Desde os tempos antigos, o mel tem sido usado como um tratamento médico que pode lidar com um grande número de várias doenças. E isso não é surpreendente, porque o produto apícola descrito tem uma composição única, que determina seu efeito benéfico em todos os sistemas do corpo humano. O mel é particularmente eficaz no sistema imunológico. Qual é o uso do produto para imunidade e como tomá-lo corretamente - mais sobre isso mais adiante neste artigo.
Composição química e vitamínica do mel
O mel é um produto natural da apicultura, a maioria dos quais é representada por um grupo de açúcares - glicose, frutose, sacarose e enzimas - diastase, amilase, catastase. Em alguns casos, seu número pode atingir até 80% de todos os componentes. No entanto, não apenas os açúcares dão valor nutricional a um tratamento - ele inclui uma ampla variedade de vitaminas e minerais.
Entre substâncias biologicamente ativas podem ser identificados como:
- B3 (ácido nicotínico) - participa de processos redox, tem um efeito positivo no funcionamento do sistema nervoso, é necessário para o metabolismo de proteínas e a síntese de material genético;
- B6 (piridoxina) - promove a absorção de proteínas e gorduras, serve como profilaxia para muitas doenças nervosas e da pele, regula a glicemia;
- B9 (ácido fólico) - necessário para o crescimento e desenvolvimento de novas células, afeta positivamente o desenvolvimento fetal do feto, estabiliza o contexto emocional;
- Com (ácido ascórbico) - aumenta as funções protetoras do corpo, serve como um poderoso antioxidante, libera o corpo de substâncias nocivas e radicais livres;
- Um (retinol) - participa da síntese de proteínas, normaliza o metabolismo, participa da formação de tecidos dentários e ósseos, é necessário para o crescimento de novas células;
- E (tocoferol) - protege o corpo dos efeitos nocivos de fatores externos, previne o envelhecimento precoce, melhora a regeneração celular;
- K (filoquinona) - regula a coagulação sanguínea, participa da hematopoiese, promove a formação e mineralização do tecido ósseo.
A composição do mel é complementada com os seguintes minerais:
- cálcio - é necessário para a construção do tecido muscular e dos ossos do esqueleto, tem um efeito positivo no músculo cardíaco, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ativa a produção de muitas enzimas;
- potássio - normaliza o trabalho do sistema cardiovascular, é útil para o trabalho dos rins e do fígado, participa da saturação das células com oxigênio, regula o balanço hídrico;
- fósforo - participa do metabolismo, é um componente básico dos dentes e ossos, ativa o trabalho das vitaminas B, normaliza os processos de troca de energia;
- sódio - estimula o processo de digestão, mantém o nível ácido-base, afeta positivamente o sistema nervoso, estimula a produção de muitas enzimas;
- magnésio - suporta o funcionamento normal do cérebro, é necessário para a geração completa de energia, aumenta a eficiência, reduz o risco de doença cardíaca;
- ferro - tem um efeito benéfico no metabolismo, impede o desenvolvimento de anemia, é responsável pelo transporte de oxigênio para as células dos tecidos.
O mel possui enzimas úteis para o corpo humano, ácidos orgânicos e essenciais, fibras alimentares e flavonóides.
Importante! Há um grande número de variedades de mel - maio, trigo sarraceno, flor etc. - todas elas são extremamente úteis e, independentemente de qual delas será usada, o principal é que elas são completamente naturais. Um produto artificial não possui uma composição curativa e pode até prejudicar a saúde humana.
Propriedades úteis para o corpo
A composição multifacetada de vitaminas e minerais do produto apícola descrito determina suas altas qualidades curativas e efeitos benéficos em todos os sistemas do corpo humano.
Adultos
O mel tem efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e antivirais, portanto, serve como um excelente terapêutico e profilático para resfriados. Fortalece o sistema imunológico, ativa funções de proteção e promove a recuperação rápida. Também melhora a condição do sistema respiratório, combate a bronquite e a tosse, ajuda na angina.
O produto é caracterizado por propriedades bactericidas pronunciadas, pelas quais é utilizado com sucesso no tratamento externo de feridas, úlceras, lesões, processos inflamatórios na pele. Aumenta a capacidade regenerativa da epiderme, restaura rapidamente as células, contribuindo para o surgimento de novas. Além disso, o mel tem um efeito positivo no funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso.
Você sabe O sangue humano em sua composição contém 24 oligoelementos essenciais. 22 deles estão em mel — é por isso que o produto especificado é tão valioso para o corpo.
Combate os efeitos do estresse, alivia a depressão e a insônia, aumenta o humor, tem um efeito benéfico no contexto psicoemocional, reduz o risco de ataques cardíacos e derrames. O doce deleite descrito lida com violações do trato digestivo: acelera os processos metabólicos, melhora o apetite, normaliza o trato digestivo e lida com sucesso com a estagnação da bile.O mel é considerado um remédio natural ideal para manter a beleza e a juventude. Com uso externo, limpa a pele, remove a inflamação, combate a acne e erupções cutâneas, previne o aparecimento de rugas. O consumo regular de guloseimas no interior impede o envelhecimento prematuro da pele, permite restaurar rapidamente a força, encher o corpo com energia vital.
O produto tem alta eficiência no tratamento de doenças ginecológicas. É usado em supositórios, infusões, compressas para tratar a inflamação de órgãos externos, erosão, miomas etc. Devido à presença de sacarose e frutose naturais no mel, é útil para diabéticos como um meio que normaliza os níveis de glicose no sangue e melhora o estado geral organismo.
