O gengibre é conhecido desde os tempos antigos como um tempero picante com sabor e aroma especiais. Mas, além das propriedades culinárias, a raiz da planta também tem um efeito curativo, ajudando na luta contra problemas externos e internos do corpo.
As propriedades curativas da raiz de gengibre
Uma ampla gama de propriedades curativas da planta é devida à sua rica composição. A raiz de gengibre contém quase todas as vitaminas e aminoácidos necessários, intercambiáveis e insubstituíveis. Além disso, contém compostos éter benéficos, minerais e fitoesteróis que melhoram o sistema coronariano.
- O uso regular do produto em alimentos pode afetar positivamente muitos sistemas corporais:
- Digestivo. A ferramenta acelera o metabolismo e queima gorduras, regula o equilíbrio água-sal, reduz o nível de colesterol ruim. Fibras alimentares grosseiras na composição ajudam a eliminar toxinas e toxinas.
- Cardiovascular e circulatório. Todos os minerais e vitaminas necessários para a saúde do músculo cardíaco e vasos sanguíneos estão presentes na planta: C, potássio, magnésio, B1, fósforo, E, cálcio, selênio. Os elementos regulam os batimentos cardíacos, melhoram a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos e capilares, fortalecem as membranas celulares e melhoram a transmissão dos impulsos nervosos. Graças à ação que fortalece os vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea, a saturação das células do corpo com oxigênio e nutrientes. Cobre, ferro e tocoferóis são necessários para a formação de glóbulos vermelhos.
- Imune. O produto reabastece a reserva vitamínico-mineral, sem a qual as forças protetoras são enfraquecidas. O ácido ascórbico é um meio indispensável para prevenir infecções e vírus. Sua atividade na proteção do corpo está na inibição de células estranhas. Vitamina A, E e selênio são participantes da síntese e processos de produção de anticorpos, o ferro contribui para a produção de glóbulos brancos. Vitaminas B, zinco e selênio inibem a microflora patogênica.
- Osso e músculo. Além de minerais importantes para o tecido ósseo e muscular, a raiz também contém aminoácidos. Arginina, valina e leucina nutrem as células musculares, participam da produção do hormônio do crescimento, melhoram a coordenação dos movimentos. A histidina, a lisina e a cisteína são responsáveis pela regeneração celular, aceleram o processo de recuperação e participam da formação do colágeno.
Tratamento local
As doenças articulares podem ocorrer em qualquer idade e em qualquer situação social, estilo de vida. As causas da ocorrência são muito diversas: alterações no plano hormonal, desnutrição, maus hábitos, lesões, imunidade enfraquecida, fadiga crônica e deficiência de vitaminas. Uma breve descrição das doenças mais comuns:
- artrose - lesão degenerativa, causa afinamento do tecido cartilaginoso das articulações (joelhos, ombros, cotovelos);
- artrite reumatóide - inflamação do tecido conjuntivo das articulações;
- gota - inflamação das articulações causada pela deposição de sais de ácido úrico;
- Espondilite anquilosante (espondilite) - uma doença auto-imune infecciosa e inflamatória que causa inflamação e fusão do disco e articulações da coluna vertebral;
- fratura - violação da integridade do osso devido a uma grande carga, de choque ou queda.
Você sabe Na cozinha tradicional indiana, quatro variedades de farinha são feitas a partir da raiz de gengibre moído.
A ingestão regular de gengibre dentro reabastece as reservas de vitaminas e minerais, fortalece o sistema imunológico. O produto ajuda a restaurar a força após um esforço físico pesado, normaliza o metabolismo energético e o equilíbrio água-sal. Esta última propriedade é especialmente importante para a gota, o gengibre é capaz de dissolver sais e remover seu excesso. O sintoma da dor e o edema nos processos inflamatórios acima são tratados usando a raiz externamente.
Comprimir
O tratamento de artrite, gota e artrose será mais eficaz com métodos auxiliares populares, por exemplo, a aplicação de uma compressa. Prepare-o a partir da polpa da raiz esmagada, adicione frequentemente o mel. Um guardanapo com remédio é aplicado na pele limpa da parte doente do corpo, embrulhado com uma película plástica para um efeito de aquecimento, e então um curativo é aplicado. A compressa é mantida por cerca de uma hora. Durante esse período, as substâncias ativas da preparação de gengibre penetram através dos poros da pele, aliviando a dor e a inflamação interna.
Importante! Você não pode colocar uma compressa se ocorrer edema: um efeito de aquecimento pode ter um efeito negativo.
