No inverno e na primavera, quando há uma escassez aguda de vitaminas, muitos esquecem a cultura familiar das raízes, que está disponível durante todo o ano e é um depósito de nutrientes. O artigo enfocará beterrabas e seus benefícios em seu uso sistemático; É possível comer beterraba crua para mulheres grávidas e lactantes.
Teor de calorias e composição química
100 g de beterraba crua contêm 42 kcal e nutrientes.
A composição quantitativa de alguns elementos é refletida na tabela:
Esquilos | 1,5 g |
Gorduras | 0,1 g |
Carboidratos | 8,8 g |
Fibra | 2,5 g |
Agua | 86 g |
Ash | 1 g |
Graças aos macronutrientes e minerais contidos nas beterrabas cruas, o estado geral do corpo melhora, o sangue é limpo, o nível de hemoglobina volta ao normal. Entre os minerais estão:
- magnésio
- sódio
- zinco;
- iodo;
- silício;
- cobre
- ferro
- cálcio
Existem vitaminas C, PP, P, E, além de muitos açúcares.
Você sabe A terra natal das beterrabas é a terra da bacia do Mediterrâneo. As colheitas de raízes chegaram ao território do nosso país no século X. Eles foram trazidos por comerciantes bizantinos.
Qual é o uso de beterraba crua
A colheita da raiz vermelha tem um efeito positivo multilateral no corpo. Abaixo, as propriedades benéficas das beterrabas cruas são conhecidas para mulheres, homens e crianças.
Para mulheres
Para o corpo feminino, o uso de um vegetal vermelho escuro é muito útil, pois afeta:
- Fundo hormonal. A presença de ácido fólico e do aminoácido valina estabiliza a condição. Com base nisso, o vegetal deve ser consumido com a TPM. O ferro ajuda no processo de criação de novas células sanguíneas durante dias críticos.
- O sistema imunológico. O complexo vitamínico na cultura da raiz fornece suporte à imunidade, mas a arginina desempenha o papel principal aqui. Esta substância é usada mesmo em medicamentos (devido à qualidade da ligação dos radicais livres, bem como a eliminação de metais pesados e toxinas).
- Sistema cardiovascular. Os flavonóides normalizam a pressão sanguínea, fortalecem os vasos sanguíneos e melhoram a composição geral do sangue. Nas beterrabas, há mais niacina importante para o coração do que em qualquer outro vegetal. Minimiza a formação de coágulos sanguíneos (o que leva ao desenvolvimento da aterosclerose) substância betaína, devido à qual a colheita de raízes é pintada em uma cor vermelha brilhante.
- Digestão. Os ácidos orgânicos normalizam a digestão, melhorando a absorção dos componentes dos alimentos. O processo metabólico é ativado ativamente, o fígado é estimulado. A fibra aumenta a motilidade intestinal e ajuda a minimizar a chance de constipação.
- Olhos. 100 g de beterraba contêm 250 mg de nitratos (metade da dose diária), importantes para a visão. Essas substâncias melhoram o fluxo sanguíneo, aumentando a quantidade de oxigênio no corpo. As células da córnea também se fortalecem, o que, juntamente com o zinco, impede o desprendimento das fibras.
- Pele e cabelo. O zinco aumenta a firmeza e elasticidade do epitélio, resolve muitos problemas de pele. O ácido fólico ajuda a regenerar a derme. Existe um efeito de secagem na pele oleosa.
- Emagrecimento. Uma pequena quantidade de calorias faz da beterraba um produto adequado para quem quer perder peso. Para uma perda de peso mais produtiva, é melhor comer vegetais cozidos, consumindo uma quantidade suficiente de água limpa.
Importante! O consumo diário de 100 g de beterraba ajudará o corpo a estar em excelentes condições.
Entre eles estão:
- ácido fólico;
- lisina;
- cálcio
O vegetal combate ativamente a constipação, normaliza o estado do intestino e tem um efeito diurético. A hipóxia fetal minimiza a substituição da deficiência de ferro. A colheita de raízes também é útil durante a lactação, pois, neste momento, a necessidade de nutrientes é máxima.
Para homens
Os benefícios das beterrabas para a metade forte da humanidade são inegáveis. Suas substâncias benéficas restauram a força após um dia difícil e a fibra limpa o corpo de toxinas prejudiciais. Este vegetal também resolve problemas com libras extras e álcool (melhorando a digestão, limpando o sangue e o fígado).
