Um dos problemas que acontecem no jardim é a mosca-branca nos pepinos. O cultivador de legumes deve saber que tipo de praga é e entender todos os meandros de sua destruição. Isso será discutido no artigo abaixo.
O que é a mosca branca?
A mosca branca é uma praga de inseto que freqüentemente infecta culturas de jardim. Estes são pequenos insetos - com comprimento não superior a 1 mm. O corpo da mosca branca é amarelado, enquanto as asas são esbranquiçadas, pelas quais as pragas receberam esse nome. O inseto tem 2 pares de asas.
Essas pragas praticamente não voam, mas se depositam sob as folhas do lado errado. Eles grudam nos pratos das folhas e literalmente bebem suco de vegetais. As moscas-brancas fêmeas colocam larvas branco-amarelas. Eles são difíceis de distinguir em uma placa de folha, já que o diâmetro de uma larva não é superior a um terço de um milímetro.
Mais frequentemente, eles são encontrados nas partes verdes dos pepinos que crescem em uma estufa. O fato é que a praga é atraída pela alta umidade. No entanto, isso não significa que a mosca branca afete apenas as plantas de efeito estufa - pode ser encontrada em pepinos que crescem em campo aberto.
Você sabe O segundo nome para moscas brancas é aleirodídeo. O Aleiron é traduzido do grego antigo como "farinha", o que indica um revestimento branco nas asas dos insetos.
Sinais de moscas brancas em pepinos
Apesar do fato de esses insetos serem muito pequenos, os sinais de danos à planta podem ser determinados por sua aparência, sem pesquisas adicionais.
Entre os sintomas, destacam-se os seguintes:
- manchas de placa esbranquiçada em pratos de folhas;
- o acúmulo de mosquitos leves no lado interno da folha, que pode ser acionado movendo o caule;
- escamas translúcidas amarelo-branco aderidas à parte de trás da folhagem, que são larvas de mosca branca;
- amarelecimento e escurecimento das folhas, que aparecem com exposição prolongada à praga.
Consequências desagradáveis de danos causados por pragas
As consequências da derrota de pepinos com mosca branca não são as mais agradáveis.
Entre os danos que a praga pode causar à planta, destacam-se:- crescimento lento do mato;
- redução de rendimento;
- secagem das folhas e seu declínio gradual;
- interrupção do processo de fotossíntese;
- o envolvimento de outras doenças, por exemplo, infecções fúngicas e virais ou insetos, como formigas (devido à deposição do orvalho do mel nas placas das folhas).
O que fazer e como se livrar de mosquitos brancos?
A luta contra os insetos deve ocorrer no momento em que são identificados em um arbusto de pepino. O tratamento prematuro é repleto de extinção da atividade vital da planta e até de sua morte. Antes de prosseguir com a remoção das moscas-brancas, você precisa descobrir o melhor para processar o arbusto.
Com a ajuda de remédios populares
A primeira coisa que os jardineiros recorrem quando descobrem tal infortúnio é o uso de remédios populares. Ao contrário dos produtos químicos, as soluções de pulverização auto-preparadas são consideradas pelos produtores de hortaliças como menos prejudiciais para a planta e seus frutos.
Os produtos comumente usados incluem o seguinte:Você sabe No mundo, existem cerca de 1550 espécies de moscas brancas.
- Solução de vinagre. 1 colher de sopa. eu vinagre 70% diluído em 1 litro de água. Pulverize as plantas antes de remover a praga.
- Solução de sabão. Em 3 l de água, rale 500 g de sabão em pó ou alcatrão, mexa até obter uma consistência homogênea. A ferramenta pode ser pulverizada na planta ou limpar as partes afetadas com uma esponja. Você pode aplicá-lo uma vez ou repetir o procedimento após 7 dias.
- Tintura de dente de leão. Primeiro você precisa moer e misturar 80 g da raiz e folhagem do dente-de-leão. A mistura é vertida em 2 litros de água e deixada por 4 dias. Após o tempo especificado, a tintura é filtrada através de uma peneira para um frasco de spray. É necessário realizar dois sprays com um intervalo de sete dias.
