Hortênsia Freeze Melba pertence a variedades em panículas. Essa variedade é atraente não apenas por seu efeito decorativo, mas também por sua maior resistência a fatores ambientais adversos do que similares. Isso permite que a planta seja cultivada mesmo em climas frios.
Descrição da nota
A cultivar de hortênsia em panículas Fraise Melba (Fraise Melba Renba) é fruto de longos trabalhos de seleção. A principal tarefa dos cientistas era desenvolver uma planta resistente ao frio, uma vez que a maioria das variedades é termofílica e não se enraíza nas latitudes do norte. O autor da variedade é Gen Reno.
Descrição da planta:
Forma de vida | arbusto com 1,7–2,1 m de altura |
Tiros | duro, quase ereto, cor de vinho com um tom acastanhado |
Chapas de chapa | ovóide, estreita, serrilhada, verde escuro |
Inflorescências | forma piramidal, comprimento de 30 a 55 cm, dependendo da qualidade do atendimento |
Flores | com um diâmetro de 3-5 cm, inicialmente lácteos, adquirem tons de rosa e framboesa |
Após o plantio, a planta floresce no primeiro ano. O processo começa em julho e termina no final do outono. Ao contrário da maioria das variedades, esta hortênsia tem alta resistência ao gelo. É capaz de tolerar uma diminuição da temperatura para -29 ° C.
Você sabe No Japão, os budistas cultivam hortênsias em todos os seus templos. Das flores, faça o chá, simbolizando o néctar divino.
Em termos de qualidade e umidade do solo, a variedade é bastante exigente. O solo deve estar solto, úmido, com um nível médio ou alto de acidez. Ideal para plantas em terrenos adequados, incluindo turfa e substrato de debaixo de árvores coníferas.
No que diz respeito à iluminação, essa variedade não é caprichosa. Pode crescer e se desenvolver normalmente em áreas com muita luz e sombreamento. Mas em uma sombra forte não se enraíza. Com os devidos cuidados, o arbusto cresce e floresce por 30 a 40 anos.
Aterragem e seleção de assentos
O plantio de hortênsias dessa variedade é realizado em uma área sombreada bem iluminada ou parcial, protegida contra correntes de ar. Uma boa opção seria a acomodação perto de prédios domésticos, prédios residenciais, cercas ou lagoas artificiais.
Confira mais
Atenção especial deve ser dada à localização das águas subterrâneas. Se eles estiverem mais próximos do que a uma distância de 1,5 m, mesmo quando plantados em uma elevação, a vegetação não criará raízes. A hortênsia também não será capaz de se desenvolver normalmente em áreas inundadas com água na primavera e no outono.
A vegetação é plantada na primavera, quando o solo aquece até + 10 ° C e não há probabilidade de geadas de retorno. Prepare o local para o pouso começar no outono.
O solo é escavado até 30 cm de profundidade e depois desinfetado com sulfato de cobre com concentração de 3%.
Após uma semana, para cada 1 m², são aplicados 10 kg:
- turfa;
- compostagem
- solo da floresta de coníferas.
Os nutrientes são plantados a uma profundidade de 30 cm e as mudas de hortênsias são melhor compradas em um viveiro. Vender material de plantio em vasos.
À noite, antes de plantar, você precisa regá-la com cuidado para facilitar sua remoção do tanque.
Instruções de desembarque:
- Cavar um buraco 2 vezes maior que as dimensões do recipiente em que a muda está localizada. Se várias amostras são plantadas, um passo de 1,5 m é mantido entre os recessos.
- Coloque uma camada de drenagem (15 cm) na parte inferior. Para isso, argila expandida ou seixos são adequados.
- Misture o solo do poço com 1 colher de sopa. superfosfato, 30 g de sulfato de amônio e 30 g de sulfato de potássio.
- Despeje 5 cm do substrato nutriente obtido sobre a drenagem.
- Remova cuidadosamente a hortênsia da panela e transfira para o poço.
- Preencha os vazios com o solo, sempre alinhando a planta ao longo do colo da raiz - ela deve estar no mesmo nível que estava no tanque.
- Selar o círculo do tronco, despeje 10 litros de água nele.
