No processo de amadurecimento do trigo, são distinguidas várias etapas do seu desenvolvimento. Eles são chamados de amadurecimento do leite e da cera e terminam com o amadurecimento. Cada estágio tem suas próprias características, que nosso artigo ajudará a determinar.
Como determinar a maturidade
Estágio do leite no desenvolvimento do trigo - Esta é a fase inicial da formação de grãos. Esse período dura cerca de duas semanas, o grão atinge seu valor máximo, mas ainda é suculento - a umidade é de até 60%. Nesta fase, as folhas inferiores começam a ficar amarelas na orelha.
Depois vem o período de amadurecimento - esses são os estágios da cera e do amadurecimento total. Nestes dias de maturação, o grão perde a umidade (de 80% a 8% ou a sua perda total) e endurece, acumulando matéria seca.
Você sabe O Museu Suíço abriga a amostra de pão mais antiga: Os cientistas afirmam que foi assado há mais de 6 mil anos na Idade da Pedra. Ele foi encontrado no final dos anos 50 do século passado no lago de Zurique.
Fase de cera reduz a umidade dos grãos em 20 a 40%. Nestes 5-9 dias, o trigo se assemelha à cera. O grão e o caule ficam amarelos, os nutrientes do ouvido deixam de fluir, mas a planta ainda mantém a plasticidade. Nesta fase, os grãos não caem da orelha, embora a planta tenha adquirido a aparência de um fruto totalmente maduro.
Em plena maturidade (6-8 dias) o trigo perde completamente a umidade de 8 a 14%, endurece e morre da orelha e, se não for removido durante o tempo, começa a desmoronar.
Umidade do trigo na colheita
Quando o cereal entra na fase de amadurecimento, tradicionalmente começa a colhê-lo.
Cada período de formação de grãos tem sua própria estrutura e nível de umidade.. Na verdade, a umidade é o principal critério para determinar a maturidade dos cereais: como mencionado acima, até a maturação total, atinge 10% e talvez até zero.
Você sabe Os estados mais desenvolvidos e maiores do mundo se formaram ao longo dos rios Tibre, Nilo e Eufrates, onde foram colhidas as maiores colheitas de trigo: nessas áreas o solo era tão fértil devido ao lodo que as orelhas cresceram até 4 m! Trinta vezes a colheita foi considerada ruim, porque costumavam coletar centenas de vezes.
Precisamente a umidade no grão pode ser determinada em laboratório. Ele é colocado em uma solução de eosina por 3 horas e fica vermelho - o grau de maturidade é determinado pela intensidade da cor.
Quando o trigo é colhido dos campos
A colheita de grãos começa em junho-julho e deve-se principalmente às condições climáticas. Nos distritos sul e central, Volga e norte do Cáucaso, os trabalhos de colheita ocorrem mais cedo. Atrás deles, começam as regiões do noroeste, Sibéria e Extremo Oriente.
Importante! Em boas condições, o trigo pode ser armazenado por até 4 anos e os grãos destinados à semeadura, — até 14 meses.
Inverno
As variedades de trigo de inverno amadurecem mais cedo, portanto, são colhidas mais cedo, mas somente após atingirem a fase de maturidade completa. No sul e leste da Rússia, a colheita pode começar em junho, se a primavera e o verão estiverem muito quentes. Atrás deles, o sofrimento começa em outras áreas e pode se estender até o primeiro de agosto - aqui tudo é decidido pelas condições climáticas.
Primavera
Essa cultura do trigo amadurece 10-16 dias depois do inverno; portanto, eles podem colher do final de junho até o final de agosto. O primeiro trabalho começa nas regiões sul e termina no norte.
Métodos de colheita
Para a implementação bem-sucedida da colheita, é necessário calcular o número necessário de equipamentos e trabalhadores experientes, para estabelecer um cronograma. Períodos ótimos de sofrimento - até 4 dias, para que o grão não tenha tempo de crescer demais e derramarcaso contrário, as perdas de safra podem chegar a 60%.
Não é segredo que combinações modernas são usadas para colher grãos. Eles realizam três operações principais de colheita - colhendo, debulhando,. Cortando as orelhas, a colheitadeira as envia para o compartimento de debulha. Lá, as orelhas são esmagadas e os grãos são moídos. Em seguida, é limpo de detritos através da peneira. Além disso, na ceifeira-debulhadora, o desperdício (palha, piso etc.) entra em uma câmara especial de utrus e é jogado no campo, e o grão entra no compartimento pelo qual é carregado nas máquinas que transportam trigo para a colheita de grãos.
Uma condição importante para obter uma colheita de trigo decente é a capacidade de determinar com precisão o grau de maturidade do grão e usar sabiamente as condições climáticas.
Regras para processamento e armazenamento de culturas
Não menos importante do que a colheita é preservar a colheita. Para evitar que o trigo perca sua qualidade, é necessário manter uma temperatura ideal de +5 ... + 8 ° C e umidade no nível de 65–70% no celeiro. Além disso, o cereal deve ser retirado de vez em quando para evitar debates e calor. Durante o armazenamento, temperatura (até + 11 ° C) e umidade, bem como endurecimento, não devem ser permitidos, pois o grão pode apodrecer ou apodrecer.
Importante! Uma das principais tarefas do armazenamento de grãos pode ser chamada de manutenção do peso e da qualidade do trigo.
Quando o grão é depositado, o armazém deve ser desinfetado para impedir o desenvolvimento de fungos etc., o que implicará uma perda da qualidade dos cereais.
No processo de colheita do trigo, os critérios mais importantes permanecem a velocidade e a pontualidade de todo o trabalho em andamento, incluindo os marcadores para armazenamento. A procrastinação pode causar grandes danos.