Afeta favoravelmente a função sexual dos homens, zinco e outros oligoelementos.
Você sabe Na Roma antiga, apenas folhas de beterraba eram consumidas. Antes de servir, eles foram embebidos em vinho e polvilhados com pimenta.
Para crianças
Você pode adicionar beterraba ao bebê a partir de 8 meses. Esse conhecimento é melhor realizado após uma amostra de abobrinha, batata e couve-flor. A porção deve ser mínima - é importante observar a reação do corpo.Inicialmente, as beterrabas são adicionadas às sopas (apenas algumas gotas de suco são suficientes) e só então são consumidas como um prato separado.
As crianças recebem os mesmos benefícios que os adultos; a diferença está apenas na dose. A princípio, é melhor dar o vegetal após o tratamento térmico, pois nesse caso os nitratos entram na decocção e os ácidos da fruta, que irritam a mucosa gástrica, são destruídos.
Para que um pequeno organismo não seja envenenado, é melhor dar um vegetal cultivado em seu próprio jardim.
Contra-indicações e danos
Recomenda-se não comer beterraba se você tiver:
- intolerância individual aos componentes contidos no produto;
- doenças crônicas e estágios de sua exacerbação;
- obesidade
- alto nível de açúcar no sangue;
- diarréia crônica;
- a presença de pedras nos rins;
- baixa pressão
- uma úlcera.
Importante! Presença de gota ou artrite reumatóide — razões para se recusar a usar beterraba e seu suco.
Se você não levar em consideração as contra-indicações e ainda começar a usar beterraba, poderá obter um resultado negativo:
- cólica e sangramento interno;
- reações alérgicas;
- linfonodos aumentados;
- inchaço da nasofaringe;
- diarréia
- envenenamento.
O que pode ser cozido a partir de beterraba crua
Os seguintes pratos podem ser preparados com beterraba fresca:
- lanches
- salada;
- o primeiro;
- cozido.
Receitas de medicina tradicional
Melhorar a condição do corpo é possível com uma simples inclusão na dieta deste vegetal. Uma doença específica pode ser removida usando apenas receitas comprovadas.
Limpeza do fígado
Para fazer isso, prepare uma decocção de beterraba. É limpo de partes superiores e sujeira, lavado e colocado em uma panela. Ferva até a metade cozida em fogo baixo. O vegetal é esfregado em um ralador e novamente colocado em água. Cozinhe por mais 30 minutos e, depois de esfriar, filtre pela gaze.
O caldo é consumido 4 vezes ao dia, 180 ml cada. Depois de colocados na cama e colocados no fígado, uma almofada de aquecimento quente. O curso da terapia é de 10 dias.
De anemia
O problema é tratado com uma bebida, que consiste na mesma quantidade de suco de beterraba, rabanete preto e cenoura. Eles são misturados e consumidos 1/3 xícara 30 minutos antes das refeições, duas vezes ao dia.
Prevenção de Adenoma de Próstata
O suco é preparado a partir de vegetais jovens que são lavados e descascados. Para obter suco, a colheita de raízes é passada por um espremedor ou esfregada em um ralador. Os resíduos são removidos e o suco é enviado à geladeira por várias horas. Beba uma bebida antes das refeições várias vezes ao dia por 130 ml.De um resfriado
Recomenda-se tomar a mesma quantidade de suco de beterraba, cenoura e a mesma quantidade de óleo vegetal. Adicione algumas gotas de suco de alho. Misture tudo bem. Goteje a composição resultante em uma quantidade de 3 gotas em cada narina diariamente até o alívio.
Melhoria de potência
A preparação desta receita é a mesma da prevenção de adenoma, apenas 20 ml de suco de aipo e pastinaga são adicionados. Beba três vezes ao dia por 100 ml.
Dor lombar
O produto é preparado a partir de beterraba de tamanho médio e querosene. Esfregue o vegetal em um ralador, esprema o suco. O bolo é deixado e misturado com 20 ml de querosene. A mistura é aplicada a um tecido de algodão pré-preparado e colocada em um local onde a dor é sentida. Um filme é aplicado na parte superior, a parte de trás é enrolada em um lenço quente. A compressa é deixada durante a noite.
Como você pode ver, a colheita de raízes, que tem sido usada por muitas décadas na culinária, tem propriedades milagrosas como remédio caseiro. O principal é consultar o seu médico antes de iniciar o tratamento, para não agravar acidentalmente a situação. Só então eles começam o tratamento.