- Cobrir o solo ao redor da planta com turfa misturada em quantidades iguais com composto. Altura da camada - 15 cm.
Como cuidar
Esta planta para o desenvolvimento adequado requer cuidados adequados. Consiste na implementação de atividades agrícolas básicas. Deve ser dada a devida atenção à rega e fertilização.
Devido ao fato de a planta florescer por um longo tempo, requer uma quantidade bastante grande de nutrientes. Além disso, você precisa monitorar cuidadosamente as condições do solo e aparar com o tempo. Se tudo for feito corretamente, os riscos de reprodução de micróbios e pragas patogênicos serão minimizados.
Rega
A hortênsia Frise Melba precisa ser regada 3 vezes por semana durante o verão. No outono e primavera, a frequência de aplicação de água é reduzida para 1-2 vezes por semana. Na estação das chuvas, a rega não é realizada.
O solo deve estar constantemente úmido e solto. Para cada instância, são consumidos aproximadamente 5-7 litros de água. Faça líquido sob a raiz. Se houver muitas plantas no local, é aconselhável organizar um sistema de irrigação por gotejamento que forneça a quantidade necessária de água diretamente ao rizoma.
Top vestir
As plantas de ração começam um ano após o plantio.
Eles fazem isso de acordo com o seguinte esquema:
- Na primavera, antes do inchaço dos rins - a lama é criada com água na proporção de 1: 2. Para cada planta, gaste 7 litros de fertilizante. Se o solo estiver bastante úmido, 20 g de nitrofoska são introduzidos no círculo do tronco, fechando-o a uma profundidade de 5 cm.
- No final de junho, antes da formação dos brotos - humato de potássio (preparar a solução de acordo com as instruções) e 20 g de superfosfato.
- 2 semanas após a segunda alimentação - solução rosa fraca de manganês. O fertilizante também protegerá contra pragas.
- A cada 14 dias - fertilizantes complexos para hortênsias (as soluções são feitas de acordo com as instruções). O último curativo é realizado 3 semanas antes do frio.
Importante! Como cobertura para hortênsias, você não pode usar cinza de madeira, limão e farinha de dolomita. Esses elementos desoxidam o solo, o que afeta adversamente o desenvolvimento das plantas.
Mulching
Palha é polvilhada quando ela assenta. Solte-o após a rega para que os esporos e pragas de fungos não se multipliquem. Essa manipulação também é necessária para garantir o acesso aéreo ao sistema raiz.
Se o tempo estiver muito úmido, é recomendável que você troque periodicamente completamente a camada de cobertura morta para secar. Isso evitará o risco de mofo e apodrecimento das raízes. A lavoura com a captura não apenas da camada de cobertura morta, mas também do solo, é realizada três vezes durante toda a estação.
A profundidade de cultivo do solo não deve exceder 10 cm.
Poda
Na primavera e no outono, sucatas sanitárias são realizadas. O objetivo da manipulação é remover os brotos que estão danificados e crescem dentro da coroa.
No outono, no primeiro ano após o plantio, todos os brotos encurtam até 3 brotos. No futuro, essa manipulação é realizada na primavera, quando o fluxo ativo de seiva começa. Ao mesmo tempo, os galhos jovens encurtam até três botões, os antigos - até 4-5.
Importante! No primeiro ano após o plantio, os botões de flores são removidos. Isso permitirá que a planta se adapte melhor e forneça uma floração mais magnífica na próxima temporada.
6 anos após o plantio, começa a poda antienvelhecimento. Envolve a remoção de brotos velhos e sem flores sob a raiz. O principal: não corte mais de 1/4 do volume total de cada vez.
Preparações de inverno
Esta planta deve ser preparada para o frio do inverno. O trabalho destinado a isso começa a ser realizado no outono. Quando a vegetação desaparece, a poda sanitária é realizada conforme descrito acima. 3 semanas antes do início do tempo frio, os brotos são expostos à metade, removendo as folhas na parte inferior.
