca de 7 folhas reais devem amadurecer nos brotos. Nesse caso, o regime de temperatura deve ser formado para pouso com um mínimo diário médio de +12 ... + 15 ° C. Dependendo da região de cultivo, esse período começa do início de maio ao final de junho.
As plantas são plantadas em solo previamente preparado e fertilizado. Muitas vezes, o processo é realizado em um dia nublado e quente ou à noite, pois o sol aberto pode causar a murcha de plantas imaturas. Os tomates são plantados em fileiras previamente cortadas ao longo do perímetro da parcela, com um espaçamento de 60 cm, a uma distância de 50 a 60 cm entre si. Depois disso, a cama é coberta com filme plástico por 8 a 10 dias. Durante esse período, as plantas ficam mais fortes e se tornam independentes. Os tomates plantados são regados somente após a remoção da cobertura protetora.
Você sabe Um método de plântula para o cultivo de tomates foi proposto pela primeira vez na segunda metade do século XVIII por um cientista e agrônomo russo Andrei Bolotov. Antes disso, nas zonas temperadas e do norte, a cultura era cultivada como uma planta ornamental que não é capaz de produzir frutos maduros.
Cuidado de tomate
Apesar do tomate Golden Heart ser considerado despretensioso e preparado para uma variedade de condições climáticas, você pode cultivar uma cultura sujeita aos princípios da tecnologia agrícola. Para isso, os tomates são fornecidos não apenas com rega oportuna e cobertura, mas também com um afrouxamento adequado, além de beliscar.
Alimentação e rega
Os tomates precisam de umidade moderada, pouco frequente, mas com rega completa. Os tomates são regados não mais que 1-2 vezes por semana; no entanto, durante a estação das chuvas, o solo sob a colheita é umedecido com menos frequência ou o procedimento é abandonado. O período mais exigente para a irrigação é considerado o período de formação do ovário; nesse momento, a umidade do solo deve ser monitorada com mais cuidado, pois a secagem do substrato ameaça cair do ovário.
O tomate é considerado uma colheita "glutão", para que você possa alimentar as plantas a cada 2 semanas. Muitas vezes, 3 curativos por temporada são suficientes para garantir o crescimento e a fertilidade do tomate. Eles fertilizam as camas 2-3 semanas após o transplante, durante a floração e o carregamento de frutas. Para isso, fertilizantes complexos à base de compostos de fósforo (nitroammofosk) são considerados mais adequados. Você pode substituí-los por fezes de frango diluídas em água 1:10.
Durante o período de floração, o tomate responde bem à nutrição de micronutrientes. Para isso, são utilizados complexos à base de magnésio e boro (sulfato de magnésio, ácido bórico).
Pasynkovka e formação de um arbusto
O plantio é realizado regularmente, à medida que os rebentos laterais aumentam. Todos os ramos laterais estão sujeitos a remoção, portanto, uma única haste principal com numerosas escovas de tomate deve permanecer na planta.
O processo é realizado com uma faca afiada, uma tesoura de podar de jardim não é adequada para isso, pois causará a compressão de tecidos delicados. As plantas respondem melhor à remoção de brotos jovens, por isso são cortadas mesmo com um comprimento de 2-4 cm; caso contrário, a poda causará estresse no mato. Elimine brotos alinhados com o caule, mas é melhor deixar um coto pequeno de 0,5 a 1 cm, o que ajudará a proteger o arbusto do desenvolvimento de infecções. Os locais dos cortes são tratados com cinza de madeira triturada, desempenhando o papel de um anti-séptico que protege contra o desenvolvimento de fungos patogênicos.
As folhas também devem ser cortadas no mato. As folhas e folhagens inferiores das inflorescências que sombream os frutos estão sujeitas a remoção. Essa medida aumenta a produtividade das lavouras por 2-3 semanas e também reduz o período de maturação dos frutos, o que é importante para regiões com clima temperado ou do norte.
Você sabe Do ponto de vista botânico, o tomate não é um vegetal, mas uma fruta. Isso se deve ao fato de que, por tipo e estrutura, seus frutos são atribuídos aos frutos de caroço inerentes à maioria dos frutos.
