Entre os tomates, um lugar especial é ocupado por variedades precoces. Pelo menos uma dessas variedades é cultivada por todo jardineiro. O tomate Lyubasha F1 é popular, pois a primeira colheita dos arbustos amadurece em junho. Leia sobre os recursos do cultivo e as vantagens da variedade nesta revisão.
Descrição da nota
Variedade Lyubasha F1 - super cedo, com o amadurecimento dos primeiros frutos em 65 a 75 dias. O tempo de maturação da colheita é junho. Em um internódio de Lyubasha, 2 pincéis de flores são formados. Cada escova dá uma colheita completa - 15–20 kg de tomate por 1 km². m quadrado.
Você sabe O grau de doçura dos tomates é medido na escala Brix. O sabor de amostras individuais pode ser medido pela cor da casca. Tomates leves são geralmente mais doces. E o escuro – mais azedo.
As principais características da variedade Lyubasha:
- determinante, com uma altura de cerca de 1 m;
- ultra-precoce, com o amadurecimento dos primeiros frutos entre 65 e 75 dias;
- tipo - universal: usado em forma fresca e enlatada;
- pode ser cultivada em estufas e áreas abertas;
- a bucha é compacta, formada em 2 a 4 hastes principais, o que aumenta a produtividade;
- cuidar do arbusto envolve amarrar e beliscar;
- os caules são fortes, com um grande número de folhas de cor verde escura;
- 5-6 escovas são formadas em 1 haste;
- produtividade de 1 arbusto - 4-5 kg;
- frutos - arredondados, levemente achatados, vermelho vivo com pele densa, resistente a fissuras;
- peso do fruto - 200–100 g, os primeiros tomates são maiores que os subsequentes;
- gosto é adocicado;
- a carne é suculenta;
- resistente a doenças solanáceas: fusarium, podridão, ferrugem tardia, alternariose.
Vantagens e desvantagens
- Entre as vantagens da variedade Lyubasha F1, destacam-se:
- maturação ultra-precoce;
- bom rendimento;
- excelente sabor;
- universalidade: cresce bem em estufa e em campo aberto;
- resistência a doenças.
- As desvantagens da variedade:
- pouca tolerância a baixas temperaturas;
- a variedade precisa de cuidados: cobertura, ligas.
Mudas de crescimento próprio
As primeiras variedades são cultivadas através de mudas. Isso permite que você obtenha uma colheita no início de junho. A idade das mudas no momento do plantio no solo deve ser de 50 dias.
Você sabe Os tomates são utilizados como alimento desde 500 aC. A civilização asteca chamou a planta encontrada de "tomate", que significava "grande amora".
Para plantar sementes para mudas, você precisará de:
- recipientes para plantar sementes e para mergulhar mudas jovens;
- embalagem de sementes;
- solo para plantio;
- rack para instalação de contêineres com mudas;
- lâmpadas fluorescentes;
- fertilizantes;
- drogas antibacterianas, estimulantes do crescimento.
Antes do plantio, as sementes são tratadas para doenças. Após a emergência - forneça o modo de luz correto, a rega e a cobertura.
Tempo de semeadura
O tempo para plantar sementes depende de quando o solo estiver pronto para o plantio de mudas. O horário ideal para o pouso é março. Atualmente, o horário de verão é de pelo menos 12 horas, o que é bom para o desenvolvimento da planta. No momento do plantio, as mudas não devem crescer mais no solo; caso contrário, são mal recebidas e frutificam fracamente. Dado o início da frutificação, você precisa plantar arbustos Lyubasha por 45 a 50 dias. A geada do solo na maioria das regiões continua até maio. Portanto, o período de plantio de sementes é de 20 a 25 de março.
Você sabe O solo consiste em 45% de minerais, 25% de água, 25% de ar e 5% de matéria orgânica. Areia, argila e lodo juntos criam diferentes tipos de solos.
Solo
Os componentes do solo são areia, silte e argila. Sua relação e criar uma variedade de solos. O sistema radicular de um tomate consiste em um caule central e muitas raízes pequenas. Portanto, os arbustos precisam de solo solto. Se o solo for denso e argiloso na área, você poderá "afofar" usando areia, turfa, serragem. A acidez do solo deve ser neutra ou alcalina - pH 6,5 e menor. A acidez pode ser medida com tiras de teste especiais.