Em seguida, faça o último fertilizante com preparações complexas em paralelo com a rega. A cobertura morta e uma camada de terra com 10 cm de espessura são completamente soltas. Uma semana depois de realizar as manipulações descritas, execute o hilling. Para fazer isso, use uma mistura de turfa e composto (1: 1). A altura da camada deve ser de cerca de 15 cm.
Se a temperatura no inverno não cair abaixo de -29 ° C, ramos de abeto são colocados ao redor dos arbustos. Realize trabalhos quando a marca no termômetro cair para 0 ° C. Se a temperatura no inverno for inferior a -29 ° C, depois de embrulhar com galhos de abeto, os arbustos são isolados adicionalmente com lutrasil. É simplesmente jogado em cima das plantas e fixado ao chão com grampos.
Doenças e Pragas
Ao cultivar hortênsias dessa variedade, os jardineiros podem enfrentar o problema da propagação de doenças e pragas.
As principais doenças da hortênsia:
- Clorose - É tratado com medicamentos Ferrovit ou Anticlorose. Eles são criados de acordo com as instruções. Você também pode fazer uma solução de 1 litro de água, 4 g de ácido cítrico, 2 g de sulfato de ferro. Esta composição trata a folhagem e o solo ao redor do arbusto. Além do tratamento com preparações com ferro, faz sentido substituir a camada de cobertura morta pelo solo sob árvores coníferas.
- Podridão branca - eliminado pelo cloreto de cobre. A solução é 1% de concentração. Eles são regados com vegetação 3 vezes por estação, com um intervalo de 20 dias. Entre o uso do oxicloreto de cobre, a fitosporina é adicionada à água para hidratação. A dose é selecionada de acordo com as instruções. A solução é aplicada não apenas no solo, mas também pulverizada com folhagem. Antes do tratamento, as partes afetadas da planta devem ser cortadas. Se os arbustos começaram a desaparecer, é melhor transplantá-los para um novo local, depois de remover raízes podres.
- Podridão cinzenta - é tratado com a droga "Skor" Dilua de acordo com as instruções, faça-o no solo e pulverize-o nas folhas. Os tratamentos são realizados a cada 20 dias. Durante a temporada, brotos e folhas infectados são removidos.
- Oídio - é eliminado da mesma maneira que a podridão cinzenta.
- Septoria - É tratado com solução a 1% de sulfato de cobre.
Das pragas de hortênsias, pulgões, ácaros e lesmas podem se estabelecer. Para se livrar deles, o pó é feito com pó de tabaco nas folhas e no solo. Uma solução de sulfato de cobre com concentração de 1% também é eficaz contra eles.
Hortênsia Frise Melba em paisagismo
As hortênsias Freeze Melba são usadas ativamente no projeto paisagístico. Eles ficam bem em pousos únicos. Perfeitamente em harmonia com diferentes tipos de coníferas, braçadeiras, rododendros, floxes e pedrinhas. Pode ser usado como cobertura. Também é possível combinar várias variedades de hortênsias com cores diferentes.
Comparação das variedades Frise Melba e Vanilla Frise
Outra variedade resistente ao frio com aparência semelhante a Melba é Frise Vanilla. Eles foram exibidos em paralelo.
Características comparativas das variedades:
Nome da nota | Melba | Baunilha |
Bush | Alastrando, 1,7–2,1 m de altura | Alastrando, até 1,5 m de altura |
Inflorescências | Piramidal, até 55 cm de comprimento | Piramidal, até 40 cm de comprimento |
Flores | 3-5 cm de diâmetro, leitoso, depois rosa e framboesa | 3-5 cm, cremoso, depois rosa e cereja escura |
Resistência ao gelo | Até -29 ° С | Até -29 ° С |
A única diferença entre essas variedades é a cor final das flores.
A baunilha também é resistente a fatores ambientais adversos e requer cuidados semelhantes. Essas variedades se dão bem. Eles são ideais para o cultivo no clima severo da Sibéria e dos Urais.
Você sabe Hortênsia simboliza graça, beleza, abundância.
Variedade de hortênsias Freize Melba é perfeita para o cultivo em diferentes zonas climáticas. Com os devidos cuidados, os arbustos mantêm seu efeito decorativo e florescem por 40 anos. Eles toleram bem vizinhança com outras culturas.