Sabugueiro é uma pequena árvore envolta em um grande número de superstições entre muitos povos da Europa. No entanto, isso não torna a planta menos atraente para os jardineiros. O cisto de sabugueiro tem propriedades decorativas e também é usado na medicina popular.
Descrição botânica das espécies
Sambucus racemosa é uma planta lenhosa do gênero Elderberry. É caracterizada por frutas vermelhas e um aroma peculiar de folhas. No ambiente natural, a planta cresce ativamente no Hemisfério Norte em toda a Eurásia e América do Norte. O sabugueiro é considerado um arbusto vermelho porque é altamente ramificado, embora a altura do arbusto possa atingir 5 metros. A casca tem uma cor cinza acastanhado, a textura é suave, embora comece a descascar com a idade. Os galhos são caracterizados por sua fragilidade devido à pequena quantidade de madeira neles. Um núcleo marrom solto preenche o interior do galho.
Na primavera, grandes botões ovóides aparecem nos arbustos. Depois que a planta é coberta com folhas, que consistem em 3-5 folhas. Apresentam uma forma alongada, com bordas serrilhadas e atingem um tamanho de até 10 cm, devido ao alto teor de antocianina, as folhas emergidas recentemente são pintadas em bordô ou roxo.
Os frutos da planta são pequenas bagas vermelhas, cujo diâmetro é de apenas 5 mm. Os ossos são alimentados por drupas, que espalham as sementes, que é a principal forma de propagação das plantas no ambiente natural.
Importante! O suco deste arbusto é venenoso para o corpo humano. Sabugueiro vermelho não deve ser consumido de qualquer forma.
Origem do nome
Muitos povos eslavos, europeus e até indianos têm uma palavra comum "faia", que significa tipos de árvores completamente diferentes. Depois que os cientistas descobriram esse fenômeno, surgiram teorias sobre os ancestrais comuns dos habitantes modernos da Índia e da Europa. No entanto, descobriu-se que o Buk era chamado de comum entre os europeus, o Oriente era os índios e os mais velhos eram chamados pelos eslavos. Assim, o mato adquiriu um nome moderno modificado no idioma russo ao longo do tempo.
O nome latino Sambucus racemosa pode vir de raízes diferentes. Alguns acreditam que, devido à cor brilhante das bagas e seu uso na criação de corantes, o nome deriva da palavra da língua grega “sambuca”. Traduz literalmente como "tinta vermelha". Segundo outra teoria, o sabugueiro em latim é chamado dessa maneira devido ao fato de o instrumento musical árabe sambuca ser feito da madeira desse arbusto.
Racemosa é traduzido como "cacho" ou "pincel", que liga a semelhança de frutas de sabugueiro com uvas
Variedades populares
Muitos jardineiros gostam de sabugueiro vermelho devido à grande variedade de variedades que diferem no formato das folhas e nos requisitos de cor, tamanho e iluminação.
As variedades mais comuns incluem:
- Plumosa Aurea;
- Ouro de Sutherland;
- Laciniata;
- Plumosa;
- Ornata.
O primeiro representante da lista é um arbusto alto que atinge 2 metros de altura. Vale ressaltar que as folhas são pintadas de amarelo e sua forma alongada enfatiza os cortes nas extremidades. Como todos os sabugueiros, Plumosa aurea Não é exigente no solo, mas cresce melhor com uma quantidade limitada de luz solar. Uma característica da variedade é o avermelhamento das folhas e seu entrelaçamento em torno das inflorescências na primavera.
Ouro de Sutherland parece muito semelhante ao Plumosa Aurea, no entanto, possui alta resistência à exposição ao sol. Isso permite que o arbusto cresça em uma área aberta sem o risco de queimaduras.
Laciniata tem algumas semelhanças com variedades anteriores, mas tem uma forma de folha ainda mais dissecada. Sua cor permanece verde até o outono, o que é adequado para jardineiros que desejam plantar hortaliças.
Característica principal Plumosa pode ser considerada uma cor incomum da planta. A cobertura das folhas na primavera fica roxa e as folhas são cercadas por brotos verdes claros. Em julho, aparecem bagas vermelhas que crescem até outubro, o que torna o arbusto atraente na maior parte do ano.
Ornata É uma mistura peculiar de variedades de Plumosa e Laciniata. Uma cor única da folha foi obtida a partir da primeira e uma forma esteticamente atraente a partir da segunda.
Aterragem
Embora o sabugueiro não seja muito extravagante, é importante que o jardineiro plante a planta corretamente.
Para um pouso bem-sucedido, você precisa seguir o seguinte algoritmo:
- Escolha um local aberto com sombra parcial, onde o solo possui um índice de hidrogênio neutro.
- Escolha uma muda com idade de 1 a 2 anos.
- Desenterre um poço de aterrissagem com 50 cm de profundidade e largura.
- Coloque uma camada de drenagem de tijolos quebrados.
- Solte o solo e preencha 0,5 baldes de areia.
- Adicione ao solo uma mistura de 7 kg de húmus, 50 g de fertilizantes fosfatados e 30 g de fertilização potássica.