Massagem com Óleo de Gengibre
A massagem, em princípio, é parte integrante da terapia para as doenças articulares acima. Hackear com artrite, artrose e outras inflamações traz dor tangível, que pode ser aliviada pelo procedimento. Durante a sessão, os músculos se aquecem, o fluxo sanguíneo e linfático melhora, o que é especialmente útil para a recuperação após uma lesão. Durante uma fratura, geralmente é aplicado gesso, o que limita a mobilidade, e a massagem restaura a elasticidade e a sensibilidade do tecido.
O petróleo pode ser comprado, preparado industrialmente, é mais saturado com substâncias úteis. Receita própria:
- A raiz esmagada é derramada com óleo de girassol.
- Deixe fermentar por 3 semanas em um local escuro.
- Filtre o produto acabado.
Pomada e pasta para juntas
Uma pomada ou pasta de raiz de gengibre é especialmente recomendada para artrose da articulação do joelho. Ajuda a aliviar a dor e o reumatismo. Um medicamento é preparado a partir de um pó de raiz triturado misturado com água fervida e glicerina (para viscosidade). O medicamento alivia o estresse, a dor, acelera a regeneração das células da cartilagem e do tecido conjuntivo.
Produtos de gengibre para uso interno
O uso de gengibre em doenças das articulações é indicado no interior. Devido à composição rica, as bebidas medicinais preparadas ao mesmo tempo que os produtos externos proporcionam um efeito cicatrizante maior.
Chá
O chá de gengibre e limão é recomendado para gota, artrite e artrose. A bebida ajuda a remover sais do corpo, regular o metabolismo e limpar o fígado e os rins das toxinas. Ambos os produtos contêm cálcio, necessário para fortalecer o tecido conjuntivo e cartilaginoso, expandir e fortalecer os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea. O chá é preparado a partir de raiz e polpa de limão recém-picadas, despejando-as em água fervente.
Decocção
A recepção de um caldo bem quente dilui o sangue, aliviando a dor e reduzindo o inchaço. O consumo regular da bebida não apenas abafa o processo de inflamação, mas também elimina sua causa - a infecção. Graças à qual a mobilidade melhora, a síndrome da dor diminui. Receita
- Rale a raiz.
- Ferva água (40 g / 1 l) e despeje o gengibre.
- Coloque a mistura no fogo, mexendo em fogo baixo, mantenha por 3-5 minutos.
- Retire do fogo, coe.
Tintura de álcool
Segundo as avaliações, a tintura de álcool tem as mesmas propriedades que as bebidas descritas acima, mas, dada a base de álcool, ela é absorvida no sangue mais rapidamente, portanto, o alívio é mais rápido. Além disso, o medicamento pode ser usado externamente como compressa ou fricção.
Você sabe Os comerciantes da antiga Fenícia usavam o rizoma de gengibre como moeda de troca.
Prepare a tintura da seguinte maneira:
- A raiz esmagada de 20 g, despeje 200 ml de álcool.
- Deixe por 7 dias em um local escuro.
- O produto final é filtrado.
Termos de uso
O consumo regular do produto como tempero de cerca de 4-6 g por dia servirá como uma excelente prevenção de muitas doenças, incluindo doenças autoimunes, como espondilite anquilosante.
Para fins medicinais, a tintura de álcool é tomada 10-15 gotas 2-3 vezes ao dia após consulta com o médico assistente (dependendo do diagnóstico).
Chá e decocção são bebidos com vários aditivos, não mais que 2 xícaras por dia. Para um efeito de aquecimento, você pode adicionar canela ou mel. É possível tratar eficazmente as articulações e outras doenças, suplementando o efeito curativo do chá ou uma decocção com várias ervas medicinais. No verão, no calor para saciar sua sede, beba a bebida gelada.
Contra-indicações e danos
O gengibre pode ser prejudicial se você abusar ou ignorar as contra-indicações. O resultado será azia, náusea, arritmia.
- Você não pode usar o medicamento nessas situações:
- simultaneamente com coagulantes;
- doença renal
- a presença de sangramento;
- alérgico ao produto;
- úlcera gastrointestinal.
Importante! É altamente indesejável tomar gengibre ou preparações à base dele antes da próxima operação cirúrgica.
Gengibre - uma planta maravilhosa que complementa a dieta diária como tempero e, além disso, ajuda a saúde. Aplicando receitas da medicina tradicional, combinando meios externos e internos, você pode esquecer a dor nas articulações.