Ao criar patos, é importante conhecer toda a sabedoria de cuidar dessas aves. Você também precisa estar preparado para avisar e, possivelmente, combater vários problemas. Por exemplo, muitos avicultores experientes sabem em primeira mão que patos adultos e até pequenos patinhos podem arrancar penas um do outro, e isso leva a danos consideráveis. Para que os pássaros não estraguem seus parentes, deve-se saber que medidas devem ser tomadas para combater esse flagelo.
Razões para comportamento agressivo
Arrancar penas é geralmente característico das aves domésticas. Patos, galinhas e perus se beliscam, mas os patinhos gostam especialmente de fazer isso. Isso se deve ao fato de que, aos 2 meses de idade, os bebês adultos são liberados para passear. Os patos adultos não estão muito felizes com o reabastecimento, pois veem os concorrentes no crescimento jovem e podem começar a beliscá-los.
Você sabe Segundo uma versão da origem da fraseologia “pato de jornal”, a razão de sua aparência foi a gula dos patos - é claro, fictício. Em 1815, o jornalista Robert Cornelissen riu por uma questão de escreveu uma nota na revista que esses pássaros sem uma pontada de consciência comiam seus parentes, cortados em pedaços. O público crédulo aceitou as informações pelo seu valor nominal e em plena discussão sobre esse fenômeno. No futuro, um fato terrível foi refutado pelo próprio jornalista.
E os patinhos impensados tomam um exemplo de adultos e também começam a arrancar penas. Isso inevitavelmente leva a brigas e agressões.Segundo especialistas, existem os seguintes motivos para um comportamento agressivo não padrão:
- má nutrição e água potável insuficiente;
- a quantidade de comida excede a norma, ou seja, você alimenta demais o pássaro;
- as necessidades nutricionais dos patos mudaram;
- área de paddock insuficiente;
- falta de alimentadores e tanques de água;
- a presença no rebanho de indivíduos agressivos por natureza.
Possíveis causas para raças individuais
Há momentos em que parece não haver razão para esse comportamento, e os patos ainda mordem e beliscam um ao outro. Acontece que a genética é a culpada. Existem raças de patos que crescem em um ritmo muito rápido, o que significa que precisam de mais substâncias para construir músculos. Conheça os representantes dessas raças.
Patos Mullard arrancar penas um do outro
A travessia do pato de Pequim e da Indochka resultou no aparecimento de muleards. Este é um pássaro muito forte que tem um forte sistema imunológico. Mas eles também podem ter problemas de plumagem. Mulard retira penas de parentes, como resultado das quais aparecem manchas carecas e lesões na pele.
Você sabe Os patos como aves domésticas são muito populares na China, onde crescem até 2 milhões de indivíduos por ano. Mas na América Latina, os patos dificilmente são comidos.
As razões para esse fenômeno nesses patos são, no geral, as mesmas de todos, mas também existem peculiaridades para essa raça. As glândulas da cauda nos patos produzem gordura e, portanto, os mullards apresentam anormalidades no funcionamento dessas glândulas. Por esse motivo, os pássaros puxam suas penas primeiro e depois os vizinhos.
Índios se beliscam no sangue
Patos internos, ou patos mudos, também são propensos a agressão. Eles derrubam penas por todas as razões acima, mas além disso, esta raça é muito sensível à luz intensa e alta umidade.
Se nada for feito, as consequências são muito tristes: os pássaros bicar seus parentes no sangue, e isso leva à infecção por várias infecções.
Por que os patinhos arrancam penas
Quanto aos patinhos, suas principais causas de comportamento anormal são nutrição desequilibrada e condições inadequadas de detenção. As crianças são inicialmente cobertas com penugem e, quando o processo de plumagem começa, depois com a falta de nutrientes, os filhotes arrancam penas e penas.
Às vezes, você pode observar como os patinhos comem penas, porque vêem neles a fonte de seus componentes vitais.
Além disso, a retirada pode ser devida ao replantio mal sucedido de animais jovens para adultos, como resultado do qual a luta pela sobrevivência começa no quintal das aves.
Quais poderiam ser as consequências
Se você notar problemas de plumagem em seus patos, eles provavelmente começaram a puxar penas um do outro.
Importante! Se você notar uma leve falta de penas na cauda, asas ou no pescoço de suas aves, tenha cuidado e pronto para tomar medidas decisivas contra indivíduos agressivos. O problema é mais fácil de resolver desde o início.