Cultivo do solo e capina
A remoção de ervas daninhas é importante para os tomates em todas as fases do desenvolvimento, pois protege as plantas das ervas daninhas, cujas secreções inibem o crescimento e o rendimento das espécies cultivadas. A primeira remoção de ervas daninhas é realizada 2 semanas após o plantio do tomate, a uma profundidade de 8 a 10 cm; recomenda-se a realização de 3-4 procedimentos por estação, como o aparecimento de vegetação indesejável.
Os estandes de tomate são afrouxados regularmente. O processo é importante no cultivo de tomate, pois ajuda a saturar o solo com oxigênio. O primeiro cultivo é realizado em conjunto com a remoção de ervas daninhas, 2 semanas após o transplante de mudas em solo aberto. Posteriormente, faça o necessário, pelo menos 1 vez por semana e sempre após as chuvas. A profundidade ideal de cultivo é de 1-2 cm, o procedimento é realizado próximo ao próprio arbusto e nos corredores.
Pragas e doenças
O tomate é afetado pelas seguintes doenças:
- Septoria;
- cladosporiose;
- hemofilia;
- manchas bacterianas negras;
- oídio;
- mosaico de tomate.
São lesões infecciosas agudas causadas por microorganismos patogênicos. Eles se manifestam por uma deterioração no crescimento e frutificação dos tomates, uma placa característica que causa apodrecimento e murcha de ambas as partes individuais e de toda a planta. Para combater patologias, são utilizados fungicidas complexos.
Preparações para o tratamento e prevenção de doenças do tomate:
- "Fitosporina";
- "Quadríceps";
- "Gates";
- Planriz;
- "Pseudobacterina".
Os inseticidas mais eficazes usados no cultivo de tomates:
- "Karate Zeon";
- "Zolon";
- "Aktara";
- "Decis forte";
- "Sherpa";
- Corfidor.
Os métodos mais populares são:Importante! A dosagem dos medicamentos de proteção é selecionada com base nas recomendações do fabricante. Um aumento na concentração de substâncias pode causar o acúmulo de toxinas nos frutos dos tomates ou a morte das plantações.
- regar o solo com uma decocção de cinzas - 300 g de cinza de madeira são fervidos em 1 litro de água por 20 minutos. O concentrado é diluído 1:10 e depois utilizado para regar;
- polvilhado com infusão de alho - 200 g de alho picado infundem em 3 l de água ao longo do dia. Depois disso, a mistura é filtrada, são adicionados 20 g de sabão em pó e diluídos 1: 3. A solução é usada para lavoura e plantas.
- molho de pimenta - a pimenta moída é uniformemente espalhada na superfície do solo, com um cálculo de 1 colher de chá / m². m) O procedimento é especialmente eficaz após a remoção e remoção de ervas daninhas do solo.
Vídeo: Cobrir tomates com cinzas de madeira
Além disso, para evitar pragas em canteiros de tomate, você deve:
- observe a rotação de culturas em uma cabana de verão;
- evitar crescer solanáceo como uma monocultura;
- observar técnicas agrícolas de cultivo;
- remova restos de plantas no final da temporada;
- durante o outono e a primavera, vá mais fundo ao solo em pelo menos 20 cm;
- trate o local com inseticidas no início e no final da temporada.
Colheita e armazenamento
Mais frequentemente, os tomates são colhidos na fase totalmente amadurecida. Tais frutas têm uma sombra brilhante, bem como um sabor rico e macio. Infelizmente, os tomates Golden Heart não estão sujeitos a armazenamento prolongado; portanto, na geladeira, eles podem manter a frescura por não mais de 2 semanas. Portanto, eles são usados na forma de saladas como um produto vitamínico sazonal.
Para armazenamento a longo prazo, os tomates Golden Heart são colhidos na chamada fase verde madura. Tais frutos estão completamente formados e suas sementes estão prontas para dar brotos jovens, enquanto a pele permanece verde-clara ou marrom-esverdeada. Os tomates coletados nessa fase amadurecem sozinhos, longe do mato, e são armazenados na geladeira por até 2 meses.
Os tomates Golden Heart são considerados propriedade da escola de seleção russa. Estes tomates distinguem-se por uma tonalidade dourada brilhante, bem como frutas aromáticas e ricas que podem atender à produção e às necessidades domésticas dos agricultores. Mas, como qualquer espécie frutífera de plantas, este tomate requer condições apropriadas, cobertura regular e rega. Caso contrário, a cultura não poderá agradar o volume e a qualidade da colheita.