Entre todas as variedades de couve, a couve-rábano é a menos popular para o cultivo em jardineiros domésticos. E é totalmente em vão, pois possui um sabor excelente e muito delicado e é caracterizado por baixo teor calórico, o que possibilita sua utilização na nutrição alimentar. Quais são as características do cultivo de couve-rábano em campo aberto e como cuidar adequadamente dele, vamos descobrir.
A origem e descrição da cultura
A couve-rábano é uma das variedades mais surpreendentes de repolho, cuja história começou muito antes de nossa era, nas margens do Mediterrâneo. Pela primeira vez, a agricultura vegetal foi iniciada na Roma antiga, depois se espalhou por quase todo o mundo. O nome "couve-rábano" vem das duas palavras do dialeto alemão-suíço e significa "repolho e nabo". Traduzido do italiano, significa "nabo repolho".
A couve-rábano é uma cultura herbácea de dois anos da família Cabbage. De todas as variedades de plantas, este repolho é facilmente reconhecível por sua aparência original. A couve-rábano amadurecida parece um caule esférico ou ovóide, no qual numerosas folhas grandes de cor verde escura são formadas em espiral.
A parte comestível do feto é precisamente a agitada, cuja parte aérea, durante o amadurecimento, é transformada em uma haste repetitiva. O núcleo do vegetal é sempre branco, caracterizado por um sabor muito delicado, suculento e incomum, além de uma rica composição química, representada por uma ampla gama de substâncias biológicas ativas, micro e macro elementos. A casca da haste pode ser de duas cores: branca ou roxa. O tamanho da fruta, dependendo da variedade, é de 90 a 5 kg.
O sistema radicular da planta é bastante poderoso, pode crescer até uma profundidade de 2 M. No segundo ano de vegetação, um caule com pequenas flores de cor amarela e branca é formado no caule. Após a polinização, as flores são transformadas em vagens com até 10 cm de comprimento, cada uma das quais contém pequenas sementes.
Você sabe Na Roma antiga, a couve-rábano era considerada alimento para os mais pobres e escravos. Na maioria das vezes, a sopa era preparada, distribuída gratuitamente aos necessitados.
Tempos de aterrissagem ideais
A couve-rábano é cultivada por métodos de sementes e mudas. O plantio da cultura do amadurecimento precoce do filme é realizado não antes da última semana de abril, mais frequentemente no início de maio. É transplantado para o campo aberto após 2 semanas. A semeadura de repolho no final da estação de cultivo, diretamente no solo, é realizada entre meados de maio e meados de junho.
De qualquer forma, as atividades de plantio devem ser realizadas em dias quentes, com temperatura ambiente estável durante o dia de +14 ... + 16 ° C.
Quanto à semeadura de mudas, são considerados os períodos ideais:
- para colheitas precoces (meados de junho) - meados de março;
- para colheitas tardias (no final de julho) - nos primeiros dias de maio;
- para colheita no outono - Os últimos dias de junho.
Importante! O repolho desta espécie é caracterizado por um crescimento rápido (o período de vegetação é de 60–75 dias), para semear no solo a cada duas semanas, até o final de junho.
Características da couve-rábano crescente
Como mencionado acima, você pode cultivar repolho de couve-rábano pelo método de sementes ou através de mudas. O mais popular entre os jardineiros é o segundo método.
Seleção e preparação de sementes para mudas
Antes de cultivar repolho a partir de mudas, você deve preparar cuidadosamente as sementes. Como material de semente, escolha grãos densos de tamanho médio, previamente testados quanto à germinação (as sementes são colocadas em um copo de água e as que são abaixadas) são selecionadas.
Além disso, o material da semente é desinfetado de uma maneira especial, a fim de proteger futuras mudas de algumas doenças, em particular a perna negra, fungo e oídio.
O processo de tratamento de sementes consiste nas seguintes etapas:
- As sementes são embrulhadas em um tecido e mergulhadas por 30 minutos em água quente a uma temperatura de pelo menos + 50 ° C.
- O pano de grão é resfriado em água fria por 10 minutos.
- As sementes são deixadas em uma sala quente por 12 horas para que inchem.
- O material é colocado por 24 horas na geladeira.
- As sementes são levemente secas ao ar fresco.
Preparação de solo para mudas
Para o plantio de sementes, é melhor selecionar solo nutritivo e solto, que inclua solo de areia e grama, na proporção de 1: 1. Húmus e cinzas de madeira podem ser adicionados ao solo.
Recomenda-se desinfetar o solo preparado em casa, usando o método mais conveniente:
- derramar o substrato com uma solução fraca de permanganato de potássio (1 g por 10 l de água) e secar;
- aqueça o solo no forno por 25 a 30 minutos a uma temperatura de + 180 ° C.