- Aguarde o clima quente da primavera.
- Coloque o material de plantio para que o pescoço da planta fique nivelado com o solo.
- Regue abundantemente com 1-2 baldes de água.
- Espere até a água sair e verifique se o colo da raiz sobressai acima do solo: se assim for, adicione mais terra.
Nos primeiros 4 dias após o plantio, o sabugueiro vermelho deve ser regado com um balde de água por dia. Se o jardineiro quiser que a planta tome a forma de uma árvore, e não de um arbusto esférico, você precisará instalar um suporte. Deve ser maior que o tamanho atual da muda.
Para uma melhor polinização, outras plantas devem estar próximas ao sabugueiro. No entanto, você terá que acompanhar o desenvolvimento do sistema radicular do arbusto para não atrapalhar o crescimento de outras amostras no jardim.
Vídeo: Comparação de sabugueiro preto e vermelho
Cuidado de sabugueiro
Para o cístico de sabugueiro crescer ativamente, o jardineiro precisa cuidar dela. A manutenção não é difícil e consiste principalmente em rega. A poda sazonal também é importante, assim como a proteção contra possíveis ataques de pragas. No entanto, o restante do mato é despretensioso e não requer forte intervenção de uma pessoa após o plantio.
Rega
Sabugueiro na primavera e no outono não requer rega. No verão, durante o tempo seco e quente, uma planta adulta requer 10-15 litros de água por semana. Para estimular o crescimento, o sabugueiro jovem é regado com mais frequência, mas ainda duas vezes por semana ainda é suficiente. Para reduzir o volume de evaporação da água, basta cobrir a área basal do mato com uma mistura de palha ou grama recém cortada com húmus.
Fertilizantes
Se um jardineiro adicionar nutrientes ao solo durante o plantio, o sabugueiro vermelho não precisará ser fertilizado pelos próximos 2 anos. Após esse período, no final de março é necessário adicionar aditivos orgânicos. O húmus servirá como um bom fertilizante: o arbusto reage positivamente à sua presença no solo.
Importante! Misturas à base de turfa não podem ser usadas para fertilizar o sabugueiro. Esta planta não pode se desenvolver ativamente em solo turfoso.
Verifique o pH após adicionar. Se ele se desvia do neutro para a acidez, adicione cal ao solo. Para preparar a mistura de limão, adicione o solo ao componente principal, misture bem e despeje com água e deixe por uma semana. Mexa novamente e adicione adubo com água. Deixe por mais 2 semanas, após as quais o desoxidante estará pronto. Em média, são necessários 500-600 g de cal por 1 m², dependendo do grau de oxidação da terra. No entanto, a quantidade de fertilizante de cal não deve exceder 700 g por 1 m².
Poda
Antes do início da estação de crescimento, o sabugueiro deve ser cortado. Isto é devido à rápida taxa de crescimento de brotos em boas condições de crescimento. É importante verificar cuidadosamente o arbusto em busca de áreas congeladas e, se necessário, removê-las.. Se toda a planta estiver congelada, ela deverá ser cortada sob a raiz para evitar a ocorrência de fungos.
Você sabe Nas flores de sabugueiro, os níveis de caroteno, pigmento laranja da cenoura, são mais altos do que nas cenouras.
Além disso, muitos jardineiros cortam sabugueiro completamente a cada 2-3 anos, deixando apenas uma parte do tronco principal com 10 cm de altura, devido ao fato de que com essa poda o arbusto começa a crescer abundantemente: algumas variedades crescem novamente em 1,5 m durante a estação de crescimento, cobertas com uma nova cobertura saudável e decídua. Embora o sabugueiro vermelho não congele como o sabugueiro preto, é necessário cortar os galhos primeiro para rejuvenescer a planta.
Reprodução
A melhor maneira de propagar cistos de sabugueiro é o método Cherenkov. É digno de nota que amostras de estacas lignificadas e jovens são adequadas para isso. A grande maioria das amostras se enraíza se as estacas forem realizadas na estação certa: o tempo ideal cai no final de junho ou nos primeiros dias de julho. Para preparar as estacas, são cortados galhos com dois entrenós. É necessário deixar 2 cm de galho embaixo do inferior e limpar esta parte das folhas. Acima de 1 cm do rim superior, você precisa fazer um corte. Na peça restante, corte as folhas para que restem apenas algumas delas.
Em seguida, o jardineiro precisa pegar um pequeno recipiente, por exemplo, um copo descartável e preenchê-lo com o solo. Mergulhe as mudas resultantes no solo até o nível do rim superior e despeje uma pequena quantidade de água para que o solo fique úmido, mas o líquido não fique estagnado. Por cima, o recipiente é coberto com polietileno transparente. O espaço em branco deve ser colocado em sombra parcial. A rega é necessária a cada 2 dias, para que a planta jovem tenha tempo para absorver a umidade.
Se o contêiner for transparente, o jardineiro poderá determinar rapidamente que o caule criou raízes: um sistema radicular extenso aparecerá. Caso contrário, a evidência de um resultado positivo será o aparecimento de novas folhas do rim.