Para fazer isso, misture várias colheres de sopa de solo com uma pequena quantidade de água destilada em um recipiente e abaixe a tira lá. Marcas verdes indicam terra neutra. O solo ácido é desoxidado pela adição de farinha de giz ou dolomita. Para o mesmo objetivo, fertilizantes contendo sulfato de amônio são usados. O evento é realizado na preparação de canteiros para o plantio de mudas.Para o cultivo de sementes, as tecnologias modernas oferecem pastilhas de turfa - turfa comprimida, que incha sob a influência da umidade e se torna um cilindro com sementes germinadas. Você pode tirar o solo comum dos canteiros, calciná-lo no forno e usá-lo para plantar mudas. O recozimento desinfeta a terra e destrói as pragas do inverno. Mesmo que uma muda seja comprada em uma loja, ela deve ser tratada com uma solução de permanganato de potássio a 3% para destruir os esporos de bactérias putrefativas.
Capacidade de crescimento
As mudas são cultivadas em recipientes com textura e tamanho diferentes. Um tipo comum de contêiner é uma caixa para mudas. Tais estão disponíveis na maioria dos jardineiros. São fáceis de fabricar com materiais de construção improvisados: madeira, plástico. Agora nas lojas são vendidos cassetes, que consistem em recipientes separados para o cultivo de mudas. Eles são confortáveis. Mas você não deve comprar cassetes grandes, para 50 a 100 plantas. Eles são inconvenientes para o cuidado diário das mudas e, ao plantar plantas no solo, plantas individuais podem ser danificadas.
Copos de turfa são usados para mergulhar mudas. Esse vidro, quando transplantado para o solo, é plantado em conjunto com um arbusto e serve como fertilizante adicional para as raízes. Os comprimidos de turfa são usados ativamente no plantio de sementes. Este solo é ideal para o desenvolvimento do sistema radicular: é nutritivo, passa bem a água e o ar. Uma planta coberta de vegetação é plantada com o comprimido, para que você não danifique as raízes quando transplantadas.
Preparação de sementes
Esporos de fungos patogênicos não são visíveis a olho nu. Portanto, todas as sementes são tratadas em água morna (+50 ° C) por 20 minutos. A água quente é prejudicial aos esporos de fungos. O aquecimento de sementes sob um candeeiro de mesa aumenta a porcentagem de germinação e também melhora a formação de ovários. A moderna tecnologia agrícola para o cultivo de tomates inclui o tratamento de sementes com medicamentos antibacterianos. Este método é considerado mais eficaz que o tratamento com métodos alternativos. Entre os mais populares está o tratamento de sementes com Fitosporin.O ingrediente ativo é a bactéria do solo Bacillus subtilis. Em desenvolvimento, a bactéria inibe o desenvolvimento de microflora patogênica no solo, o que afeta a saúde das plantas e seu crescimento. O tratamento de sementes com um estimulador de crescimento também é praticado. O medicamento "Zircon" é um fertilizante, um estimulador de crescimento e um imunomodulador. As sementes tratadas com zircão são resistentes a doenças, eclodem rapidamente e crescem melhor. Ao fortalecer o sistema radicular, esses medicamentos melhoram o desenvolvimento de mudas, ovários e aceleram o crescimento. Os estimulantes são usados em estrita conformidade com as instruções para os medicamentos.
Semeando sementes
A preparação para a semeadura consiste no processamento de recipientes com desinfetantes. Se este for um recipiente novo, basta lavá-lo com sabão. Se as caixas foram usadas na temporada anterior, o tratamento antibacteriano não fará mal.
Importante! Recomenda-se que as sementes de mudas para estufa sejam plantadas em 15 de março e em campo aberto - 5 de abril.
Encha o recipiente com 2/3 do solo. Ao plantar em caixas, coloque as sementes a uma distância de pelo menos 2-3 cm entre plantas individuais e entre linhas. Pressione as sementes com o dedo no solo e adicione mais 0,5 cm de solo. Umedeça a terra com uma pistola de pintura.
Ao plantar sementes em pastilhas de turfa, umedeça as pastilhas com água e coloque-as em um recipiente de plástico. Quando o tamanho do comprimido aumentar 4-5 vezes, coloque 1-2 sementes no centro e aperte-as. Cubra os recipientes com mudas com um filme para criar um efeito estufa. Após 7 a 10 dias, as mudas devem eclodir. Assim que isso acontecer, abra o filme por 2-3 horas por dia e depois de alguns dias remova-o.
Cuidados com mudas
Os cuidados com as mudas incluem:
- rega regular;
- aplicação de fertilizantes;
- mergulho;
- endurecimento.
Importante! Os tomates são plantados a uma profundidade de 10–12 cm. Cerca de 0,7 l de água são derramados sob cada arbusto.
