Para obter uma boa colheita, é importante abordar com responsabilidade a escolha das mudas. No entanto, neste caso, é importante lembrar que o processo de cultivo é bastante demorado, requer equipamento e experiência especiais para obter plantas completas e bem desenvolvidas.
É sempre mais fácil comprar material pronto. Essa opção deixa a probabilidade de adquirir plantas de baixa qualidade e você corre o risco de ficar sem colheita, ou pelo menos perder parte dela. E às vezes você pode não ser vendido como foi originalmente declarado. Por esse motivo, especialistas experientes decidem cultivar por conta própria: desde o início até o transplante em campo aberto. Nesse caso, é necessário levar em consideração vários erros ao cultivar mudas e tentar evitá-las o máximo possível.
Usando material abaixo do padrão
Um erro no estágio de seleção de sementes pode custar uma colheita; portanto, você deve levar esse evento o mais a sério possível. Jardineiros experientes, na maioria das vezes, usam material de plantio coletado de seus próprios canteiros.
Se, por algum motivo, isso não for possível, é recomendável comprar sementes em lojas especializadas. O pacote deve necessariamente conter informações sobre a quantidade de material, data de validade e número do lote.
Armazenamento inadequado de sementes
Muitas vezes, esse erro é cometido por jardineiros inexperientes. Desde o momento da compra até o início dos procedimentos preparatórios antes da semeadura, recomenda-se o armazenamento de sementes em temperaturas de até + 10 ° C e umidade de cerca de 55-60%. É melhor despejar o material em envelopes de papel ou em copos, porque em sacos plásticos as sementes podem manchar e moldar.
Erros durante o trabalho preparatório antes do desembarque
Freqüentemente, para fortalecer a futura planta, os jardineiros tratam as sementes com vários produtos químicos. Tais manipulações criam proteção para a cultura contra várias doenças fúngicas. No entanto, é importante seguir rigorosamente as instruções do medicamento ao usá-lo, para não exceder a concentração e não destruir as sementes.
Um fato interessante! Peter Glazybrk foi incluído no Guinness Book of Records graças ao maior arco do mundo, que ele cultivou em sua fazenda. Vegetal subiu para um recorde de 9 kg.
Se você comprou material de plantio em uma loja, certifique-se de ler a descrição no pacote antes de continuar. Os fabricantes de sementes de qualidade os vendem após um tratamento protetor e os efeitos adicionais da química lhes causam muitos danos.
Endurecimento de sementes
Este procedimento é realizado quando as mudas são planejadas para serem cultivadas em um local relativamente fresco. Se crescer a uma temperatura de cerca de + 23 ° C, então o ponto de endurecer as sementes estará absolutamente perdido. Tais plantas não reterão sua imunidade obtida pelo endurecimento.
É importante lembrar que apenas sementes sem brotos são endurecidas. Primeiro, eles precisam ser embebidos por 6 a 12 horas em água limpa à temperatura ambiente, depois secos por cerca de 6 horas a uma temperatura de + 15 ... + 20 ° C e depois enviados à geladeira por 12 horas. Se você realizar este procedimento após a eclosão, destruirá o broto e nada sairá dele.
Erro de semeadura
Se você cometer um erro na hora de semear, isso sem dúvida prejudicará a planta. Se semeadas muito cedo, então, no momento do transplante, ainda estará frio e as mudas começarão a crescer, à espera de um clima favorável. Mas se você estiver atrasado - as mudas serão subdesenvolvidas e, muito provavelmente, não darão uma boa colheita.
Solo incorreto
A base para o cultivo de boas mudas deve ser de alta qualidade, rica em oligoelementos úteis, nutritivos e desinfetados. Muitos jardineiros iniciantes estão ganhando terra em sua área, comprometendo assim as colheitas futuras. Não é recomendável usar esse solo, pois pode ser empobrecido e absolutamente não enriquecido com minerais importantes.
Semente muito profunda
É importante escolher a profundidade ideal ao imergir a semente no buraco. Se você se aprofundar demais, as mudas aparecerão tarde ou não aparecerão. A profundidade universal para o plantio de sementes de hortaliças é de 1,5 a 2 cm. No caso de outras plantas, é necessário mergulhar as sementes a uma profundidade igual a dois diâmetros.
Um fato interessante! O maior nabo foi cultivado por um agricultor chinês e listado no Guinness Book of Records. Seu peso era de 16 kg, comprimento - 120 cm.
Rega imediatamente após a semeadura
Exatamente isso não pode ser feito categoricamente. Se você preencher o local da semeadura, as sementes serão profundas e poderão não germinar. É melhor umedecer o solo antes de plantar o material ou depois de um tempo, mas use um frasco de spray para isso.
Colocando recipientes com mudas em um local escuro
Este erro aparece após os primeiros disparos. Jardineiros inexperientes deixam recipientes com brotos sem luz. Cultivar uma planta dessa maneira levará ao fato de que, a partir da ausência de luz e da presença de umidade, bactérias e fungos nocivos começam a se desenvolver no solo e as mudas ficam doentes.
Mergulho tardio
É importante não perder o momento em que vale a pena mergulhar na planta. Se isso não for feito ou se perder um momento, as plantas começarão a engrossar, parar de crescer e ficar doente. O momento ideal para esse procedimento é considerado o momento em que 2-3 panfletos cheios aparecem.
O cultivo de mudas exige que o jardineiro tenha certos conhecimentos e habilidades. Esse material será, sem dúvida, de boa qualidade, mas é importante aderir às regras de cultivo e não cometer erros. Se você executar esse processo incorretamente, corre o risco de ficar sem uma colheita futura.