O tema das raízes aéreas das orquídeas é um dos mais importantes e relevantes para amadores e jardineiros experientes. Perguntas sobre esse tópico são ouvidas constantemente e a escolha da solução certa depende da erudição e da experiência do cultivador. O material mostrará a importância das raízes aéreas para as orquídeas e dará recomendações para a solução de possíveis problemas.
Recursos do sistema raiz
As raízes aéreas das orquídeas são raízes que crescem fora do ambiente em vasos. Eles podem crescer a partir de nós no topo do tronco ou aparecer a partir de um substrato em vaso. Algumas orquídeas dão muitas raízes aéreas, enquanto outras têm uma quantidade pequena ou nenhuma.
As orquídeas são plantas epífitas naturais. Isso significa que eles crescem em outras plantas, não no solo. As raízes são responsáveis por fixar a planta no local de crescimento, bem como por absorver a água e os nutrientes necessários
As raízes aéreas não são tão raras. Mas se você é novo no cultivo de orquídeas Phalaenopsis, esse termo talvez não seja familiar para você. O aparecimento de raízes acima da superfície do vaso não significa que a orquídea se aglomere no vaso e precise ser transplantada - é só que os dutos de ar começaram a crescer na planta.
Prédio
A estrutura das raízes aéreas da phalaenopsis é muito diferente da estrutura das raízes comuns das plantas terrestres. O velame esponjoso do tecido, com uma espessa camada de células epidérmicas, cobre a parte filiforme interna da raiz. Velamen ajuda as orquídeas a se agarrarem aos galhos das árvores, a absorver água e nitrogênio do ar, protege contra danos e retém a umidade, fornecendo água a toda a planta e protegendo-a de secar.
As raízes aéreas são naturais para espécies epífitas que crescem em outras plantas nas florestas tropicais. Ao contrário das orquídeas terrestres, que se enraízam no solo, as espécies epífitas no ambiente natural crescem acima do solo, usando suas raízes para prender aos galhos das árvores e alcançar um lugar mais iluminado entre a folhagem
Ao contrário de outras plantas que se prendem às árvores, as orquídeas phalaenopsis não parasitam e não são espécies invasoras. Epífitas com um sistema radicular exclusivo use suas raízes para absorver nutrientes, umidade e dióxido de carbono para crescimento e sobrevivência diretamente do ar, não comendo seiva de árvores.
Aparência
Embora as raízes aéreas não melhorem a aparência estética da flor, nada precisa ser feito com elas - este é um desenvolvimento natural da planta. Eles são cilíndricos ou planos e devem ser difíceis de tocar.
As raízes arejadas tornam-se verdes brilhantes imediatamente após a rega, o que é um sinal de raízes saudáveis. À medida que secam, primeiro tornam-se prateadas e depois acinzentadas ou esbranquiçadas, o que significa que a orquídea pode precisar de rega. Basta molhar as raízes por 2 minutos ou pulverizar com água, e elas ficarão verdes novamente.
O motivo do aparecimento de raízes aéreas
O crescimento da planta e seu sistema radicular é um ciclo natural de desenvolvimento e renovação, portanto o aparecimento de novas raízes frequentemente indica um desenvolvimento saudável e adequado das orquídeas. O aparecimento de 2-3 raízes aéreas é a norma e não deve causar preocupação.
Mas às vezes a razão para o crescimento intensivo de raízes aéreas sobre um substrato em vaso pode ser umidade excessiva ou aumento da secura e ar muito quente (por exemplo, ao estar próximo a uma bateria de aquecimento) - crescendo em uma panela, a flor tenta encontrar um lugar mais confortável.
Quais são as diferenças das comuns
As raízes aéreas são, em muitos aspectos, semelhantes às raízes normais que crescem em um substrato - esse é apenas um arranjo diferente de raízes. São um pouco mais espessas e são as mais saudáveis da planta, porque crescem em condições próximas ao habitat natural da flor.
As orquídeas caseiras geralmente são cultivadas em uma mistura sem solo à base de casca de pinheiro ou musgo de esfagno para simular as condições naturais de crescimento das árvores. Com o tempo, essa mistura em vasos se decompõe e precisa ser substituída, e as raízes internas correm alto risco de apodrecer e infecções por fungos.
A orquídea está procurando novas fontes de nutrientes, luz e umidade, de modo que suas raízes são torcidas e giradas em todas as direções, mas a maioria delas permanece no vaso de drenagem. Se não houver raízes acima da superfície da orquídea, provavelmente elas se enraizarão no substrato quando aparecerem.
Por que raízes aéreas de orquídeas
A saúde de uma orquídea depende do estado do seu sistema radicular. As raízes aéreas participam ativamente da fotossíntese e servem para reabastecer as reservas de umidade e seu uso posterior.