Semeando sementes para mudas
Para semear, você pode usar cassetes especiais, copos descartáveis de plástico, gavetas de madeira e plástico.
O algoritmo de plantio de sementes é construído nos seguintes estágios:
- Despeje o solo no tanque, faça pequenos sulcos com um intervalo de 3-4 cm um do outro.
- Nas ranhuras, faça recortes de até 1 cm e disponha um grão cada.
- Polvilhe as sementes com o solo, umedeça a superfície com bastante água morna.
- Coloque o recipiente no peitoril da janela. Para acelerar o crescimento de mudas, um recipiente com sementes é coberto com um filme plástico para criar um efeito estufa.
Cuidados com mudas
Recomenda-se que as mudas sob o filme sejam colocadas em um local quente e bem iluminado (+18 ... + 20 ° C); no entanto, o recipiente deve ser protegido dos efeitos negativos da luz solar direta. De tempos em tempos, o abrigo precisa ser removido e os brotos devem ser umedecidos com uma pistola de pintura.
Depois que as filmagens aparecem, o filme deve ser removido e o recipiente com mudas deve ser removido para um local mais fresco, com indicadores de temperatura estável de +10 ... + 15 ° C. Tais medidas podem impedir que os brotos se estiquem de comprimento. Duas semanas depois, quando a planta forma 3-4 folhas completas, pode ser mergulhada em recipientes separados.
Antes de plantar mudas em solo aberto, os especialistas recomendam iniciar atividades para endurecê-las.
Para fazer isso, execute as seguintes manipulações:
- Nos primeiros 3-4 dias, as mudas são retiradas da varanda ou da varanda por várias horas, aumentando o tempo de permanência diariamente.
- Além disso, o recipiente com mudas é mantido ao ar livre o dia todo, trazendo-o apenas à noite.
- Imediatamente antes do plantio, as mudas são endurecidas na rua por 24 horas.
Você sabe Na França, existe um dispositivo especial que converte a couve-rábano em macarrão (macarrão), que é embebido em uma laranja fresca para dar um sabor original e incomum.
Plantio de mudas de couve-rábano em campo aberto
Para plantar mudas no jardim em campo aberto, você precisa escolher áreas bem iluminadas, protegidas de correntes de ar e rajadas de vento repentinas. A planta enraizar-se-á perfeitamente e dará frutos no solo, onde antes cresciam batatas, cebolas, tomates, abóbora, abóbora, cenoura e legumes.
O repolho desta variedade prefere solos leves e solos, cresce bem em terras com acidez neutra ou moderada. Em solos ácidos e empobrecidos, a couve-rábano cresce rígida e com muitas fibras grosseiras. É recomendável que você prepare o solo para a cultura desde a queda - cave e adicione fertilizantes orgânicos de 3-4 kg por 1 m².
O plantio de mudas é realizado em um dia nublado, no início da manhã ou à noite. As primeiras variedades de culturas são plantadas de acordo com o esquema 60x40 ou 70x30 cm, as variedades com maturação tardia são plantadas de acordo com o esquema 60x55 ou 70x45 cm.
O plantio de brotos é realizado de acordo com este algoritmo:Importante! A couve-rábano não deve ser plantada no jardim onde as plantas crucíferas cresceram antes disso, pois o rendimento da colheita será baixo.
- No chão, faça furos para adicionar 2 colheres de sopa. eu superfosfato, 1 parte de uréia e 2 xícaras de cinza de madeira.
- Remova cuidadosamente a planta do tanque e coloque-a em um buraco com um pedaço de terra.
- Polvilhe as mudas com o solo até o nível das folhas do cotilédone.
- Após o plantio, tampe o chão um pouco, umedeça abundantemente. Quando a água estiver completamente absorvida, polvilhe o solo com solo seco para evitar a evaporação da umidade.
Regras de rega
O repolho pertence à categoria que ama a umidade, portanto, durante todo o período de maturação, ele precisa de rega abundante e regular. As mudas plantadas são regadas a cada 2-3 dias, até que estejam completamente enraizadas. 2 semanas após o desembarque, a umidificação é realizada 1 vez em 7 dias. É importante garantir que o solo próximo aos arbustos esteja sempre levemente úmido. O repolho sente uma necessidade especial de umidade em julho, quando o clima é quente na rua.
Top vestir
A couve-rábano durante toda a estação de crescimento (a partir do momento da semeadura das mudas) deve ser alimentada pelo menos três vezes:
- a primeira alimentação é realizada por meio de fertilizantes complexos durante o desenvolvimento de duas folhas inteiras;
- Duas semanas antes do plantio em campo aberto, as mudas são tratadas com uma solução composta por 10 l de água, 1 colher de sopa. sulfato de potássio e 1 colher de sopa. uréia
- pela terceira vez, fertilizantes são aplicados no plantio da planta em solo aberto, para isso são utilizados matéria orgânica e minerais.
