A berinjela costuma ser cultivada em chalés particulares para a preparação de deliciosos ensopados de legumes ou preparados para o inverno. Entre todas as variedades, a berinjela Bebo é especialmente notável, com cor branca não padronizada da fruta, polpa saborosa e delicada, além de amadurecimento precoce da colheita. No artigo, consideramos as principais características da variedade Bebo, as características de seu plantio e todas as sutilezas de cultivar e cuidar de uma planta.
Seleção e descrição botânica da cultura
A variedade descrita pertence ao híbrido e foi obtida no início do século XXI na Holanda. A equipe de criação de MONSANTO HOLLAND B.V.
Eles queriam obter uma nova variedade de berinjela que combina o bom gosto dos vegetais, o amadurecimento precoce e a capacidade de se adaptar às condições climáticas adversas. No território da Rússia, a berinjela Bibo começou a ser cultivada em 2008.Você sabe A variedade Golden Eggs é o único tipo de berinjela cultivada exclusivamente como planta ornamental interna.
As principais características da planta são apresentadas abaixo:
- Os arbustos têm uma altura pequena - até 85 cm - são moderadamente extensos e consistem em vários caules de cor lilás, cobertos com folhas macias.
- As folhas da planta são pequenas, têm bordas levemente onduladas. Pintado de verde.
- Nas xícaras perto da base da fruta são frequentes picos curtos.
- Os frutos têm uma forma oval alongada. Lá fora, os vegetais são cobertos com uma pele branca fosca.
- O comprimento da fruta é de 18 a 20 cm e o diâmetro pode chegar a 8 cm.
- A variedade é madura, a colheita pode ser feita 85 a 90 dias após a germinação do material da semente.
- O peso médio da fruta é de cerca de 210-300 g, no mato todas as berinjelas são aproximadamente do mesmo tamanho.
- A variedade Bibo é altamente germinada. A produtividade pode atingir 4,8 kg por 1 km². m
- A polpa vegetal é branca e suculenta. Tem um sabor ótimo sem amargura desagradável. Ao contrário de outras variedades, os vegetais dessa variedade não contêm solanina tóxica.
- Berinjela Bibo é resistente ao fusarium e ao vírus do mosaico do tabaco, mas pode ser atacada pelo besouro da batata do Colorado.
Vantagens e desvantagens
Berinjela Bibo tornou-se uma cultivar popular devido não apenas à cor não padronizada da fruta, mas também devido às suas muitas vantagens que as diferenciam de outras variedades de vegetais.
- As vantagens da variedade Bebo incluem:
- excelente rendimento;
- bom gosto;
- imunidade estável a infecções e vírus comuns;
- boa apresentação da fruta;
- legumes de amadurecimento rápido;
- capacidade de se adaptar a várias condições climáticas;
- universalidade do cultivo (em campo aberto ou em estufa);
- boa transportabilidade;
- despretensão em tecnologia agrícola.
As desvantagens da variedade incluem o fato de que apenas sementes compradas podem ser usadas para o plantio.
Importante! Se você pegar o material de plantio das berinjelas cultivadas pela Bibo, as características da variedade não serão preservadas.
Como cultivar mudas por conta própria
Para o plantio, recomenda-se usar apenas sementes compradas de vendedores confiáveis ou em lojas especializadas. Nas regiões do sul com um clima mais quente, as sementes de berinjela Bibo são às vezes imediatamente plantadas em solo aberto, mas para o restante do território, é melhor cultivar mudas primeiro.
Em campo aberto, o material de plantio pode ser afetado negativamente pelas geadas da primavera, o que afetará negativamente a germinação.
Tempo de semeadura
A semeadura de mudas é necessária para que, no momento do transplante para um local permanente de cultivo, várias folhas verdes tenham conseguido crescer nela, mas os brotos não são muito grandes.
Assim, o cultivo de mudas de berinjela Bibo começa no final de fevereiro ou no início de março. Nesse caso, brotos jovens podem ser plantados em campo aberto por volta do final de abril ou início de maio, quando o tempo está estável e a probabilidade de geada noturna desaparecer.
