Hoje, a raiz de gengibre está se tornando mais popular. E isso não é surpreendente - ele tem muitas propriedades úteis e curativas. Portanto, muitos estão se perguntando como e de que maneira é melhor preservá-lo. Os métodos de armazenamento comuns e incomuns, bem como o prazo de validade, serão discutidos mais adiante.
O gengibre pode ser armazenado sem perda de qualidade
Para armazenamento, você deve comprar apenas um produto novo e resiliente.
Ao escolher, siga essas regras:
Perfume | O gengibre fresco e de alta qualidade tem um cheiro agradável e picante2 |
Aparência | Sem mofo e danos. A planta não deve estar molhada, macia e enrugada. Obviamente, o molde também deve estar ausente. |
Gosto | Especiaria não deve dar nitidez |
Cor | Somente amostras cinza claro devem ser selecionadas, sem escurecer a pele. Tais manchas podem indicar condições inadequadas de armazenamento. |
Se o gengibre não atender a todas essas características, seu sabor e qualidades curativas serão perdidos. É melhor esfregar cuidadosamente a pele ou removê-la com uma escova dura enquanto lava o produto.
Importante! Ao limpar a raiz, uma pequena camada da casca é removida, pois a maioria de elementos úteis estão contidos precisamente sob a pele.
Como armazenar a raiz em casa
Em casa, o produto curativo pode ser armazenado de diferentes maneiras: no compartimento da geladeira, na forma seca, na marinada ou ralado.
Fresh
As plantas frescas podem ser armazenadas em local frio ou a uma temperatura de + 23 ... + 25 ° C. São as leituras de temperatura que afetam a vida útil do produto. Em um local mais fresco, o tempero não secará por 2-3 semanas. É simplesmente pré-lavado e embalado em um saco plástico ou de papel selado. Neste caso, a casca não é descascada - a planta seca rapidamente e começa a se deteriorar. A casca é removida apenas antes de colocar o tempero no prato.
Descascado
Existem muitas opções de armazenamento de gengibre descascado.
Mas os mais populares são:
- A raiz preparada é servida com vinho branco ou uma bebida mais forte (por exemplo, vodka). O recipiente está bem fechado e colocado em local fresco.
- O produto descascado é derramado com suco de limão espremido na hora. O vaso está bem fechado (para que todas as propriedades úteis da raiz do gengibre permaneçam inalteradas) e colocado em local fresco.
- A raiz preparada é vertida com água fervida e esfria a uma temperatura de + 23 ... + 25 ° C. O recipiente é hermeticamente fechado e limpo em uma geladeira ou outro local fresco.
Importante! Em todos os casos, os espaços em branco são empilhados em um prato de vidro limpo.
Picado
O gengibre picado é ideal para aditivos de chá. Você pode salvá-lo da mesma maneira que o produto purificado.
Raiz seca
O gengibre pode ser preparado para uso futuro, secando-o. Raiz seca mantém todas as qualidades benéficas. O método de secagem é conveniente para usar ao processar um grande número de raízes.
O procedimento de secagem consiste nas seguintes operações:
- O produto é lavado em água corrente e deixado secar. Sujeira e depósitos não devem permanecer na raiz. Em seguida, o produto é colocado em um pano de algodão e deixado secar a uma temperatura de + 23 ... 25 ° C. Não perderá suas propriedades se for raspado anteriormente na pele.
- Corte a planta em fatias finas. Então seca melhor.
- Cubra a assadeira com papel vegetal, estenda o produto e envie-o ao forno. Defina a temperatura para 50 ° C, o tempo de processamento - 60–70 minutos de cada lado.
- Se depois de um certo tempo as peças quebrarem facilmente, elas poderão ser retiradas.
O gengibre seco é decomposto em recipientes hermeticamente fechados de vidro. Você pode armazenar não mais que 2 anos. Antes de usar, o produto é embebido em 6-8 horas.
Terreno
O prazo de validade da raiz do solo é preservado por um longo tempo. Obtê-lo moendo um produto seco ou obter pó pronto. É mais conveniente armazenar esse produto em sacos de papel, mas é melhor usar recipientes de vidro selados - eles protegem o pó da umidade.
Em conserva
O gengibre não perde suas qualidades, mesmo com o uso da marinada. Um produto em conserva terá um sabor único. Existem várias variedades de marinada nas quais você pode salvar a raiz de gengibre.
A preparação não é particularmente difícil: despeje as fatias da mistura da marinada de raiz e mantenha-a em um recipiente hermético por 2-3 semanas. E a marinada deixada após o uso do produto principal pode ser usada como um aditivo para vários pratos e molhos. Você pode armazenar o produto na marinada por não mais que um mês. Um lugar para economizar é uma geladeira.