Hilling e afrouxando o solo
Após a irrigação, recomenda-se que o solo seja afrouxado, o que permite que o solo seja enriquecido com oxigênio e substâncias valiosas necessárias para a nutrição das raízes. O primeiro procedimento de afrouxamento é realizado a uma profundidade de 4-5 cm, livrando a área das ervas daninhas. O cultivo posterior é realizado mais profundamente, de 8 a 10 cm, e deve-se lembrar que somente em solo solto o repolho adquire sua ternura e suculência.
Antes do início do crescimento intensivo do caule, é realizado o abate do mato, o que possibilita fortalecer o sistema radicular da planta e ativar o desenvolvimento do fruto.Importante! O afrouxamento deve ser realizado com muito cuidado e cuidado, para não danificar a haste e não polvilhá-la com terra.
Controle de Pragas e Doenças
Com tecnologia agrícola inadequada, várias doenças e parasitas podem ficar à espera de repolho.
Acima de tudo, está exposta aos efeitos negativos de tais doenças:
- A perna preta. O fungo se manifesta na forma de escurecimento e, como conseqüência, deterioração adicional da raiz do pescoço e do caule. Evitar o desenvolvimento da doença ajuda no tratamento preventivo das raízes com uma solução de permanganato de potássio.
- Kila. Essa é uma das doenças mais perigosas para a planta, que é fácil de diagnosticar pela condição externa do repolho: desbota, deixa e o caule fica lento, o sistema radicular começa a apodrecer. Infelizmente, não há medidas para controlar a quilha, e os arbustos infectados são completamente destruídos. O processamento de sementes com solução Granozan ajuda a proteger contra a doença.
- Mosaico. A doença viral afeta as folhas da cultura, elas gradualmente ficam amarelas, secas e depois caem. Nesse caso, os arbustos doentes são destruídos e a remoção oportuna das ervas daninhas é realizada.
Você sabe As folhas de couve-rábano contêm várias vezes mais vitaminas e substâncias valiosas do que as próprias sementes. No entanto, apenas a folhagem jovem é adequada para comer.
- Lesmas e caracóis. Os parasitas danificam as folhas da cultura, deixam numerosos pequenos orifícios e uma trilha mucosa característica neles. A partir dessas pragas, regar as plantas de cima para cima com uma solução quente de mostarda seca (150 g por 10 litros de água) ajuda muito.
- Tripes de tabaco. Eles sugam o suco das folhas de repolho, o que leva à falta de umidade e, como resultado, amarelecimento, secagem e queda de folhas. "Aktellik", "Inta-vir", "Karate" e outros inseticidas controlam pragas.
- Pulgões. A presença do parasita pode ser observada devido ao acúmulo de numerosos ovos nas aves. Para a destruição de pragas, uma boa eficiência é demonstrada pelo tratamento de plantações com água e sabão.
Métodos de colheita e armazenamento
Na maioria dos casos, a couve-rábano é cultivada para produzir uma colheita precoce. É por isso que os frutos são colhidos quando atingem um tamanho de 7 a 8 cm de diâmetro, enquanto as variedades iniciais são colhidas à medida que amadurecem, mas são armazenadas por no máximo duas semanas na geladeira.
O repolho semeado no início do verão é colhido no outono, quando a temperatura durante o dia é de +3 ... + 5 ° C, e as temperaturas noturnas variam entre 0 ... + 2 ° C. A limpeza é realizada em um dia quente e seco. As frutas são escavadas no solo juntamente com o sistema radicular, cuidadosamente secas ao ar, limpas das folhas e do solo restante. As frutas são armazenadas em caixas plásticas ou de madeira com areia, para que não entrem em contato.
A couve-rábano é notável por sua boa qualidade de conservação, no entanto, para o armazenamento mais longo possível, ele precisa organizar certas condições: uma sala seca, bem ventilada e fresca, com uma temperatura de +1 ... + 3 ° C e um nível de umidade bastante alto de 90 a 95%. As hastes de armazenamento ideais são consideradas como hastes roxas. Sujeito a todas as condições, a couve-rábano é capaz de manter suas qualidades estéticas e de sabor por 5 a 8 meses.Importante! Os frutos não devem estar maduros, caso contrário o repolho começa a endurecer, adquire fibras, perde sua estrutura delicada e suculenta.
A couve-rábano não pode ser chamada de vegetal tradicional usado em nossa dieta diária. No entanto, possui um excelente sabor e contém um armazém de vitaminas e minerais úteis necessários para a vida humana normal. Muitos agricultores não se atrevem a cultivar esse repolho em seus jardins por causa de sua origem no exterior, embora em vão, porque a planta se enraíza perfeitamente nas condições climáticas do nosso país, é despretensiosa em manutenção e permite que você faça várias colheitas em uma estação.