O pulgão na pimenta é um grande incômodo para o jardineiro, o que pode prejudicar toda a colheita. Felizmente, graças às ferramentas modernas e aos conselhos dos agrônomos, você pode se livrar da praga. Para resolver o problema, os produtores devem entender as causas, sintomas e métodos de tratamento da pimenta.
Como é o pulgão e o que é perigoso
O corpo do inseto é oval, geralmente com cerca de 2-3 mm de comprimento; divisão é mal expressa. Há uma tromba na frente, com a qual os pulgões perfuram a superfície da planta e sugam o suco. A cor da cobertura externa depende do tipo de inseto: o mais comum é verde claro, vermelho ou preto também são encontrados. Em cada espécie, existem formas sem asas (proporcionando reprodução rápida) e formas com asas (permitindo a mudança para um novo habitat).
Você sabe Muitas espécies de pulgões a probóscide pode exceder o tamanho do corpo várias vezes.
O ciclo de vida do pulgão consiste em várias etapas. As fêmeas depositam ovos no outono nos arbustos, onde na primavera as larvas nascem deles. Após a muda, aparecem formas sem asas; eles se reproduzem partenogeneticamente, sem a participação de um macho. Sua principal tarefa é a reprodução em massa intensiva. Mais tarde, as pragas produzem fêmeas com asas. Os indivíduos alados voam para os arbustos vizinhos e continuam a se multiplicar intensivamente.
No final do verão, nascem pulgões machos com asas. Eles se mudam para a planta principal e participam de uma nova reprodução. Multiplicando-se ao longo de gerações, os insetos se alimentam de seiva de caules e folhagens.
Parasitas são extremamente perigosos para a pimenta - o dano que eles causam à cultura afeta não apenas o rendimento, mas também as condições gerais das plantas.
Com danos prolongados ao mato, eles:
- sugar sucos de plantas, que inibem o crescimento e desenvolvimento de arbustos;
- transportar doenças infecciosas;
- secretam uma almofada de cobre - um revestimento que promove a formação de mofo e atrai formigas.
Importante! As formigas contribuem para a reprodução dos pulgões, pois se alimentam do arroz. Sua coexistência acelera o retardo do crescimento e a morte das plantas.
Causas e sinais de ocorrência
As folhas suculentas da pimenta jovem atraem pulgões.
A probabilidade de um ataque de pragas aumenta por três razões:
- os ovos dos insetos passaram o inverno perto do local de pouso;
- mudas foram vendidas juntamente com larvas de pragas;
- pulgões atraíram formigas.
- insetos e ovos vivem no interior da folhagem;
- revestimento pegajoso cobre as partes verdes da planta;
- as folhas secam e enrolam.
Como remover pulgões da pimenta em uma estufa
Os residentes de verão usam três tipos de pulgões em uma estufa: mecânica, química e popular. Cada um deles tem características próprias e é aplicado de acordo com certas regras.
Maneira mecânica
O método mecânico é usado com um baixo grau de dano.
Entre as maneiras mais eficazes:
- lavar os parasitas com a pressão da água de uma mangueira;
- retire das folhas com um pano ou esponja molhada;
- remova as áreas afetadas dos topos e queime para a destruição final da praga.
Produtos químicos
Do ponto de vista da tecnologia agrícola profissional, a eficácia biológica de preparações químicas chega a 90-95%. Inseticidas são usados para combater os pulgões.
Entre eles, os seguintes fundos são alocados:
- Actellik. Um agente não fitotóxico que libera fumigantes são os pesticidas gasosos. Para a pulverização, é introduzido 1 ml de concentrado por 1 litro de água - essa quantidade é suficiente para processar 5 m² de plantações. A pulverização é dupla, mas, segundo os jardineiros, um tratamento é suficiente.
- Aktara. A substância ativa é o tiametoxame, que não afeta a qualidade da fruta. 4 g de "Actara" devem ser diluídos em 5 litros de água. O consumo por 10 m² é de 10 litros.
- Karbofos. 60 g do medicamento são dissolvidos em 10 l de água - essa quantidade pode ser processada em 100 m². A pulverização é realizada um mês antes da colheita. O número máximo de aplicativos é 2 vezes.
- "Fufanon". Inseticida com a substância ativa malathion. O concentrado deve ser diluído em água na proporção de 10 ml por 10 litros. De acordo com as instruções, para uma melhor dissolução, o medicamento é diluído primeiro em uma pequena quantidade de água e, em seguida, o restante do volume é adicionado. 1–1,5 l do produto é suficiente para processar 10 m².
Importante! Preste atenção aos avisos nas instruções. Por exemplo, Fufanon não pode ser combinado com outras drogas e Karbofos é perigoso para as abelhas.
Remédios populares
Os jardineiros amadores geralmente não querem usar pesticidas - eles acreditam que os produtos químicos prejudicarão a colheita. Por esse motivo, os residentes de verão recorrem a métodos populares.
As seguintes receitas são mais frequentemente encontradas nas recomendações anti-pulgões:
- Solução de sabão. Rale 5 g de sabão em pó e dissolva em 1 litro de água. A solução deve ser levada a uma consistência homogênea. O medicamento é aplicado três vezes nas áreas afetadas por meio de uma esponja ou tecido - assim, a praga é lavada da folha. O método funciona como métodos mecânicos, mas o sabão ao mesmo tempo neutraliza a superfície das folhas.
- Infusão de celandine. Moa 350 g de celandine e misture com 1 litro de água, cubra o recipiente com a mistura com uma tampa. Após 36 horas, coe a infusão. Esta ferramenta deve ser pulverizada em um arbusto danificado.
- Frasco de cinzas e tabaco. Despeje 25 g de cinza e 25 g de tabaco em pó em 1 litro de água, mexa até obter uma consistência homogênea e cubra. Após 3-4 dias, a infusão estará pronta. Para maior eficácia, os fãs de remédios populares recomendam adicionar 20 ml de sabão líquido.
- Infusão de folhas de tomate. Moer 100 g de folhagem e talos de tomate e adicionar a 1 l de água. Cubra o recipiente com a mistura e reserve por 4 horas. Após esse período, deixe a solução ferver e deixe esfriar por 2,5-3,5 horas. O medicamento deve ser utilizado diluindo a quantidade indicada de 3 litros de água pura.
- Infusão de cebola. Triture 300 g de cebola com casca e misture com 1 l de água fria. Enquanto a mistura estiver em infusão, rale 5 g de sabão sólido. Após 5 horas, introduza sabão na infusão, mexa até dissolver e passe o líquido por uma peneira.
Você sabe Quando se fala em pimenta, em primeiro lugar, elas significam vagens características de cor vermelha brilhante. No entanto, do ponto de vista botânico, uma planta com esses frutos não é uma pimenta de verdade. Se a chamada pimenta preta (lat. Piper nigrum) pertence ao gênero Pimenta da família Pimenta da ordem Pimenta, então a pimenta vermelha (lat. Capsicum annuum) pertence ao gênero Capsicum da família Solanaceae.
Medidas preventivas
A prevenção de doenças é a melhor maneira de preservar as plantações de pimenta e obter uma boa colheita.
No caso dos pulgões, as medidas preventivas são as seguintes:
- desinfetar o solo e as sementes antes do plantio;
- Não plante arbustos no local onde a praga foi descoberta anteriormente;
- cuidar do solo - soltar, remover ervas daninhas.
O pulgão na pimenta da estufa não tem medo do produtor de vegetais, que com o tempo percebe o ataque. Aplicando imediatamente um dos métodos para sua remoção, o jardineiro esquecerá os problemas da praga e coletará uma colheita rica.