Quando o bebê fica inquieto e engorda pouco, uma possível razão é a diminuição da lactação. Entre os muitos métodos para estimular a produção de leite pela mãe, o uso racional de remédios populares é uma maneira inofensiva, leve e eficaz. Decocções e tinturas de sementes de cominho, ou melhor, de suas sementes, são mais frequentemente usadas para aumentar a lactação.
Você sabe Segundo o Profeta Muhammad, o cominho é uma cura para todas as doenças, exceto a morte.
Propriedades úteis do cominho para amamentar
Além de serem usadas como tempero na culinária, as sementes de cominho são usadas na medicina oficial como remédio e uma rica fonte de nutrientes. Esta especiaria contém vitaminas A, C, E, K, vitaminas B, potássio, magnésio, ferro e outros macro e microelementos, além de óleos essenciais.
- Essa composição tem um efeito benéfico em vários sistemas corporais e possui muitas propriedades úteis:
- melhora a lactação;
- inibe a fermentação e a formação de gases no intestino, normalizando o sistema digestivo na mãe e no bebê;
- alivia espasmos dos músculos lisos do intestino e evita a ocorrência de cólicas no bebê;
- tem um efeito laxante e diurético leve, ajudando a remover o excesso de líquido do corpo e reduzir o edema na mãe;
- usado como anti-helmíntico e anti-séptico;
- Tem um efeito calmante e é usado para neurose e doenças do sistema cardiovascular;
- tem um efeito anti-histamínico;
- aumenta a hemoglobina e a resistência a doenças infecciosas;
- melhora o metabolismo, melhora a imunidade e tem um efeito restaurador na condição dos cabelos e unhas.
É possível beber óleo de cominho preto para uma mãe que amamenta
Todas essas propriedades são totalmente manifestadas nas decocções e no óleo de semente acabado, para que você possa usar qualquer ferramenta. Mas quando uma mãe que amamenta decide se deve usar óleo de cominho preto para aumentar a lactação, é aconselhável esperar até que o corpo seja totalmente restaurado após o parto. Isso geralmente leva cerca de dois meses. Então você precisa verificar se o bebê é alérgico a um novo suplemento na dieta da mãe.Pela primeira vez, você pode beber um quarto de colher de chá de óleo 10 a 15 minutos antes de comer. Se durante o dia a criança não mostrar sinais de intolerância, o óleo de sementes de cominho pode ser bebido em um curso de colher de chá por dia, também 10 a 15 minutos antes das refeições. A ingestão de óleo após a melhoria da lactação é interrompida, mas a duração da ingestão ainda precisa ser acordada com o pediatra.
Importante! Ao primeiro sinal de alergia ou distúrbio digestivo, você deve parar imediatamente de tomar o medicamento e consultar um médico.
Como preparar sementes de cominho para lactação
Se o óleo de cominho é mal tolerado e há sensações desagradáveis no estômago ou nas dores de cabeça, chás ou tinturas são preparados a partir do tempero. Essas decocções são menos concentradas que o óleo, portanto, seguras e fáceis de digerir. Tais infusões começam a beber não antes de um mês após o parto. Primeiro, você precisa garantir que o bebê não tenha uma reação alérgica - beba uma colher de sopa da decocção e observe a reação da criança durante o dia. Se não houver intolerância, você pode tomar uma bebida de acordo com a receita.
A seguir, é apresentada uma descrição de como preparar decocções simples de sementes de cominho:
- Infusão clássica. Despeje uma colher de chá de sementes com um copo de água fervente, cubra com uma tampa e deixe por 20-30 minutos. Beba quente meia hora antes de alimentar. A norma diária não passa de dois copos.
- Decocção. Moer ou moer 1 colher de chá de sementes, despeje um copo de água fervente, deixe ferver por 5 minutos, esfrie, coe.
- Uma bebida Você pode usá-lo se a mãe tiver certeza de que o bebê não apresenta reações alérgicas aos ingredientes. 1,5 colheres de sopa. eu despeje as sementes de cominho em 1 litro de água, adicione 100 g de mel ou açúcar e limão descascado e fatiado. Deixe a mistura ferver e cozinhe em uma tampa bem fechada por cerca de 10 minutos. Após o resfriamento, coe. Beba à vontade, mas não mais que 1 litro por dia.
Existem misturas de plantas secas prontas com sementes de cominho para estimular a lactação, que podem ser compradas na farmácia. Prepare-os de acordo com a receita indicada na embalagem.
Você sabe Na Roma antiga e na Babilônia, os recém-casados recebiam bebidas de sementes de cominho em casamentos para evitar mudanças na vida familiar.
Possível dano de sementes de cominho com hepatite B
Como qualquer produto de origem vegetal, as sementes de cominho em casos raros podem prejudicar o corpo da mãe ou do bebê; portanto, você deve ler cuidadosamente todas as contra-indicações e características de uso possíveis para evitar conseqüências desagradáveis. No início de tomar qualquer produto novo para a criança, você deve monitorar cuidadosamente sua condição e, se necessário, entrar em contato imediatamente com um pediatra. O incômodo mais comum ao usar um novo produto é o aparecimento de reações alérgicas.Na maioria das vezes, eles aparecem apenas como uma erupção cutânea, mas às vezes pode haver consequências graves - falta de ar, tosse, lacrimação, diarréia. As sementes de cominho contêm diluentes de sangue, portanto, não é recomendado o uso após a cesariana devido ao risco de sangramento. Altos níveis de ferro e substâncias que podem ser absorvidos podem ser potencialmente prejudiciais à saúde se você comer muitas sementes. Se a mãe tiver dúvidas sobre a segurança de colher sementes de cominho, elas devem ser discutidas com o médico.
Importante! Você não deve beber uma decocção de sementes de cominho, se o leite materno for suficiente, apenas "por precaução". Isso pode levar a congestão e inflamação do peito.
Precauções ao usar a mãe que amamenta com alcaravia
Apesar de o tempero popular ser considerado completamente inofensivo, ele tem suas próprias contra-indicações.
O uso de uma mãe que amamenta é permitido se ela não tiver os seguintes problemas:
- intolerância individual ao produto;
- diabetes mellitus;
- gastrite com alta acidez;
- cálculo biliar ou urolitíase;
- doença cardiovascular;
- colecistite aguda ou crônica;
- úlcera péptica do estômago.
Além disso, é necessário garantir que as sementes da planta não contenham impurezas, um cheiro adocicado e que o prazo de validade ainda não tenha expirado. Agora você sabe como estimular rápida e efetivamente a produção de leite materno. Note-se que o uso de sementes de cominho ou outros meios para aumentar a lactação só terá efeito positivo se a mãe que amamenta dormir o suficiente, caminhar ao ar livre e experimentar apenas emoções positivas.