É necessário tomar medidas imediatamente contra tais ações, caso contrário, as seguintes consequências aguardam as aves:
- Lesões cutâneas menores sofrem mais descamação, após o que uma ferida pode ser tão profunda que o pássaro perde a consciência devido à perda de sangue, e existe até o risco de morte.
- Qualquer infecção pode penetrar livremente através de feridas abertas, e um indivíduo doente pode infectar seus parentes, o que levará a grandes perdas.
O que fazer, remédios populares
Agora consideraremos que ações devem ser tomadas se os patos ou os patinhos morderem e depois bicarem seus irmãos.
Reassentamento do agressor
Se você estabeleceu os instigadores de um comportamento tão anômalo, pegue-os e coloque-os em um local separado. Depois de isolar um pássaro agressivo, forneça-o com os alimentos necessários e observe-o. Na maioria dos casos, uma dieta aumentada reduz o problema a nada.
Somente depois que os sintomas da agressão desaparecem, o pato pode ser devolvido à família.
Mudança de dieta
A dieta errada, como se vê, é o motivo mais comum de morder. Portanto, se você fizer as alterações corretas no menu, não haverá um rastro do problema.
Aqui, as recomendações dos especialistas são as seguintes:
- Durante o período de intenso crescimento e desenvolvimento, é melhor dar aos patos um alimento especial que seja completamente equilibrado e contenha uma porção aumentada das substâncias necessárias.
- No caso de arrancar penas no sangue, é recomendado um curso especial, que contém ração protéica, mas apenas de origem animal (administrada uma vez a cada 7 dias).
- Leite em pó, ossos ou farinha de peixe também podem ser um excelente complemento para alimentos básicos.
- Legumes, especialmente abobrinha e abóbora, são limitados, porque esses alimentos podem causar indigestão e levar à lixiviação de substâncias benéficas.
- Dê duas vezes durante a semana 1-2 pedaços de espadilha ou capelim.
- Se possível, solte os pássaros no lago. Eles encontrarão lá os alimentos de que precisam para crescer.
Melhorando o acesso a bebedores e alimentadores
Inspecione seu quintal de pássaros e observe os patos. É possível que você tenha calculado incorretamente o número de tigelas e alimentadores. Isso pode levar a brigas entre indivíduos, durante os quais os patos se beijam.
Importante! Suplementos de arginina, metionina e cistina, manganês e enxofre podem ser usados para fins profiláticos com essas ações da ave. Além disso, essas substâncias estimulam o crescimento das penas.
Portanto, se esse inconveniente for encontrado para o pássaro, aumente o número de pontos de acesso em alimentos e bebidas e torne-os convenientes.
Suporte de umidade
A pena de pato é muito sensível à umidade. O fato é que, devido à sua estrutura, as penas se deterioram quando está muito seca ou muito molhada. A umidade ideal na casa é de 60%. Para garantir isso, é necessária uma boa ventilação ou pelo menos ventilação regular.
Aumento do curral
Espaço suficiente deve ser alocado para cada pássaro na caneta, não deve haver aglomeração. Os avicultores recomendam equipar um curral à taxa de 2 patos por 1 km². m) Obviamente, essas são condições ideais e nem sempre podem ser observadas.
Mas se a razão para arrancar e bicar reside precisamente na falta de espaço para cada pássaro, você terá que expandir o espaço ou reduzir o número de animais.
Como prevenir no futuro
Agora que você conhece as possíveis causas do problema de arrancar as penas e como evitá-las, basta executar medidas preventivas. Siga as regras de cuidados, alimentando e regando o pássaro, se necessário, forneça vitaminas e minerais adicionais, o que ajudará a evitar os problemas associados ao arrancar as penas.
Importante! Um indivíduo que tenha recebido danos menores na pele deve ser isolado em uma gaiola limpa. As feridas devem ser tratadas com um anti-séptico até a cura completa; você pode usar alcatrão para isso.
Além disso, você pode pulverizar todos os patos com uma infusão de ervas com sabor amargo, bem como aplicar o método de poda de bico (para patos agressivos). Se você precisar fazer apenas o último procedimento, é melhor confiar isso a um veterinário experiente.
Se você notar que os patos bicam nas próprias penas e nas de outras pessoas, agora você sabe que esse comportamento em um bando de patos não é incomum. Não entre em pânico, mas tente entender o motivo de tais ações. Faça os ajustes necessários em nutrição, cuidado ou manutenção e esses problemas desaparecerão rapidamente.
Esteja atento às suas aves, siga todas as regras e regulamentos e qualquer problema passará por você.