Ao mesmo tempo, as mudas são alimentadas. Se as mudas foram plantadas em pastilhas de turfa ou solo muito nutritivo, a cobertura pode ser omitida. A cobertura deve incluir nitrogênio, potássio e fósforo. Para solos equilibrados, os fertilizantes são usados em partes iguais. Se o solo não possuir certas substâncias, você pode alimentar os tomates com um dos fertilizantes. Você sempre pode determinar a falta de nutrientes pelo estado das folhas. A segunda alimentação é realizada 2 semanas após a anterior. Nesse caso, o mesmo fertilizante é usado como no início.Os fertilizantes podem ser sintéticos e orgânicos. Fertilizantes orgânicos incluem verbasco ou excremento de pássaros. Para a alimentação, eles são diluídos com água na proporção de 1:12 (para o lixo) e 1: 7 (para verbasco). Para que as mudas não se estiquem, a temperatura do ar deve ser +16 ... + 18 ° C. As lâmpadas luminescentes são colocadas acima das mudas, aumentando assim a duração do horário de verão para 14-18 horas.
Endurecimento de mudas
As mudas dentro de casa e no solo após o plantio estão em diferentes condições climáticas. Portanto, na sala não há diferença nas temperaturas diurnas e noturnas, as flutuações de umidade ocorrem com menos frequência e sua amplitude é muito menor. Para que os tomates se adaptem em campo aberto, eles começam a endurecer. Para isso, as plantas são retiradas diariamente no ar ou deixadas por uma janela aberta.
Importante! A falta de fertilizante pode ser vista pela condição das folhas. Se eles ficarem amarelos e cairem, a planta não terá nitrogênio. Se as folhas ficarem roxas - deficiência de fósforo. E amarelo pálido com veias verdes relatam falta de ferro.
Eles começam a endurecer 2 semanas antes do plantio. O tempo diário das plantas no ar é aumentado em 15 a 60 minutos. Sob chuva ou tempo frio (menos de +14 ° C), o tomate não pode ficar de pé. As mudas saudáveis endurecidas são diferenciadas por um tronco grosso, 8 a 10 folhas bem desenvolvidas e raízes desenvolvidas. Plantadas em um local permanente, as mudas são mais estáveis e menos doentes.
Plantio de mudas em local permanente
É aconselhável plantar Lyubasha em campo aberto 45 a 50 dias após o aparecimento dos brotos. No processo de crescimento, os arbustos atingem uma altura de 1 m, portanto, precisam ser plantados a uma distância de 0,5-0,6 m entre plantas individuais. Os tomates são plantados em fileiras, não importa onde eles cresçam. Esse plantio facilita o tratamento de plantas: capina, rega, fertilização e colheita.
Antes do plantio, é necessário preparar o solo. A desoxidação do solo ácido deve ocorrer 2-3 semanas antes do transplante das mudas. Fertilizantes orgânicos também são adicionados ao solo 1 semana antes do plantio. A introdução de componentes secos é realizada a uma profundidade de 10 a 15 cm, cavando cuidadosamente o solo.A aterrissagem é realizada em valas ou furos. O tamanho do buraco deve ser maior que o sistema radicular das mudas, juntamente com o solo em que cresceu. Isso é feito para deixar o solo solto ao redor do arbusto para o desenvolvimento das raízes do tomate. As mudas alongadas podem ser aprofundadas. Isso reduzirá o tronco e fortalecerá as raízes, pois o tomate pode se enraizar em qualquer parte do tronco.
Uma geada pode arruinar uma plantação de tomate Lyubasha. Plante as plantas em um local permanente no solo, desde que a temperatura do ar seja pelo menos +18 ... + 21 ° C. Se a temperatura noturna cair abaixo, os tomates são plantados sob uma cobertura de filme que, após o enraizamento, as mudas são removidas.
Cuidado ao ar livre
Em campo aberto, as plantas são regadas semanalmente, os fertilizantes são aplicados periodicamente, as ervas daninhas são amarradas e as ervas daninhas, os enteados são plantados, eles estão lutando contra pragas e o solo é solto. O cuidado adequado promove o crescimento estável da planta e aumenta a produtividade.
Importante! A primeira colheita é necessária 2 semanas após o plantio das mudas em local permanente. O segundo - durante o aparecimento de enteados.
Rega
A rega ideal para o tomate é a irrigação por gotejamento. Para criar esse sistema, tubos são colocados para fornecer água com conta-gotas e dispensadores. A irrigação por gotejamento é confortável para as plantas. A umidade é distribuída uniformemente sobre a zona radicular a uma profundidade de 8 a 10 cm. Usando irrigação por gotejamento, também é conveniente aplicar fertilizantes radiculares.
As regras da rega comum:
- Regue os tomates enquanto o solo seca, mas pelo menos 1 vez por semana.
- A água deve vazar lentamente, pois a planta seleciona nutrientes com micro-raízes, que são facilmente destruídas por irrigação intensa.
- Não molhe o solo a uma profundidade superior a 10 cm - os micronutrientes e os fertilizantes serão lavados até a profundidade em que a terra é regada.
