As galinhas poedeiras são bastante despretensiosas às condições de criação. Mantendo-os mais simples e mais baratos que os frangos de corte. Atenção especial deve ser dada à alimentação adequada, como forma de obter produtos realmente saborosos e selecionados. Para alimentar esse tipo de ave, é necessário focar na raça, idade, período de muda, estação do ano. De qualquer forma, a dieta deve ser equilibrada em termos de saturação com proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, e também bastante abundante, mas não excessiva. Este artigo discutirá algumas das sutilezas de sua alimentação desde o nascimento e durante todo o período de produtividade que um agricultor precisa saber para obter ovoprodutos de alta qualidade.
Quanta comida é necessária por dia para galinhas poedeiras?
As galinhas poedeiras devem ser administradas 3-4 vezes ao dia e, de preferência sempre ao mesmo tempo. Nesse caso, o pássaro se acostuma a uma certa rotina, o que afeta positivamente sua produtividade. Para algumas raças (P11, gênero Island, Plymouthrock, New Hampshire, Welsumer, Australorp), você pode passar dias de folga de vez em quando, pois essas camadas são mais propensas do que outras a ganhar excesso de peso, o que é prejudicial à produção de ovos.As taxas de alimentação são em média de 120 a 170 g por frango por dia.
Importante!Deve-se lembrar que o regime de consumo de aves na direção do ovo é observado. Galinhas de rochas altamente produtivas precisam de mais água do que de baixa produtividade. A norma diária da água é de 220 g. Esse indicador varia de acordo com o peso do pássaro e a composição mineral da ração (uma dieta rica em sais de potássio, cálcio e fósforo, aumenta a ingestão de líquidos).
Componente da dieta | Peso em gramas |
Trigo | 50 |
Milho | 10 |
Cevada | 40 |
Bran | 20 |
Escudo à terra | 5 |
Farinha de osso | 1 |
Giz | 3 |
Sal | 0,5 |
Diet
Uma dieta ideal atende a requisitos como:
- atender às necessidades nutricionais das galinhas poedeiras;
- fornecer os indicadores necessários da produção de ovos;
- minimizando o orçamento e garantindo a máxima rentabilidade da produção de ovos.
Para galinhas
Imediatamente após o nascimento da galinha, ela entra em um habitat completamente diferente e começa a crescer em ritmo acelerado, por isso é tão importante que o sistema digestivo que ainda não esteja maduro o suficiente funcione sem problemas. Os intestinos estão apenas começando a se adaptar à digestão dos nutrientes, e as galinhas não devem receber alimentos grosseiros e difíceis de digerir.
Importante! Uma crença comum sobre os benefícios dos vermes como alimento vivo rico em proteínas é errônea. Em nenhum caso as galinhas devem ser comidas por vermes, pois podem ser infectadas com helmintos, o que leva a uma doença grave e até à morte de uma futura galinha poedeira. Além disso, os helmintos podem penetrar na produção de ovos através da casca.
A primeira vez que um recém-nascido precisa ser alimentado (primeiro é o melhor grão de milho e depois a gema cozida misturada com sêmola) 12 horas após a eclosão. Durante a próxima semana, alimente a cada 2 horas e reduza a frequência para 7 vezes por dia. Gradualmente, urtigas e cebolas verdes picadas, cenouras e batatas cozidas raladas, grumos de trigo e aditivos como óleo de peixe (0,1 g por dia), farinha de ossos e giz são adicionados à dieta. Para garantir a norma do cálcio, são fornecidos o queijo cottage e o kefir. A água potável deve estar quente (30 ° C), fervida. Após um mês e meio, você pode incluir grãos integrais na dieta.A partir dos 3 meses de vida (mas a partir de um peso corporal suficiente além da idade), as galinhas são transferidas para uma dieta normal. Ao mesmo tempo, os animais jovens são alimentados com mais frequência do que as galinhas adultas, 4-5 vezes ao dia.
Você sabe Os filhotes conhecem as vozes de seus pais, lembrando-se deles nos primeiros dias de vida, e respondem apenas à voz da mãe. Ao mesmo tempo, os adultos não se lembram da voz de suas galinhas e correm para todos os filhotes a qualquer momento.
Para galinhas
De manhã (a primeira vez é muito cedo, por volta das 6 horas), as galinhas são alimentadas com pequenas porções de trigo germinado, purê de grãos esmagados (melhor no caldo de peixe). A maioria dos alimentos (60%) é destinada às galinhas à tarde, assim como nesse momento o processo de formação dos ovos começa. No almoço e no jantar, o pássaro deve receber legumes cozidos, farelo, alimentos compostos, peixe picado, restos de carne e, é claro, cereais.Quanto a este último, a diversidade é muito importante aqui. Diferentes espécies não devem ser perturbadas, é melhor oferecer algo novo às camadas todos os dias: trigo, cevada, aveia, milho, triticale (mistura de trigo e centeio).
Você sabe A raça que mais põe ovos é marrom quebrada. Eles produzem cerca de 300-320 ovos por ano e muito grandes (até 65 g). Esses pássaros se distinguem por uma disposição calma, simpatia e resistência ao estresse.