Vídeo: como conservar o gengibre
Ralado
Nesta forma, a planta é armazenada da mesma maneira que descascada ou picada.
Óleo de gengibre
Esse produto pode ser comprado na farmácia ou preparado de forma independente.
Esse processo é bastante complicado, portanto, você deve se familiarizar com o segredo do cozimento:
- A raiz lavada e descascada é moída (em cubos ou em um ralador fino). Amostras jovens podem ser simplesmente bem lavadas.
- O produto ralado é derramado em um recipiente de vidro e derramado com óleo vegetal. É importante que o óleo seja inodoro. Portanto, para esses fins, é adequado amendoim, azeitona ou milho.
- Os pratos são cobertos e deixados em um local escuro por 20 a 25 dias.
Importante! Os produtos prontos são frequentemente complementados com sândalo, amendoim e outros óleos, que podem causar alergias ou ficar mal com os medicamentos. Portanto, antes do uso, é necessária uma consulta médica.
O produto infundido é filtrado. A segunda versão do óleo de gengibre pode ser usada como alimento. Além disso, como no primeiro caso, a raiz é moída (você pode cortar ou ralar) e fritar em óleo em fogo baixo. O óleo de gengibre pode ter alta atividade biológica, portanto, em sua forma pura, não é recomendado.
Decocções e infusões
Ao preparar decocções ou tinturas, deve-se ter em mente que, em temperatura ambiente, elas podem ser armazenadas por apenas 3 horas. Se um refrigerador for selecionado como local de armazenamento, o tempo aumentará para 5 dias. Nesse caso, os recipientes devem ser hermeticamente fechados.
Você sabe Se traduzirmos a palavra "gengibre" do sânscrito, obteremos a "raiz com chifres".
Gengibre de chá
Não se recomenda que a raiz aberta de gengibre seja armazenada, pois perde seu aroma característico. Especialmente se o produto for usado como um aditivo ao chá. E armazenar a raiz para beber chá é bastante simples.
A receita é a seguinte:
- Se, em alguns métodos, não for recomendado descascar gengibre, nesse método o peeling será realizado primeiro. Então o produto é moído.
- O limão (uma pequena parte) é adicionado à raiz esmagada e o todo é derramado com mel.
- A mistura é vertida em um recipiente de vidro e selada. Mantenha o estoque na geladeira.
Se você deseja dar um aroma maravilhoso ao chá e melhorar sua saúde, adicione 1-2 colheres de sopa da mistura ao copo. Você pode armazenar essa composição por 3-4 semanas.
Misture com limão e mel
Essa composição é efetivamente usada como profilaxia contra resfriados: ajudará a melhorar a aparência e a se recuperar da gripe ou de outras doenças virais.
Todos os componentes constituintes têm propriedades únicas, curativas e regenerativas e, quando combinados, terão simplesmente um efeito surpreendente. Para cozinhar, tome limão fresco (4 unid.), Raiz de gengibre (400 g) e mel natural (400 g).
Aderir ainda mais a esta instrução:
- Em um moedor de carne, o limão é moído junto com a casca e o gengibre (o ralado também é adequado).
- A mistura é derramada com mel.
- Misture, espalhe em um recipiente de vidro e feche bem.
A mistura é armazenada na geladeira por não mais que 10 a 14 dias.
Frutas cristalizadas
Esta opção é ideal para os amantes de doces orientais. Na forma de frutas cristalizadas, o gengibre pode ser mantido por não mais de seis meses.
A receita é simples:
- A raiz descascada é cortada em cubos e fervida por cerca de uma hora.
- O xarope é preparado em um recipiente separado (200 g de açúcar por 120 ml de água), fervido.
- As raízes cozidas são colocadas na calda e fervidas por mais 50-60 minutos.
- O xarope é escorrido e os pedaços são dispostos em uma assadeira, tendo previamente colocado um pergaminho.
- Frutas cristalizadas são secas em um forno a uma temperatura de + 50 ° C.
No final, se desejado, as peças podem ser polvilhadas com açúcar em pó.
Na geladeira
É melhor manter a raiz apimentada na temperatura fria - menos, para manter a frescura do produto por um longo período de tempo. A raiz não limpa é simplesmente limpa com um guardanapo e armazenada.
Você sabe Existe uma hipóteseque o povo da China e da Índia foram capazes de evitar epidemias graves graças ao uso regular de gengibre.
Na geladeira, você pode salvar a planta de várias maneiras:
- Filme aderente. Portanto, a raiz manterá sua elasticidade por mais tempo.