- Tintura de celandine. As folhas da planta em uma quantidade de 250-270 g devem ser derramadas 3 litros de água. Significa insistir 48 horas. Para o descarte completo de moscas-brancas, o uso duas ou três vezes é feito com um intervalo de 7 dias.
- Preparação de alho. A cabeça do alho (cerca de 6 dentes de tamanho médio) deve ser esmagada com prensas de alho, despeje 3 litros de água e coloque o recipiente com a infusão em uma sala escura. Após 24 horas, o medicamento é passado através de uma peneira. Aplique a infusão de alho até 3 vezes a cada 7 dias.
- Infusão de tabaco. 50 g de tabaco devem ser pré-picados. Você pode usar o conteúdo de cigarros. Essa quantidade de matéria-prima deve ser despejada em 0,5 litros de água fervente e insistida por pelo menos 4-5 dias. Antes de usar, a infusão precisa ser filtrada. A pulverização dos topos é realizada até que o arbusto esteja totalmente recuperado, mantendo um intervalo de 3 dias entre os tratamentos.
Vídeo: Como lidar com mosca branca em pepinos
Mecanicamente
Como as moscas-brancas não penetram nas placas foliares, mas estão ligadas a elas, a coleta mecânica de insetos é uma saída popular.
Faça isso de várias maneiras:
- enxágüe com água morna;
- coletar em uma esponja embebida em água e sabão;
- use fita adesiva.
Importante! O método mecânico não elimina a possibilidade de propagação repetida da praga. Ainda preferidos são os tratamentos com preparações folclóricas ou químicas.
Produtos químicos
Os produtos químicos devem ser utilizados com a disseminação ativa das moscas-brancas.
Os remédios eficazes incluem o seguinte:
- Aktara. Para a pulverização, é necessário diluir 2-4 g do medicamento em 10 l de água, o período de proteção é de 2-4 semanas. Ao regar sob a raiz, a dose de 10 l é de 8 g, neste caso a proteção dura 40-60 dias. São utilizados 10 litros de fundos em 10 m² de terreno.
- Verticilina. Em 5 l de água deve ser diluído com 50 ml da droga. É aconselhável aplicar a solução nas partes afetadas das placas foliares. Processando duas ou três vezes. O intervalo entre o uso é de 1 semana com uma lesão grave ou de 1,5 semanas com um grau de doença pequeno ou médio.
- "Fufanon". Para 10 l de água, use 10 ml do produto. Quando cultivados em estufa, os pepinos são tratados 1 vez. Em campo aberto, o uso duplo é permitido, enquanto o efeito protetor dura de 1,5 a 2 semanas.
- Alguns jardineiros sugerem o uso de ácido bórico. Você precisa preparar o medicamento com base nas proporções de 5 g por 12 litros de água. De fato, a pulverização com este produto ajudará a melhorar o desenvolvimento de pepinos, aumentar o rendimento e fortalecer os ovários. No entanto, é melhor usá-lo como uma cobertura para restaurar os arbustos afetados após o tratamento.
Importante! Nunca exceda estritamente a dose e a frequência de uso indicadas nas instruções. A violação da tecnologia de uso pode levar à interrupção da planta.
Maneira parasitária
Os jardineiros propõem colocar na estufa 5 pupas de encasia em 1 m² de espaço. Este inseto é um entomófago e come moscas brancas. No entanto, a pubescência nas folhas dos pepinos pode se tornar um obstáculo ao contato dessas duas espécies. Por esse motivo, o método parasitário é usado com menos frequência, mas não é excluído.
Medidas preventivas
A principal coisa no controle de pragas é a prevenção de sua aparência.
Para evitar ataques de mosca branca, você precisa executar as seguintes etapas:
- após a colheita, desinfecte o solo com uma preparação adequada, por exemplo, solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre;
- monitorar o microclima na estufa (temperatura +22 ... + 24 ° С e umidade 75-85%);
- remover ervas daninhas em tempo hábil;
- afrouxe o solo conforme necessário;
- congele o solo no inverno (a –12 ° C a praga morre).