O trabalho de outono no apiário é um dos principais procedimentos que acompanham todos os apicultores de sucesso. Com sua ajuda, você pode preparar efetivamente as abelhas para um longo inverno, bem como estabelecer as bases para uma maior expansão do apiário. Este artigo examinará em detalhes como preparar as abelhas para o inverno e também descreverá as principais etapas preparatórias do procedimento.
Por que precisamos do trabalho de outono no apiário
Antes do início do inverno, qualquer apiário requer uma preparação cuidadosa por um período desfavorável. Apesar das características climáticas da região, mesmo nas áreas geográficas do sul durante esse período, há um resfriamento, reduzindo drasticamente o suprimento de alimentos para insetos. Para que um apiário sobreviva a um período desfavorável, muitos procedimentos são necessários para proteger as colônias de abelhas da extinção.
Esta etapa da apicultura moderna é uma medida obrigatória. Graças a ele, você pode salvar a população de insetos e expandir o apiário, se possível. Além disso, como você sabe, a duração do período produtivo das abelhas é bastante curta, portanto, o trabalho de outono também ajuda a rejuvenescer as famílias. Sem isso, na primavera, a maioria das famílias enfraquecerá e a produtividade das rainhas praticamente cessará.
Trabalhar com abelhas
Como os insetos são o principal valor no apiário, o principal trabalho sobre os preparativos do outono para a próxima temporada começa com a exposição às abelhas. Antes de tudo, a família das abelhas requer rejuvenescimento, bem como a criação de enxames de reserva para futuras ninhadas. Além disso, os insetos precisam de um exame completo, antes do inverno podem manifestar uma variedade de patologias, incluindo o caráter do rebanho.
Você sabe As primeiras colméias apareceram cerca de 6 mil anos atrás, durante o período de domesticação maciça de abelhas no território da Grécia moderna, Índia e Egito. Eles eram recipientes de barro não separáveis de várias formas e tamanhos.
Formação de núcleo de reposição
O núcleo desempenha um papel importante na garantia do rejuvenescimento dos apiários, além de aumentar o número de famílias de frutas. Dentro de suas paredes, ocorre a maturação e maturação do útero infértil, antes de ser reassentado em uma família jovem ou em caso de morte da antiga. Às vezes, núcleos são criados a partir de famílias jovens reassentadas. Nesse caso, uma ninhada produtiva jovem é obtida no início da primavera.
Existem dois tipos de construções:
- pequenas colmeias independentes - as abelhas e o útero são transferidos para a estrutura após a extração do mel ou durante a extração das armações;
- casas padrão - as colmeias de frutas são divididas em compartimentos, enquanto cada um dos departamentos deve ter seu próprio entalhe.
A formação dos núcleos começa aproximadamente 1 a 2 dias antes da liberação das rainhas jovens. As casas de abelhas são examinadas cuidadosamente quanto a todas as falhas estruturais e, em seguida, o número necessário de estruturas é colocado e instalado em uma delas. Ao mesmo tempo, as abelhas operárias jovens são removidas da família principal e transferidas para um local frio com uma temperatura de cerca de +10 ... + 15 ° C. Isso sinaliza o inseto sobre o início de um período desfavorável e também ativa os instintos naturais da busca por um novo útero.
Para determinar o número de casas necessárias, é usada a seguinte regra: para salvar a população do envelhecimento e do congelamento de rainhas de reserva, deve haver cerca de 10% da quantidade principal, para aumentar a população na primavera, seu número deve ser aumentado para pelo menos 30%. Determinar o tamanho dos núcleos também é bastante simples, cada uma dessas casas deve conter cerca de 2 a 4 quadros, pelo menos 1 dos quais deve ser preenchido com fertilização.
Importante! Se o núcleo consistir em vários compartimentos, todas as partições devem ser seladas para que os feromônios do útero não se misturem. Caso contrário, os insetos podem sair da colméia.
Camadas de outono com útero sobressalente
Assim que um novo útero nasce, ele é transferido para o núcleo e, em seguida, as abelhas jovens também são colocadas na casa. Para preencher o núcleo corretamente, cerca de um quarto da estrutura padrão exigirá cerca de 150 g de insetos. Depois disso, o núcleo povoado é transferido para um local fresco e sombreado por 2-3 dias. Durante esse período, as abelhas devem se familiarizar com o útero e instalar-se em um novo lar. Após um período de tempo, os núcleos são transferidos para as colméias principais; antes da abertura, recomenda-se que as abelhas sejam alimentadas, caso contrário parte dos insetos pode deixar a família.
