Na segunda metade do verão, em todos os lugares, literalmente em todos os cantos, são vendidas melancias ou melões, e dificilmente há uma pessoa indiferente a esses frutos perfumados. Sabe-se que as melancias são um bom diurético, e muitas vezes causa diarréia. Este artigo examinará se é assim, o melão enfraquece ou não o intestino e como comer essa fruta.
Descrição botânica
Os melões (Cucumis melo) pertencem à família Abóbora (Cucurbitaceae). São plantas de tecelagem com hastes longas que podem, agarradas às antenas em um suporte, subir a uma altura considerável. As hastes são arredondadas em seção, textura áspera com pequenas cerdas. O comprimento das hastes atinge 4 m. A planta é cultivada apenas em climas quentes.
As folhas estão localizadas em hastes opostas, lobadas, arredondadas. As flores são completamente masculinas ou femininas (plantas de uma cor), com pétalas amarelas. A forma da fruta depende da variedade e pode ser redonda ou alongada (elipsoidal), a massa da fruta é de 500 g a 10 kg. Externamente, os frutos podem ser macios, ondulados ou segmentados, com polpa de branco, amarelo, laranja ou verde escuro. Dentro da fruta são sementes. Estas deliciosas frutas doces e aromáticas têm propriedades medicinais.
Você sabe É muito importante colher melões após atingir a maturação total. Depois que o feto é removido do chicote da mãe, ele para de cantar. Essas frutas não são amadurecidas durante o armazenamento.
Composição quimica
O melão é 80% de água e as poucas calorias que ele contém são devidas ao seu teor moderado de açúcar. Os consumidores geralmente não sabem se a quantidade de nutrientes depende da intensidade da cor da polpa de melão. Mas existe um vício, quanto mais brilhante a pigmentação, maior a quantidade de beta-caroteno nos tecidos. As substâncias benéficas nessas frutas são vitamina C, potássio, magnésio e cálcio. A vitamina C tem um efeito antioxidante, como o beta-caroteno, também contribui para a formação de colágeno, a absorção de ferro dos alimentos, a resistência do organismo a infecções, fortalece ossos e dentes, aumenta o nível de glóbulos vermelhos no sangue.
O beta-caroteno no corpo humano é convertido em vitamina A, conforme necessário. A vitamina A é essencial para a visão, boa pele, cabelos, membranas mucosas, ossos e o bom funcionamento do sistema imunológico. O potássio é necessário para transmitir e gerar um impulso nervoso, atividade muscular normal e normalizar o balanço hídrico intracelular. O magnésio está associado ao funcionamento dos intestinos, nervos e músculos, faz parte dos ossos e dentes, melhora a imunidade e tem um efeito laxante fraco.
Valor nutricional por 100 g de melão:Importante! Os melões são uma excelente fonte de provitamina A (beta-caroteno), vitamina C e carboidratos (principalmente sacarose). Eles são uma das frutas mais ricas em termos de sódio (10 mg por 100 g de produto).
- calorias - 52,4;
- carboidratos - 13,1 g;
- fibra - 0,8 g;
- potássio - 320 mg;
- magnésio - 11,8 mg;
- cálcio - 15,8 mg;
- ferro - 0,4 mg;
- provitamina A - 3 mcg;
- Vitamina C - 32 mg;
- folatos - 2,7 mcg.
O melão enfraquece ou fortalece?
Nem todo mundo sabe se a polpa de melão é um bom laxante. Sem dúvida, uma vez que este produto após a ingestão, não permanece no estômago, entra no intestino. Além disso, é propenso a fermentação. Portanto, não é recomendável tomá-lo com o estômago cheio, por exemplo, após o almoço, uma vez que o corpo não obtém o benefício dos alimentos ingeridos no almoço, todos eles serão sacrificados como resultado de diarréia.
Os médicos recomendam tomar melão não como sobremesa, mas como um lanche de frutas entre as refeições principais. Um paciente em caso de constipação pode ficar sem pílulas que regulam a atividade do intestino, como o Mezim, e resolver o problema comendo 200-300 g de fatias de melão? Os médicos têm certeza de que isso é possível.
Você sabe Ao comprar um melão, sua maturação é determinada pelo cheiro. Em uma fruta madura, um aroma doce característico desta cultura rompe a casca.
Quando e como usar
O melão é consumido fresco, após a remoção prévia das sementes. A casca da fruta é áspera e intragável. Também feito de polpa: suco, geléia, frutas cristalizadas, marmelada, confeitaria. Os melões mais úteis estão na estação de maturação natural, que ocorre mais perto do final do verão.
Além disso, como preparação para o inverno, a polpa de melão é congelada ou seca:
- Eles pegam uma fruta madura e aromática, cortam ao meio e limpam sementes e fibras de sementes.
- Descasque e corte em fatias pequenas, com menos de 3 cm (para congelar) e 1 cm (para secar).
- As fatias são enviadas para congelamento, tendo sido previamente dispostas em recipientes hermeticamente fechados ou em peças de reposição de plástico. O congelamento de frutas não perde validade por 3 meses.
- Para preparar a secagem do melão, as fatias são colocadas em um secador elétrico (desidratador), você também pode secá-las em um forno a baixa temperatura. A secagem pronta é armazenada em sacos de algodão ou frascos apertados. Com armazenamento adequado, a secagem do melão não perde a validade por vários anos.
São essas características que permitem que os médicos recomendem o melão como um medicamento não para constipação. Esta fruta é especialmente útil durante a gravidez. A constipação é um dos distúrbios da gravidez (no primeiro trimestre), uma vez que nas mulheres grávidas o processo de digestão é mais lento que o normal. O melão tem uma quantidade bastante grande de fibras, o que relaxa as fezes.
Importante! A fibra de melão ajuda o corpo a absorver as substâncias recebidas e a limpar o intestino.
Contra-indicações para o uso de melão
Tendo essas frutas saudáveis saborosas, o melão também tem contra-indicações:
- Apesar do baixo teor calórico, essas frutas não são recomendadas para pacientes com diabetes - pois contêm açúcar e carboidratos, que aumentam os níveis de açúcar no sangue.
- É proibido o uso para pessoas com úlcera estomacal ou trato intestinal.
- Você não pode combinar melão com álcool, leite azedo ou iogurte, água fria, pois quase instantaneamente atua como um laxante.
- É indesejável comer esta fruta como sobremesa, imediatamente após uma refeição saudável.
- Para não prejudicar a saúde, é aconselhável comer esta fruta nos intervalos entre as refeições durante o dia.
- É indesejável incluir carne de melão no cardápio das nutrizes, pois isso pode causar diarréia no bebê.