Você sabe Berinjela só foi comida no século XVIII. — Até aquele momento, era usado para fins decorativos e medicinais.
Solo
Para que as sementes de berinjela Bibo recebam todos os elementos úteis necessários para o crescimento, recomenda-se plantá-las em um solo nutritivo e solto.
Pode ser comprado em lojas especializadas ou preparado independentemente dos seguintes componentes:
- chernozem - 50%;
- turfa - 25%;
- areia - 25%.
Antes de plantar as sementes, recomenda-se que o solo seja completamente calcinado no forno para desinfecção. Em seguida, os recipientes para mudas são preenchidos com essa mistura e o solo é regado para que fique saturado com a umidade e o burro.
Capacidade de crescimento
As mudas de Bibo são cultivadas em pequenos recipientes individuais cheios de terra. Não é recomendado o uso de um recipiente comum para o cultivo de várias mudas, pois nesse caso as plantas jovens precisam ser mergulhadas, e esse procedimento é mal tolerado pela berinjela da variedade indicada.
Se você ainda cultivar brotos em uma caixa comum, eles precisam ser colhidos com muito cuidado, mantendo o nódulo de terra formado ao redor das raízes do broto.
Como um recipiente individual para brotos, você pode usar:
- copos de turfa;
- pequenas caixas de madeira;
- pequenos recipientes de plástico;
- "Fraldas" de sacos de plástico.
Ao mesmo tempo, o volume do recipiente para o rebento de mudas de berinjela Bibo deve ser de pelo menos 400 ml.
Preparação de sementes
Antes de plantar sementes para mudas, você deve ler atentamente as instruções da embalagem. Se for indicado lá que a semente passou no processamento necessário, você poderá começar a semear imediatamente. Mas também acontece que as sementes compradas não são processadas pelo produtor, portanto, sua preparação deve ser realizada de forma independente.
O processo de preparação das sementes de berinjela Bebobo para o plantio consiste nestas etapas importantes:
- Verificação da qualidade. O material de plantio é colocado em um copo com água limpa. Após 20 a 25 minutos, as sementes de baixa qualidade flutuam para a superfície - elas precisam ser rejeitadas.
- Esterilização. As sementes por 15 minutos são imersas em uma solução a 1% de permanganato de potássio, a fim de se livrar de possíveis infecções. Após a esterilização, as sementes são bem lavadas com água.
- Estimulador de crescimento. A germinação de sementes de berinjela Bibo é muito alta, portanto, este estágio de preparação não é necessário. Mas se desejar, você pode mergulhar o material de plantio em uma solução de estimulador de crescimento por 10 horas, para que ele brote mais rapidamente.
- Secagem. Após todos os procedimentos descritos, o material de plantio é colocado sobre uma toalha de papel e seco por 1-2 horas à temperatura ambiente.
Semeando sementes
Depois de concluir todos os procedimentos para preparar o solo e o material de plantio, você pode começar a plantar sementes. Esse processo não requer conhecimento especial, basta seguir as recomendações padrão.
As instruções passo a passo para a semeadura de sementes de berinjela Bibo são apresentadas abaixo:Importante! Molhe as sementes plantadas com uma pequena quantidade de água, pulverizando-a suavemente acima da superfície do solo.
- Faça pequenos recuos no chão. Se uma caixa comum for selecionada para a semeadura de mudas, a distância entre os recessos adjacentes deve ser de pelo menos 5 cm.
- Mergulhe as sementes nos recessos preparados em 1,5–2 cm.
- Polvilhe o material de plantio com terra solta.
- Cubra o recipiente com sementes com um filme e coloque em um local quente e bem iluminado (pelo menos + 22 ° C).
- Se necessário, irrigue levemente o solo em recipientes com sementes plantadas. Sob tais condições, as mudas verdes aparecem após 1-1,5 semanas.
Cuidados com mudas
Normalmente, os brotos de sementes aparecem no início de março, quando ainda está frio lá fora e a luz do dia não é longa o suficiente, então as mudas jovens precisam fornecer boa iluminação e cultivá-las em uma sala quente.