Se a colmeia é formada a partir de um enxame separado do útero da fruta, não é recomendável plantar um útero infértil para eles. Tais abelhas relutam em percebê-la, o que frequentemente a ameaça de morte. Para isso, no núcleo, a família é mantida junto com a abelha velha e fertilizada. Depois de botar ovos, eles a agarram e, em vez disso, plantam uma estéril. Antes de chocar as larvas, a nova abelha adquire o cheiro da família, após o que as abelhas trabalhadoras a percebem como sua, o que é a garantia de uma fertilização completa e a obtenção de reposição de alta qualidade.
Para criar camadas fortes e completas de outono, é necessário começar a criar uma nova população cerca de um mês antes da última data para coletar o último mel. Isso permitirá que você tenha jovens sexualmente maduros que sobrevivem constantemente às geadas e, na primavera, dão origem a uma colméia forte e frutífera.
Determinando a Força da Família
Este procedimento na apicultura torna possível entender qual a porcentagem de famílias que sobreviverão com sucesso ao inverno, e cuja morte é apenas uma questão de tempo. A força da família é determinada com base no número de novos indivíduos criados após a última colheita de mel, bem como na densidade populacional dos quadros. É por isso que muitas vezes a força da família está associada à fertilidade da abelha.
Ao diagnosticar, você precisa determinar a porcentagem de ninhada aberta e fechada. Se o primeiro for muito maior - o útero está formando ativamente uma nova prole. Assim, famílias fortes são caracterizadas por ninhada alta, além da população ativa de centenas de novas larvas. Um pequeno número de ninhadas, bem como a colonização desigual de centenas de larvas, indicam uma baixa força de enxame.
Para verificar a força da família, também deve ser realizada uma inspeção adicional. A aparência da rainha do enxame também deve ser avaliada: o útero jovem e produtivo está sempre com o abdômen redondo, não tem medo de uma pessoa e põe os ovos intensamente. Fraco sempre pequeno, incompleto e inativo.Importante! Para fortalecer uma família fraca na colméia, é necessário adicionar um útero jovem à colméia, caso contrário as abelhas podem sair de casa ou até morrer.
É necessário prestar atenção especial às famílias que liberaram enxames jovens, usaram subornos abundantes, juntaram-se a enxames tardios e até ficaram por um curto período sem uma abelha. Na maioria dos casos, eles requerem cuidados e atenção adicionais.
Formação de ninhos
O inverno bem sucedido do enxame depende diretamente da formação correta do ninho. Nesse momento, o apicultor deve determinar os requisitos ideais de cada casa, além de criar o microclima necessário para a hibernação bem-sucedida dos insetos. Essa etapa é considerada uma das mais exigentes e responsáveis, pois qualquer erro nesse momento sempre leva à morte de abelhas.
Pré-montagem de ninhos para o inverno
Na maioria das vezes, esse procedimento é combinado com um exame profilático do apiário, mas também pode ser realizado como uma medida independente.
A montagem de ninhos para o inverno envolve as seguintes tarefas:
- ajuste da localização das reservas de ração;
- pessoal de abelhas com o número necessário de células;
- reabastecimento de reservas de ração (se necessário).
A montagem começa com uma inspeção completa dos favos de mel, apenas os favos de mel da forma e estrutura corretas são adequados para um longo inverno. Molduras com um grande número de células zangão, entupidas com pão de abelha ou com pouca quantidade de mel, são descartadas. A base da colméia deve ser uma estrutura com alto conteúdo de ninhada; elas são colocadas no centro, circundando 1-2 favos de mel vazios (marrom).
Nas bordas da colméia, eles colocam molduras com mel selado; elas se tornarão a base de forragem da família até a próxima temporada. Seu número varia de acordo com o tamanho da casa das abelhas, enquanto em uma estrutura de mel não deve ser inferior a 2 kg de mel puro. Se os favos de mel rejeitados contiverem ninhada, por um tempo serão colocados nas bordas e depois a prole será substituída por forragem.Durante a montagem das colméias, deve-se prestar atenção à quantidade de pão das abelhas. Para uma família comum, os estoques de matéria devem ser cerca da metade do quadro. É melhor que esses focos do produto estejam localizados em pequenos focos próximos ao mel.
