O ministro irlandês da Agricultura, Michael Creed, disse que os agricultores de todos os países devem definitivamente considerar o plantio de árvores.
O ministro chegou a essa conclusão após a declaração do Comitê Agrícola de Oirechtas de que a Irlanda “substancialmente” não cumpre seus objetivos de plantar florestas. Em 2018, eram 4.025 ha, e a meta era 6.605 ha. Para 2019, a meta é de 6.900 ha.
Devido à deterioração dos indicadores, o Ministério da Agricultura realizou uma revisão intermediária do programa florestal. O ministro Creed observou que as árvores são uma parte importante da resposta agrícola irlandesa às mudanças climáticas.Mais de um terço das economias de emissões do Roteiro de Redução Agrícola de Teagasc, recentemente aprovado pelo Comitê de Ação Climática de Oireachtas, virá do aumento da florestação. Durante a análise, o nível de florestação de 2021 a 2030 permaneceu inalterado em 7.000 ha por ano, o que é significativamente maior do que os 4.000 ha plantados em 2018.
“Além dos benefícios climáticos, as árvores também trazem vários outros benefícios em termos de emprego e renda que são isentos de impostos por 15 anos. Também há emprego na indústria de processamento e processamento de madeira ”, enfatizou o ministro.