As principais características do cuidado com mudas de berinjela Bibo são apresentadas abaixo:
- depois que a parte principal das sementes brotar, em uma sala com mudas por vários dias, você precisará manter uma temperatura de cerca de +18 ° C. Em seguida, as mudas são cultivadas à temperatura ambiente comum;
- para um melhor crescimento, as mudas são colocadas em um local bem iluminado e, quando escurece do lado de fora - incluem fitolamps para iluminação artificial;
- você não pode colocar recipientes com mudas em um calado - isso destruirá os brotos jovens;
- se as sementes foram plantadas em um recipiente comum, depois do aparecimento de um par de folhas nos brotos, as mudas são colhidas em recipientes individuais, mantendo um caroço de terra ao redor das raízes;
- para o crescimento normal, após o aparecimento de 2-3 folhas verdes nos brotos, são introduzidos fertilizantes contendo nitrogênio e potássio, estimulando o crescimento da massa verde;
- 7 a 12 dias antes do transplante planejado, o curativo, composto de fósforo e potássio, é novamente introduzido em campo aberto;
- Os brotos são irrigados apenas sob a raiz a cada 5 a 7 dias. Para o procedimento, água quente é usada com uma temperatura de +22 ... + 24 ° C.
Endurecimento de mudas
Para melhorar as mudas de berinjela, a Bibo transferiu o transplante para o campo aberto; recomenda-se endurecer as plantas jovens. Você precisa iniciar esse procedimento cerca de uma semana antes do plantio planejado dos brotos em um local permanente, quando as mudas já estiverem bem crescidas e maduras.
Para o endurecimento, os recipientes com mudas são retirados para a rua. Nos primeiros dias, deixe-o ao ar livre por não mais que 20 a 30 minutos. Gradualmente, esse tempo é aumentado, levando-o a várias horas até o final da semana.
Plantio de mudas em local permanente
Berinjela Bibo pode ser cultivada em campo aberto ou em estufas. A segunda opção é menos comum, pois requer uma estufa espaçosa. Para o transplante de mudas para a estufa, é necessário que os brotos tenham idade suficiente e tenham pelo menos 7 folhas verdes.
Na estufa em si, a temperatura durante o dia deve ser de +24 ... + 28 ° С e à noite - pelo menos + 20 ° С. Porém, na maioria das vezes, as mudas da variedade descrita são transplantadas diretamente para o terreno aberto: uma descrição detalhada desse processo será discutida mais adiante neste artigo.
Momento ideal
Dependendo da região de cultivo, o transplante de berinjela Bibo pode ser realizado na primeira quinzena de maio ou no início de junho. As mudas no momento do transplante devem ser suficientemente fortes e ter 5-6 folhas verdes. Normalmente, os brotos atingem esses valores aos 2 meses de idade.
Você sabe Do ponto de vista da ciência, a berinjela se refere às bagas, mas na vida cotidiana é chamada de vegetal.
Ao transplantar, é necessário levar em consideração as condições climáticas, para que os brotos não passem por geadas noturnas que possam destruir plantas jovens. É possível plantar mudas de berinjela em campo aberto somente após o aquecimento suficiente até uma profundidade de 10 a 12 cm.
A temperatura do solo deve ser de pelo menos + 14 ° C a uma temperatura do ar de cerca de + 20 ° C. Recomenda-se o transplante de mudas em dias nublados, para que o sol brilhante não destrua as plantas jovens.
Seleção de assento e rotação de culturas
Para o cultivo de berinjela Bibo, você precisa escolher um terreno adequado para o jardim. Sua preparação deve ser iniciada com antecedência, para que as plantas cresçam em solo nutritivo e proporcionem uma colheita rica.