Inspeção de colméias
Embora os insetos se desenvolvam melhor sem intervenção humana, é essencial inspecionar suas casas antes do inverno.
Passe da seguinte maneira:
- Com um cinzel ou outro objeto pontiagudo, desconecte a tampa da casa da base e direcione algumas porções de fumaça para um pequeno espaço. Se houver muitos insetos, a tampa será fechada por 10 a 15 segundos.
- Desconecte a tampa e a gaveta superior da casa e coloque-as em uma nervura na parte superior da estrutura. Depois de chegar aos quadros, as caixas devem ser removidas em um local separado.
- Remova os quadros com menos atividade das colmeias (geralmente elas estão nas bordas). Se os insetos são ativados, eles devem ser afastados pela fumaça.
- Inspecione a condição da família: o número de filhotes de abelhas, a atividade dos insetos entre as armações e a quantidade de estoques de mel. Se pelo menos um desses indicadores não for pronunciado, a família precisará de intervenção imediata. Muitas vezes, neste caso, está na fase de extinção. Uma grande quantidade de mortes também deve ser alertada, o que fala diretamente de problemas, bem como vestígios da manifestação de doenças características (varroatose, narizmatose, infecções por fungos, etc.).
Importante! A inspeção das colméias deve começar do lado oposto ao do viaduto, caso contrário, você impedirá a partida de insetos raivosos.
Classificar quadros
Todos os quadros selecionados das casas são classificados em três grupos:
- forragem - eles contêm a maior quantidade de mel selado. Eles são colocados em um armazenamento separado, criando uma base de alimento para insetos durante o inverno ou como um reservatório para a seleção tardia do produto;
- com pouco mel - têm menos mel que ração, mas estão bem selados e protegidos contra influências externas. Tais quadros são geralmente marrons ou marrons claros. Eles são armazenados separadamente e usados na primavera para aumentar os ninhos;
- outro - contenham a menor quantidade de mel ou o produto estiver mal selado. O mel é frequentemente extraído de molduras não lacradas, o restante é usado para reassentamento adicional em colmeias, como estimulante para a postura de ovos.
Fumigação de favos de mel
Depois de escolher as abelhas, classificar e selecionar os quadros, eles realizam a chamada fumigação. Seu principal objetivo é proteger os insetos de vários parasitas, bem como de todos os tipos de larvas, que no futuro podem se tornar um perigo grave. Para executar o procedimento, as colmeias são preenchidas com o número necessário de quadros, enquanto não devem estar em contato umas com as outras. As extensões são instaladas uma acima da outra e todas as rachaduras são seladas. Use argila úmida ou massa grossa para isso.
Sob a parte inferior da coluna, são colocadas 2 caixas, um piso de areia com cerca de 5 cm de espessura é colocado na parte inferior da coluna ou é colocado um tijolo refratário. Uma pequena assadeira com carvão quente é colocada no piso, sobre a qual é colocada massa de enxofre seco. A quantidade de substância é selecionada estritamente, para cada caso deve ser de cerca de 15 a 20 g.
Depois que o enxofre queima, a caixa baixa é instalada sob a coluna, após a qual a tampa é fechada e todas as rachaduras são seladas. Nesta forma, a casa é mantida por pelo menos um dia, após o qual é desmontada e arejada. Para a eficácia da fumigação, é repetido, com um intervalo de 2 semanas.
Preparando a colméia para o inverno
Para que as abelhas inverno com sucesso, é necessário preparar a própria casa. Para fazer isso, a estrutura deve ser isolada do frio e também selada ao máximo com a precipitação e todos os tipos de pragas. Essa é a base para a preparação de toda a estrutura.
O principal perigo para as abelhas são os roedores, na primavera eles podem penetrar na casa, destruindo sua integridade e destruindo suprimentos de comida. Para evitar isso, todos os slots inferiores devem ser fechados e selados com argila. Apenas um entalhe superior é deixado aberto, enquanto a diferença deve ser mínima. Todas as costuras, bem como outras cavidades, estão sujeitas a vedação, o que ajudará a evitar correntes de ar dentro da estrutura.Você sabe O mel é um dos alimentos mais antigos usados pelos seres humanos. Pela primeira vez, a humanidade começou a recolhê-lo na Idade da Pedra, cerca de 15 mil anos atrás.