- Saco para congelamento. O gengibre é embrulhado em um guardanapo e embalado em um saco para congelar e liberar ar. Este método evita a formação de mofo e permite que você salve o produto bruto em até 20 a 25 dias.
- Compartimento de vegetais. Você pode simplesmente colocar a raiz sem embalagem e separadamente de outros vegetais. Portanto, o produto pode ser armazenado por não mais que 10 dias.
No freezer
A maneira mais fácil de salvar o produto em casa é congelar. A raiz bruta é embalada e colocada no compartimento do congelador. Após o degelo, todos os elementos úteis, além de sabor e aroma, serão preservados.
Você pode moer a planta em um liquidificador ou em um ralador fino antes de enviá-la para armazenamento. A massa é colocada em um saco, bem fechada e colocada no freezer. A massa congelada pode ser armazenada não mais que seis meses.
Métodos de armazenamento incomuns
Juntamente com os métodos padrão de processamento de produtos, um tempero como o gengibre é bem preservado, mesmo com métodos bastante incomuns.
Com álcool
Você pode marinar a raiz de gengibre em um líquido que contenha álcool - o potencial útil da planta não mudará com isso. A raiz descascada é simplesmente colocada em um recipiente fechado e cheio de álcool.
Importante! Todas as marinadas que contêm álcool, de uma maneira ou de outra, alteram o sabor da raiz.
Na maioria das vezes, no papel de conservante, eles usam:
- vodka;
- causa;
- xerez seco;
- vinho de arroz.
A vodka menos que todas as misturas de marinada altera o aroma e o sabor do gengibre. Alguns aconselham espremer suco de gengibre e misturá-lo com álcool forte (álcool, vodka). Como um produto alimentício separado, essa mistura não pode ser usada, mas servirá como um excelente aditivo na preparação de carne ou de vários molhos.
No recheio de açúcar
O sabor do gengibre mudará um pouco se você o mantiver cristalizado. O produto purificado é cortado em fatias finas, mergulhado em xarope de açúcar e fervido por 10 a 15 minutos. Um xarope é preparado na proporção de 1 parte de água para 1 parte de açúcar. Esse produto deve ser armazenado na geladeira por no máximo 30 dias.
Você pode usar outra maneira. Uma condição distinta é o processamento no forno. Fatias de gengibre derramadas com calda de açúcar são cozidas até engrossar. O gengibre é retirado e o líquido doce é drenado.
Em seguida, os pedaços são enrolados em açúcar, dispostos em uma assadeira e secos. Esse produto seco pode ser mantido à temperatura ambiente, mas exclusivamente em uma embalagem hermética. O xarope restante servirá como um bom complemento na preparação da cerveja.
No mel
A perda das propriedades curativas é minimizada se o mel for usado enquanto o preserva - é um excelente conservante. Além disso, esse produto será indispensável para resfriados. A receita para a droga é simples. A raiz é ralada e misturada com mel. Todos os componentes se complementam e aprimoram a ação de componentes benéficos.
Em frascos e sacos a vácuo
É possível manter as propriedades do gengibre por um longo tempo usando embalagens ou recipientes a vácuo. Como em muitas receitas, antes de enviar para o marcador, as raízes são lavadas e secas. Então eles são embrulhados com filme plástico.
As amostras tratadas são dispostas em sacos, bem fechadas e o ar é aspirado. As especiarias embaladas dessa maneira são armazenadas em local fresco por 15 a 20 dias. O compartimento do congelador pode ser mantido por até 6 meses.
Armazenamento no solo
Gengibre perfeitamente armazenado, composto de turfa, areia e restos de plantas deteriorados, consumidos em quantidades iguais. Se você colocar o recipiente com a raiz em um local com luz difusa e criar condições úmidas, uma planta interessante crescerá, cuja folhagem poderá ser usada como um aditivo ao chá ou saladas.
Por quanto tempo o gengibre pode ser armazenado
Um complexo útil de uma planta de gengibre nem sempre pode durar muito - tudo depende das especificidades de seu processamento. Contanto que possível, a qualidade deste produto pode ser mantida se o método de secagem for aplicado.
Se todas as regras forem seguidas, essa raiz poderá ser mantida por até 2 anos. Se o gengibre estiver congelado, suas qualidades duram de 6 a 12 meses. Antes de tudo, a qualidade permanece inalterada nas decocções de gengibre - elas são usadas dentro de 3-5 horas após a preparação.
Como manter a raiz de gengibre em casa, todo mundo decide por si mesmo. Mas, independentemente do método escolhido, lembre-se de que em casa você sempre terá um produto milagroso que ajudará a se livrar de muitas doenças e servirá como um tempero maravilhoso para muitos pratos.