Os requisitos básicos para o setor de berinjela Bibo são:
- os vegetais precisam de muito espaço para crescer; portanto, o local para eles deve ser bastante espaçoso e grande. Para 1 quadrado. m de espaço pode acomodar não mais que 6 arbustos;
- não é recomendado que as plantas sejam plantadas em solo pesado - a terra deve ser leve e solta, deve passar bem a água e o ar;
- a área selecionada deve ser bem iluminada pelo sol - as berinjelas não produzirão uma colheita abundante se crescerem na sombra;
- você não pode plantar plantas em um rascunho ou em um local soprado pelo vento - isso pode levar ao surgimento de doenças nos arbustos e afetar mal o rendimento;
- as plantas não respondem bem à umidade excessiva do solo; portanto, para o plantio, não é possível escolher um local com alto nível de água subterrânea;
- o solo no local deve ser nutritivo - para esse fim, no outono, fertilizantes orgânicos são aplicados a partir de esterco ou composto em uma quantidade de pelo menos 1 balde por 1 km². m;
- legumes, batatas ou verduras (espinafre, alface, manjericão) podem ser plantados ao lado dos canteiros de berinjela;
- maus predecessores de vegetais da variedade Bebo são considerados tomates, batatas e abobrinha;
- é recomendável plantar berinjelas em áreas onde cenouras, beterrabas, verduras, grãos, legumes ou melões foram cultivados no ano passado;
- da próxima vez, você poderá plantar berinjelas no mesmo local somente após 3-4 anos.
Esquema e profundidade do desembarque
Normalmente, em uma parcela de berinjela Bibo plantada em linhas. Pelo menos 35 cm devem permanecer entre os arbustos na mesma linha, e é recomendável manter um intervalo de 60 a 65 cm entre as próprias linhas.
Importante! Se as berinjelas forem colocadas muito próximas umas das outras, isso levará a uma diminuição significativa no rendimento.
A seguir, é apresentada uma instrução passo a passo para transplantar mudas de berinjela de Bibo em campo aberto:
- Cavar na seção do furo com uma profundidade de 10 a 15 cm, colocando-a de acordo com o esquema descrito acima.
- Despeje 200-250 ml de água morna ou uma solução aquosa de verbasco no fundo de cada poço;
- Remova com cuidado o broto jovem do recipiente individual com o pedaço de terra e coloque-o no buraco.
- Polvilhe as raízes de berinjela com terra solta, despeje um pouco de mudas com água morna.
- Mulch o solo ao redor da planta jovem com palha.
Cuidados adicionais
Depois que as plantas jovens se adaptam às condições de cultivo em campo aberto, elas precisam fornecer mais cuidados.O cultivo da variedade Bibo não é diferente do cultivo de qualquer outra variedade de berinjela: para obter um bom rendimento, basta regar adequadamente os arbustos, aplicar fertilizantes em tempo hábil e monitorar a condição do solo ao redor das plantas.
Rega
Berinjela Bibo precisa de muita umidade para o crescimento normal. Mas a rega deve ser moderada, pois as plantas reagem mal ao solo alagado.
As principais recomendações para regar a berinjela estão descritas abaixo:
- regar os arbustos é recomendado com um intervalo de 5-7 dias;
- a terra ao redor das plantas deve estar sempre úmida, mas não azeda;
- a rega é realizada sob a raiz, para que a água não caia nas folhas da planta;
- a fim de reter a umidade no solo próximo às raízes dos arbustos, o solo dos canteiros é coberto com turfa ou húmus pequenos após cada rega.
Aplicação de fertilizantes
Berinjela Bibo precisa de muitos nutrientes que eles só podem obter do solo. Portanto, além de fertilizar a terra no local antes do plantio, você precisa fazer periodicamente fertilização adicional durante o crescimento da planta. É melhor fazer isso combinando com a rega dos arbustos, para que os nutrientes cheguem às raízes da planta mais rapidamente.
As regras básicas para a fertilização da berinjela Bibo estão descritas abaixo:
- 10-14 dias após as mudas serem transplantadas para o campo aberto, elas são fertilizadas com um complexo contendo nitrogênio, potássio e fósforo para estimular o crescimento do caule e das folhas;
- alguns dias antes do início da floração, é aplicado o adubo fosfato-potássio, o que contribui para a floração abundante e a formação de um grande número de ovários;
- na fase de despejo dos ovários, os arbustos são novamente fertilizados com preparações contendo potássio, fósforo e uma pequena quantidade de nitrogênio para estimular o crescimento e o bom gosto das frutas;
- depois que as primeiras berinjelas são coletadas, a planta precisa ser alimentada novamente com fertilizantes de fósforo-potássio para dar força a outras frutificações.