O aquecimento das colmeias ajudará a evitar o congelamento de insetos. Para fazer isso, use qualquer material preparado a partir de compostos naturais. Os sintéticos geralmente não são adequados para isso, pois são uma fonte de odores dissuasivos. O aquecimento começa com a criação de uma caixa protetora de madeira ou compensado. É uma caixa 50 mm mais larga de diâmetro e 100 mm mais alta que a própria casa, sem tampa e fundo.
A caixa é fixada em torno de cada colméia, exatamente no centro. A cavidade entre o revestimento e a casa é preenchida com isolamento. Na maioria das vezes, são usados palha seca, feno, musgo, serragem, agulhas, cascas, etc. Você pode substituí-los por uma camada de espuma, uma vez que esta é uma das poucas substâncias sintéticas que possuem inércia quase completa.
2-3 pequenas almofadas são colocadas sob a capa, entre as quais uma camada de papel de jornal deve ser fornecida. Ele absorve o excesso de umidade, protegendo a colméia de alta umidade. O lado externo do telhado da casa, bem como o fundo, se possível, também isolam. Finalize a preparação instalando na carcaça um telhado feito de ardósia, metal ou chapa.
Manejo e controle de doenças
Todos os tipos de doenças no período do outono não são incomuns para animais superiores e abelhas. É por isso que antes do inverno, se necessário, os insetos devem ser curados de qualquer patologia. Caso contrário, uma diminuição da imunidade devido à animação suspensa no inverno afetará negativamente o tamanho da família e levará à morte da maioria dos indivíduos.
Contra a varroatose
A varroatose é uma doença parasitária perigosa causada por pequenos carrapatos. Muitos métodos são usados para tratar a doença, incluindo os zootécnicos. Na maioria das vezes, a terapia inclui uma variedade de substâncias quimicamente ativas.
Entre eles, os medicamentos são especialmente populares:
- "Apistan";
- Varotom;
- "Varostop";
- Bayvarol;
- "Gabão";
- "Pericina";
- Apiprotect;
- "Bipin";
- "Warropol";
- "Tática".
Aplique esses fundos uma vez depois de bombear o mel, eles são criados em água limpa e depois usados para pulverizar insetos. A principal desvantagem dos medicamentos é a dependência de parasitas aos principais meios ativos, portanto, uma vez a cada 2-3 anos, os meios utilizados devem ser alterados.
Substitua os agentes ativos por soluções mais suaves, as mais seguras são:
- mistura de álcool e lavanda - em 100 g de álcool a 96%, dissolva algumas gotas de óleo de lavanda, a mistura é vertida em um pequeno pires e colocada em uma colméia até a completa evaporação;
- tomilho verdes - uma planta recém cortada é finamente triturada, envolvida em gaze e colocada em uma camada uniforme sobre as molduras. À medida que secam, a aba é removida, geralmente são usados cerca de 2-3 procedimentos para o tratamento;
- solução de ácido oxálico - é preparada uma solução a 2% do concentrado, com o qual cada quadro é umedecido, com um cálculo de 10 a 12 ml.
Para a prevenção da varroatose, é necessário:
- use regularmente medicamentos para fins preventivos;
- antes que as abelhas jovens compartilhem, é imperativo inspecionar os insetos quanto a parasitas;
- apoiar apenas famílias fortes, fracas unir ou destruir;
- limpe periodicamente o apiário dos arbustos das plantas.
Do fungo
Os mais suscetíveis ao fungo são as larvas e pupas das abelhas, o que geralmente leva à sua morte. Seu corpo geralmente não é caracterizado por proteção ativa contra infecções, portanto, isso cria condições ideais para o desenvolvimento de fungos. A principal causa de infecção é considerada uma condição adversa para os insetos. Na maioria dos casos, as colmeias são afetadas pelo fungo, localizado na sombra, em condições úmidas, com ventilação insuficiente.
Lute contra o problema da seguinte maneira:
- As células infectadas são apreendidas e derretidas em cera.
- As famílias doentes são transferidas para uma colméia limpa, o útero é alterado para uma nova.
- Além disso, os insetos são tratados com fungicidas complexos ("Ascocin", "Ascocide", "Mikoask", "Dicobin", "Unisan"). Dependendo do tipo de preparação, os fungicidas são usados tanto para pulverizar insetos quanto para tratar a base de alimentação.