Características da alimentação no inverno
A estação fria é um período difícil para os agricultores. Curtas horas de luz do dia, uma diminuição no número de caminhadas e a ausência de vegetação fresca não podem deixar de afetar a produtividade das galinhas poedeiras. Urtigas secas, feno vitamínico de ervas (trevo, alfafa), vassouras de folhas de tília e bétula devem ser preparadas com antecedência.No inverno, recomenda-se incluir na dieta bagas de rowan e agulhas picadas, farinha de peixe e carne e ossos, além de abóbora e cenoura, como fonte de caroteno e beterraba (rica em compostos de nitrogênio). Não se esqueça dos produtos lácteos como fonte de cálcio. Certifique-se de estocar pedregulhos de cascalho, que contribuem para a digestão eficiente dos alimentos.
A indústria moderna oferece vários aditivos que também são usados ativamente no inverno.
Molho de vitaminas para galinhas poedeiras
A composição mineral e vitamínica da ração depende do seu tipo, do tipo de solo em que cresce, da tecnologia de limpeza e armazenamento. As vitaminas A, D, E, K e o grupo B. são da maior importância para a produtividade dos ovos.Normalmente, na dieta de galinhas poedeiras, há uma deficiência de nutrientes, que podem ser reabastecidos com a ajuda de aditivos especiais que são introduzidos no corpo como injeções e adicionados aos alimentos e alimentos. água. As vitaminas geralmente representam 2-3% do custo da dieta.Os complexos vitamínicos "Microvit Blend", "Village Plex", "Ryabushka", "Soitra" provaram ser bons. Ao escolher, preste atenção à embalagem, que deve indicar o objetivo dessa pré-mistura vitamínica especificamente para as raças de ovos de galinhas.
As algas secas (para fortalecer a casca) são fornecidas como aditivos adicionais, o vinagre de maçã é adicionado à água potável (para tom geral) e ao óleo de peixe (como fonte de vitamina D).
O que é proibido alimentar galinhas poedeiras?
Os proprietários de pequenas fazendas familiares e fazendas domésticas geralmente consideram o frango onívoro uma qualidade muito boa e benéfica para si. Este pássaro (com exceção de algumas cruzes, por exemplo, o gigante húngaro e Hércules) é realmente despretensioso em nutrição tanto quanto, por exemplo, gado, em particular, vacas leiteiras. No entanto, para o crescimento saudável das galinhas poedeiras e a obtenção de ovoprodutos de alta qualidade, você precisa saber que tipo de comida é estritamente proibida a ingestão de frango.
Estes incluem:
- leite (não digerido adequadamente devido à falta das enzimas necessárias e causa doenças intestinais);
- queijo, lingüiça, peixe defumado (alimentos muito gordurosos e salgados);
- álcool (fígado de galinha não é capaz de processá-lo);
- doces (o pâncreas das galinhas não produz insulina suficiente);
- batata verde (muito tóxica);
- pão branco fresco (incha no intestino, é melhor dar seco, de preferência preto);
- um grande número de maçãs e peras (difíceis de digerir);
- alimentos muito duros (casca de batata, casca de melancia, casca de frutas cítricas, pedaços grandes de legumes);
- alimentos azedos, fermentados e azedos;
- os restos de comida dos hospedeiros (geralmente temperados com especiarias e cozidos em grandes quantidades de óleo, o que é prejudicial para as galinhas poedeiras).
Vídeo: Como não alimentar galinhas
Dicas úteis
Além da necessidade de cumprimento do regime acima mencionada e do uso obrigatório apenas de camadas de produtos frescos, existem mais algumas nuances e características que os agricultores devem conhecer:
- Nas galinhas, as penas são derrubadas periodicamente - o chamado muda. Esse processo requer altos custos de energia, como normalmente acontece no final do outono, no contexto da deficiência de vitaminas. Durante esse período, atenção especial deve ser dada à nutrição das galinhas poedeiras e ao recebimento de todas as substâncias úteis.
- Grama, folhas e coníferas precisam ser colhidas longe de rodovias poluídas por escapamentos prejudiciais.
- A qualidade da cama é fundamental para o desempenho do pintinho. O lixo muito úmido é um excelente meio para a propagação de bactérias nocivas. É necessário monitorar a umidade do ar no galinheiro, bem como a concentração de minerais na água potável e na ração (excesso de sal na dieta leva ao consumo excessivo de água e, como resultado, esterco líquido e más condições sanitárias).
- O excesso de sal na dieta e na água também afeta negativamente a qualidade da casca dos ovos, tornando-a quebradiça.
- Para obter uma gema de cor brilhante e bonita, você precisa adicionar milho, flores de calêndula e outros pigmentos amarelos de origem vegetal à dieta dos pássaros.
Resumindo, deve-se notar que no conteúdo das galinhas poedeiras existem três pontos fundamentais: condições de temperatura confortáveis, boa iluminação do galinheiro e alimentos de alta qualidade e bem escolhidos. Se você seguir essas regras bastante simples, poderá obter o máximo de produção de ovos ao longo do ano.