Cuidado do solo
É igualmente importante fornecer cuidados de solo de qualidade em torno da berinjela. Não apenas a quantidade e a qualidade da safra futura, mas também a saúde de todas as hortaliças cultivadas em torno dela depende disso.
Você sabe Os gregos antigos acreditavam que o uso frequente de berinjela nos alimentos leva à loucura e até chamou esse vegetal de "maçã da raiva".
As regras para o cuidado do solo em torno da berinjela Bibo estão descritas abaixo:
- durante o período de crescimento, floração e formação de frutos, todas as ervas daninhas ao redor dos arbustos devem ser removidas para que elas não retirem toda a umidade e nutrientes do solo;
- se uma crosta densa se formou em torno das plantas na superfície do solo, ela deve ser eliminada e o solo solto com cuidado. Este procedimento melhora a respirabilidade do solo, garante que a água chegue diretamente às raízes da planta;
- Recomenda-se a cobertura do solo em um canteiro de berinjela com palha desfiada ou húmus para mantê-lo solto e úmido por mais tempo.
Tratamento preventivo
A variedade de berinjela Bibo é altamente resistente a doenças e pragas. Se você seguir rigorosamente todas as regras de plantio e cuidado descritas acima, essas plantas não terão medo de infecção.
Medidas gerais para a prevenção de doenças como a perna preta e a praga tardia estão descritas abaixo:
- rega adequada das plantas;
- afrouxamento do solo ao redor dos arbustos;
- escavação profunda de um local no outono e antes do pouso;
- desinfecção do material de plantio.
As folhas verdes dos arbustos costumam atrair um grande número de besouros de batata do Colorado, que podem destruir as plantas antes mesmo da floração. Para combater esses insetos, vários inseticidas químicos são usados - eles podem se acumular no solo e nos frutos.
Para evitar o aparecimento do besouro da batata do Colorado na área com berinjela, a maneira mais razoável é realizar a prevenção:Importante! Não é recomendável expor demais vegetais amadurecidos no mato, pois seu sabor se deteriora e as sementes ficam mais grossas.
- tratar mudas com preparações químicas de pragas (por exemplo, com Prestige);
- calêndula ou calêndula ao longo do perímetro do local com berinjela - seu aroma repele insetos;
- inspecione as folhas das plantas - se forem encontrados ovos ou larvas do besouro da batata do Colorado, eles serão coletados manualmente;
- plante berinjelas em garrafas plásticas - esse recipiente possui uma superfície lisa na qual os insetos não conseguem chegar às folhas do arbusto.
Colheita
Berinjela amadurecida colhida O Bibo geralmente é colhido na segunda quinzena de agosto e início de setembro. Os frutos maduros são colhidos à medida que crescem - aproximadamente a cada 10 dias. Ao mesmo tempo, os vegetais são de tamanho médio, a carne é a mais macia e deliciosa, contém apenas pequenas sementes.
Ao colher, a berinjela madura deve ser cuidadosamente separada do mato usando uma tesoura de podar. É feita uma incisão na perna forte do feto, a 4-5 cm do cálice. As frutas frescas podem ser armazenadas por um mês em local fresco e escuro, a uma temperatura de cerca de +2 ... + 5 ° C e umidade do ar de 80%.
Berinjela Bibo é caracterizada por excelente sabor, não há amargura desagradável nelas, portanto elas são ativamente usadas na culinária:
- frescos para a preparação de saladas de vegetais;
- para cozinhar ensopados de legumes cozidos;
- para fritar ou assar no forno;
- para a preparação de deliciosos preparados enlatados para o inverno.
Berinjela Bibo certamente agradará o jardineiro com uma aparência bonita e tamanho da fruta, e seu sabor permitirá que você cozinhe a partir desses vegetais uma variedade de pratos para todos os gostos. Para obter uma colheita abundante de frutas, as plantas não precisam de cuidados específicos - basta seguir as recomendações e regras consideradas em nosso artigo.