- Não espirre água nas folhas. A umidade aumenta o risco de infecção por pragas e outras doenças.
- Não molhe os arbustos à noite. Temperaturas mais baixas e alta umidade contribuem para a doença.
Aplicação de fertilizantes
O Lyubasha de tomate precisa seguir o cronograma de fertilizantes. Para a cobertura das raízes, os fertilizantes granulares são considerados os melhores. Eles liberam oligoelementos gradualmente, prolongando assim a duração da ação dos medicamentos nas plantas.
Para uso alimentar:
- superfosfato - 50 g;
- potássio - 30 g;
- nitrato de amônio - 15 g.
Todos os componentes são dissolvidos em água (10 l) e introduzidos na zona das raízes de cada arbusto 1 l. Pela primeira vez após o plantio de plantas em local permanente, os fertilizantes são aplicados após 2 semanas. A alimentação adicional é continuada a cada 2 semanas. Na fase de frutificação, é realizado o último curativo. Os fertilizantes também são aplicados, se o estado dos tomates mostrar que eles não têm micronutrientes.
Stepson
Pasynkovka - um procedimento para remover brotos laterais. Para o tomate, o Lyubasha enteado é necessário. Aperte a parte lateral a uma altura de 0,5 cm do ponto de crescimento. Se esses brotos não forem removidos, a planta gasta energia e nutrientes em seu desenvolvimento, reduzindo a quantidade de frutificação.
Cuidado do solo
O solo é cultivado para que nutrientes e oxigênio entrem nas raízes do desenvolvimento.
Tipos de cuidados com o solo:
- erva daninha;
- aeração (afrouxamento);
- mulching;
- hilling.
Essas medidas não afetam o rendimento, mas ajudam o tomate a se desenvolver. A remoção de ervas daninhas é realizada no dia seguinte à rega, quando a terra seca. Em pequenas áreas, as ervas daninhas são eliminadas usando uma enxada de jardim. Ao mesmo tempo, o solo é afrouxado para aumentar o acesso de oxigênio às raízes do tomate.
Cobertura morta - cobertura com material de cobertura de uma zona livre de plantas. O solo pode ser coberto com materiais orgânicos: serragem, palha, grama ou inorgânicos - fiado, agrofibra, papelão. A cobertura morta evita a compactação do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas, nutre o solo e protege as raízes das mudanças climáticas e pragas. A camada recomendada de cobertura é de 7 cm.
Hilling - criando ao redor do tronco de uma pequena colina de solo. Os tomates são batidos para melhorar o desenvolvimento do sistema radicular. Um bom desenvolvimento radicular melhora a absorção de oligoelementos pelo tomate.
Amarrando arbustos
Variedade Lyubasha dá frutos em abundância. O arbusto é formado em 2 a 4 troncos, em cada um dos quais 5 a 7 pincéis de flores são formados.O rendimento de 1 arbusto é de cerca de 5 kg. Manter esse peso é difícil. Portanto, os jardineiros amarram galhos para reduzir a carga no tronco e nas mãos. A altura de Lyubasha é de 1 m. A variedade pode ser amarrada a uma treliça (vertical ou horizontal) ou a estacas. Amarre a planta à medida que cresce. Para toda a estação de crescimento - 2-3 vezes. Para fazer isso, use pequenas abas de tecido que segurem suavemente os galhos sem beliscá-los.
Colheita e armazenamento
Os tomates amadurecem maciçamente em julho. A primeira colheita é removida para comer. A coleta em massa de frutas é realizada para colher tomates maduros para o inverno ou devido à ameaça de geada e chuva prolongada. Sinais de praga tardia em tomates individuais também são motivo para a colheita. Com a colheita simultânea de tomates, a parte verde da colheita pode amadurecer dentro de 10 a 15 dias em temperatura ambiente. Além disso, existem receitas para a colheita de tomates verdes verdes para o inverno, que valem a pena usar se houver muitos deles.Os tomates colhidos podem ser armazenados em caixas em uma sala seca e ventilada por até 2 meses. Não armazene frutas deformadas ou danificadas. Esporos de podridão se espalharão para outros tomates e você os perderá. A colheita é armazenada em caixas secas, sem caules. Os frutos são depositados em 2 a 3 camadas, deixando espaço suficiente entre as amostras, pois, de forma rasgada, continuam a crescer e aumentar de tamanho. A temperatura do ar no armazenamento deve estar dentro de +3 ... + 5 ° C.
Para manter a colheita no porão até janeiro, é colocada palha seca no fundo da caixa. Frutas individuais são embrulhadas em papel ou palha. A caixa é coberta com uma tampa para que haja acesso aéreo à fruta. Armazenar a uma temperatura ligeiramente abaixo de 0 ° C.