- A colméia infectada é esterilizada; qualquer desinfetante doméstico (cloro, formaldeído, permanganato de potássio etc.) é usado para isso.
Contra podridão e narizmatose
O desenvolvimento de aves fúngicas, assim como a narizose, não representam menos ameaça aos insetos do que fungos e carrapatos. Por decadência significa uma doença bacteriana grave que afeta a ninhada fechada. Reconhecer tais patologias é bastante difícil. Nos primeiros estágios do desenvolvimento, a doença praticamente não se manifesta, no entanto, com uma lesão maciça, causa descoloração da prole e supuração das larvas, acompanhadas de um odor desagradável.
A doença é extremamente perigosa, pois os esporos de patógenos podem permanecer nos restos de abelhas por até 30 anos. Portanto, a fim de evitar sua propagação, as famílias doentes são destruídas e descartadas, e a colméia e seu conteúdo são desinfetados com cloro ou outros meios domésticos. Depois disso, tudo é cuidadosamente queimado com um maçarico.
Colméias adjacentes a abelhas doentes são alimentadas com antibióticos para fins preventivos. Para isso, 2 g de norsulfazol e 1 g de Ampiox são adicionados a 1 litro de xarope de açúcar. A mistura resultante é gasta em 4-5 quadros. A alimentação é realizada cerca de 3-4 vezes a cada 7 dias. Se a doença se desenvolveu em um apiário vizinho, as abelhas também precisam de alimentação terapêutica. Este procedimento é realizado pelo menos 2 vezes com um intervalo de 7 dias.
Aosematose é causada por endoparasitas que se desenvolvem no trato digestivo. É bastante simples determinar a derrota pela patologia, pois causa dores de estômago com todos os sinais característicos do processo, incluindo diarréia. Apesar de na maioria dos casos o parasita não causar a morte em massa de insetos, seu desenvolvimento enfraquece a família e provoca problemas relacionados.
Para evitar a narizose, as abelhas precisam fornecer um microclima constante - essa umidade é de cerca de 80% e a temperatura no período de hibernação é de +4 ... + 5 ° C. Os insetos também fornecem uma quantidade suficiente de alimentos de alta qualidade. Além disso, recomenda-se alimentar as abelhas com calda de açúcar. Para o tratamento da patologia, os insetos são transferidos para uma colméia limpa, os sujos são desinfetados com substâncias que contêm cloro ou outros meios domésticos. Como alternativa, pode-se usar o maçarico.Você sabe A lendária rainha egípcia Cleópatra deve sua beleza aos produtos apícolas. Todos os dias ela usava todos os meios para rejuvenescer e tonificar a pele.
Eles tratam insetos doentes com curativos da Fumagillin. Um frasco do medicamento é diluído em 25 litros de xarope, cerca de 500 ml de líquido por dia são usados por família média. Esse curativo é realizado por 10 dias; portanto, são necessários cerca de 5 l da mistura para tratar uma colméia.
Dicas de apicultores experientes
Segredos importantes para preparar com sucesso um apiário para o inverno:
- durante a preparação para o inverno, uma quantidade suficiente de comida deve ser deixada para os insetos, caso contrário, o roubo no apiário não pode ser evitado. Isso leva ao enfraquecimento de algumas famílias e problemas subsequentes;
- como base alimentar, somente o mel de flores de alta qualidade deve ser utilizado; produtos altamente especializados são de pouca utilidade para isso;
- Antes dos insetos de inverno, é necessário alimentá-los com um antibiótico (para fins preventivos);
- a fumigação da casa pode ser substituída pela desinfecção com soluções esterilizantes domésticas;
- após a esterilização, as casas devem ser ventiladas; caso contrário, um cheiro agudo e pouco característico pode assustar os insetos;
- para alimentação, em vez de mel caro, você pode usar xarope de açúcar grosso e barato;
- a mortalidade de insetos durante o processo de inverno é uma norma natural, mas sua quantidade não deve exceder 5% da massa total de insetos.
Preparar um apiário para o inverno é um processo necessário e bastante complexo. Exige muita atenção do apicultor, além de esforços, incluindo certos conhecimentos. No entanto, na saída da primavera, isso permite preservar a população de abelhas e aumentar o volume da produção de mel. E esta é a principal evidência de apicultura produtiva e bem-sucedida.