Possíveis doenças e pragas
Vale ressaltar que o cisto de sabugueiro não é apenas raramente atacado por pragas, mas também os afasta das plantas vizinhas com seu aroma. No entanto, existem insetos que se alimentam desse arbusto.
Primeiro de tudo mosca de mineração de sabugueiro - Pragas de duas asas, que também se alimentam de culturas agrícolas e vegetais. Esses insetos depositam ovos nas folhas, o que leva a uma deterioração nas qualidades decorativas do sabugueiro e seu enfraquecimento como um todo. As moscas podem ser exterminadas com a ajuda de Kinmix, Karbofos e outros inseticidas pulverizando imediatamente após a detecção de pragas. É necessário executar o procedimento duas vezes com um intervalo de uma semana para se livrar dos representantes seniores dos insetos e daqueles que acabaram de aparecer da alvenaria.
A segunda praga conhecida é ácaro da folha de sabugueiro. Alimenta-se dos sucos do mato, absorvendo-os da cobertura das folhas, o que leva à secagem e ao escurecimento das folhas. Para se livrar desse inseto, use duas vezes um inseticida, como Metac ou Fitoverm.
O cisto de sabugueiro raramente é exposto a doenças. Se isso acontecer, é exclusivamente com plantas jovens. A doença mais comum é chamada de oídio.. Pode ser encontrado no início da primavera, em março, de acordo com a característica principal na forma de um revestimento branco nas folhas. É tratado de maneira simples: depois que o jardineiro notou a doença, o arbusto precisa ser tratado com uma solução a 3% de líquido de Bordeaux. Para preparar esta mistura com as próprias mãos, você precisa adicionar 300 gramas de sulfato de cobre e cal rápida a um balde de água.
Aplicação da planta
Embora o sabugueiro seja vermelho e tenha frutas venenosas, além de um aroma peculiar, esta planta é usada em todos os lugares. As propriedades decorativas de muitas variedades permitem que os jardineiros usem arbustos no projeto da paisagem. As propriedades incomuns do suco de sabugueiro determinam seu uso na medicina tradicional.. Além disso, o cheiro da planta afugenta a maioria das pragas do jardim.
Vídeo: Propriedades úteis e aplicação de sabugueiro vermelho
Em paisagismo
Na maioria das vezes, os cistos de sabugueiro são usados para o paisagismo de casas de veraneio e, às vezes, praças. A presença de variedades resistentes que não requerem intervenção humana ativa determina a crescente popularidade desta planta. Além disso, o arbusto é ótimo para crescer junto com árvores grandes ou em grupo com outros arbustos inferiores, como elemento principal. O sabugueiro pode se tornar uma característica de um canteiro de flores, estendendo-se ao longo do beco, cercado por plantas herbáceas de baixo crescimento.
Variedades anãs podem ajudar o jardineiro a equipar as colinas alpinas - uma imitação em miniatura das encostas rochosas dos Alpes. Qualquer sabugueiro vermelho fica ótimo em um pequeno lago artificial devido ao seu esplendor e frutas brilhantes..
Em medicina
O medicamento oficial não usa sabugueiro no tratamento. É por isso que a composição de flores, frutos e suco é pouco conhecida pela ciência moderna. No entanto sabugueiro tem sido usado na medicina popular desde os tempos antigos. Sabe-se que esta planta foi descrita em um dos primeiros herbalistas da Europa medieval, publicado em 1546.
Na medicina popular, são utilizadas flores e frutos de um arbusto.. Muitas pessoas acreditam que a infusão trata resfriados, asma e enxaquecas. Com angina e inflamação na cavidade oral, essa bebida é usada para enxaguar.
Como remédio para a constipação, a geléia é feita a partir de bagas. Mas vale lembrar que o uso interno de sabugueiro vermelho pode prejudicar a saúde humana devido à alta concentração de toxinas.
Você sabe A baga de sabugueiro tem sido cercada por muitas crenças sombrias. No entanto, sua presença no quintal sempre foi considerada um talismã, que traz prosperidade e protege contra convidados não convidados.
Em outras áreas
Acredita-se que o sabugueiro seja uma planta de mel. As propriedades medicinais também são atribuídas ao mel obtido a partir dele, embora algumas fontes afirmem que esse arbusto não emite néctar.
Há muito que as pessoas notam que o sabugueiro exala um odor desagradável que assusta os animais: pequenos roedores, insetos e outros animais. Acredita-se que onde esta planta está, os ratos nunca acabam. Para se livrar das toupeiras, galhos quebrados e hastes de carapau de sabugueiro foram colocadas em buracos. Criadores e pastores tentaram plantar esses arbustos ao redor da área de pastagem para que os animais não fugissem. Na fazenda, as frutas podem ser usadas para limpar a placa de tigelas e talheres de cobre.
O sabugueiro agradará as pessoas que apreciam o uso prático das plantas e os jardineiros, cujo trabalho é focado na estética do jardim. A variedade de variedades deste arbusto permite que você escolha uma planta que é exatamente necessária para criar uma composição única. As propriedades úteis também são dignas de nota: embora não sejam comprovadas pela ciência oficial, elas não estão em disputa.