Crianças
Muitos pais duvidam que o produto descrito seja útil para crianças, pois pertence à categoria de alérgenos fortes. No entanto, o valor do mel para o corpo de uma criança pequena é extremamente grande.Possui uma composição complexa, representada por um grande número de minerais e substâncias biologicamente ativas, com efeito tônico, restaurador, antiinflamatório, antimicrobiano e antifúngico, que aumentam excelentemente as funções protetoras e temperam o sistema imunológico da criança.
Importante! O mel é caracterizado pela aplicação universal e permite melhorar o trabalho de todos os sistemas do corpo. Mas você deve se lembrar que o produto é altamente alergênico, portanto, antes do uso, é necessário realizar um teste de alergia, especialmente se estiver relacionado a crianças.
O mel é usado principalmente para tratar resfriados em crianças. Ajuda na tosse seca, facilita a expectoração com bronquite, reduz a temperatura, ativa as funções protetoras do corpo e ajuda a superar rapidamente a infecção.
- Além disso, é mostrada uma delicadeza natural:
- para a prevenção e tratamento da anemia, pois é um excelente fornecedor de ferro;
- para aumentar a imunidade. Devido à sua composição rica, é capaz de substituir os complexos vitamínicos e minerais da farmácia, sendo absorvido pelo organismo muito mais rapidamente;
- normalizar o descanso noturno, pois possui um efeito pronunciado de relaxamento;
- encher o corpo com energia vital e restaurar a força após esforço físico ou mental.
Indicações para o uso de mel
A medicina tradicional usa o mel há muito tempo para a prevenção e tratamento de várias doenças.
- É mostrado:
- normalizar o sono noturno e se livrar da insônia;
- fortalecer a imunidade e melhorar as funções protetoras do corpo;
- com violações do trato digestivo e trato gastrointestinal;
- no tratamento de doenças ginecológicas;
- para o tratamento de doenças de pele;
- com fadiga crônica, apatia, diminuição do apetite, estados depressivos;
- melhorar a condição da pele, cabelos e unhas;
- para perda de peso ou, inversamente, ganho de peso;
- para o tratamento de resfriados;
- na presença de doenças dentárias;
- com hipertensão e saltos na pressão arterial.
Importante! O maior benefício é o mel quando consumido pela manhã, com o estômago vazio. Para uma assimilação máxima do produto, ele deve ser diluído em água levemente morna — para 1 copo de água 1 colher de chá. meios.
Características e métodos de aplicação da imunidade
Naturalmente, o mel natural é considerado o produto mais útil para fortalecer o sistema imunológico e melhorar as propriedades protetoras do corpo humano. É um antibiótico natural que cria um ambiente no corpo humano que é desfavorável ao desenvolvimento e atividade vital de microorganismos patogênicos e contém várias substâncias que matam bactérias, mas não violam a microflora natural do intestino humano.Além disso, o produto lida com violações no trato digestivo, que também tem um efeito positivo no sistema imunológico. Ele trata gastrite e úlceras, ajuda a remover a bile e o excesso de líquidos, limpa toxinas e produtos químicos nocivos, combate os vermes. Um tratamento natural é caracterizado por uma propriedade sedativa, acalma o sistema nervoso, reduz a tensão nervosa e o estresse no sistema imunológico.
Com isso, você pode se livrar da depressão, normalizar o estado psicoemocional, reduzir os efeitos nocivos do estresse no sistema nervoso. Para fortalecer o sistema imunológico, o mel pode ser consumido separadamente ou com outros produtos. Gengibre, frutas secas, limão, alho e nozes são excelentes como aditivos para um doce.
Você sabe Cientistas canadenses conduziram uma série de estudos que comprovaram a impossibilidade de vida bacteriana no mel (incluindo Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa). Verificou-se que uma proteína única, a defensina, que faz parte da imunidade das próprias abelhas, tem um efeito antibiótico semelhante.
Recomenda-se que os adultos usem o produto da seguinte maneira:
- para a prevenção de doenças - com o estômago vazio, 2 horas de um medicamento diluído em um copo de água morna;
- para doenças, para recuperação rápida - 2 horas, significa três vezes ao dia, 30 minutos antes de comer.
O esquema de consumo de mel mais eficaz para crianças:
- para prevenção: até 6 anos - 1 hora pela manhã, até 12 anos - 2 horas pela manhã;
- durante a terapia: até 6 anos - 1 hora de manhã e à noite, até 12 anos - 2 horas de manhã e à noite.
As crianças devem introduzir o produto a partir de doses muito pequenas, controlando estritamente o estado do corpo. Se houver reações negativas, a recepção de um doce deve ser interrompida.
Você sabe Nos tempos antigos, o mel era usado como conservante: eles eram revestidos com carne e enterrados no chão. Com este tratamento, o produto pode ser armazenado por um tempo suficientemente longo.
Contra-indicações para o uso de mel
Há uma opinião de que o mel é útil para todos, sem exceção, e deve ser consumido regularmente, mesmo por pessoas absolutamente saudáveis.
- No entanto, como qualquer outro medicamento, mesmo natural, ele tem várias contra-indicações, que incluem:
- idade até 3 anos, devido ao alto risco de reações alérgicas;
- intolerância individual;
- insuficiência renal ou hepática.
- Com cuidado, você deve usar o produto:
- mulheres grávidas e mulheres durante a amamentação;
- com exacerbação de quaisquer doenças crônicas;
- diabéticos em risco de aumento dos níveis de glicose;
- pessoas com pancreatite;
- na presença de tumores de várias etiologias.