Funções das raízes aéreas:
- montar e apoiar - epífitas completamente abandonadas raízes subterrâneas e usam raízes aéreas para ganhar uma posição nos galhos das árvores;
- absorção de água ambiental e armazená-lo para uso em condições mais secas;
- recebendo nutrientes da água, ar e simbiose com cogumelos (micorriza);
- fotossíntese - Como folhas, eles convertem energia luminosa em carboidratos, necessários para o crescimento das plantas.
Você sabe As orquídeas, conhecidas como litófitas, usam uma estratégia semelhante para fixar espécies epífitas, mas são montadas em rochas e não em árvores.
A orquídea tem muitas raízes aéreas
Às vezes, um grande número de raízes aéreas indica a necessidade de transplantar uma flor em um vaso de maior capacidade.
As orquídeas geralmente gostam de ser conectadas pelas raízes ao substrato, como uma árvore em um ambiente natural, de modo que a maior parte do sistema radicular permanece no vaso. No entanto, com o crescimento da planta, o meio em vaso fica tão entupido de raízes que fica lotado e elas crescem. Nesses casos, o transplante de plantas deve ser considerado.
É possível cortar e quando fazê-lo
As raízes aéreas de uma flor não devem ser cortadasporque eles são uma parte viva do sistema que a planta usa para absorver nutrientes e água. Cortar raízes aéreas pode fazer com que uma planta comece a doer ou até morrer devido a uma doença ou incapacidade de absorver elementos suficientes para o crescimento.
Importante! Quaisquer raízes não saudáveis devem ser removidas para um tecido saudável com instrumentos estéreis (esfregados com álcool ou calcinados em fogo), e os pontos de corte devem ser secos e tratados com carvão ativado ou canela em pó.
Existem várias maneiras de controlar as raízes aéreas:
- panela dupla - o recipiente principal com o substrato é colocado em um vaso decorativo, que esconde parte das saídas de ar;
- transplante de orquídea em um grande recipiente com um aprofundamento das raízes que se arrastaram para fora da mistura em vasos além. Nesse caso, não é necessário aprofundar as raízes aéreas que crescem no caule.
Apenas as partes doentes, secas, mortas e danificadas das raízes estão sujeitas a remoção. O corte é realizado em um tecido saudável e limpo.
Problemas e suas possíveis soluções
As raízes aéreas das epífitas não precisam de cuidados especiais - elas também serão saudáveis se você cuidar bem da própria flor. No entanto, eles podem ter os mesmos problemas que as hastes e as raízes dentro da panela.
Por que as orquídeas secam as raízes
Se as raízes estiverem cinza, secas e enrugadas, ou se não houver dicas de crescimento, a orquídea não recebe umidade suficiente. Isso pode ser devido à fração grosseira da mistura de envasamento, que não permite que as raízes entrem em melhor contato com o substrato durante a rega.
A baixa umidade na sala, que geralmente acontece durante a estação de aquecimento, também é a causa das raízes secas - você pode colocar um recipiente de água perto da planta e realizar pulverizações regulares. Tente manter a umidade acima de 40%para que as raízes aéreas não sequem muito rapidamente.
As raízes podem secar mesmo quando expostas à luz solar direta, especialmente ao meio-dia - tente sombrear a orquídea com uma cortina transparente ou afastá-la da janela
Por que o sistema radicular apodrece
Quando as raízes começam a apodrecer, tornam-se marrons e macias e não conseguem absorver adequadamente a água e os nutrientes. A única coisa que precisa ser feita para ajudar a planta é aparar as raízes podres em tecidos saudáveis.
Importante! Às vezes, as raízes ficam marrons devido à água dura e à deposição de sais em sua superfície. Mas, ao contrário da podridão, as manchas de sal são duras e parecem ferrugem.
As causas da deterioração podem ser irrigação excessiva e estagnação da água no substrato, bem como altas concentrações de fertilizantes e condições inadequadas de temperatura.
Restam apenas raízes aéreas
Se, por algum motivo, a flor tiver apenas raízes aéreas, a opção de plantio ajudará a planta a se recuperar:
- corte todas as raízes problemáticas na base e polvilhe as fatias com canela ou carvão ativado. Seque a orquídea no ar por 3-5 horas, para que as feridas dos cortes sejam curadas e secas;
- prepare uma panela de acordo com o volume do sistema radicular com orifícios para drenar a água e a ventilação;
- use uma pequena fração do córtex como substrato e coloque uma camada de esfagno (1 cm) por cima, depois de a molhar previamente com água fervente;
- faça da flor um suporte confiável para que não cambaleie e não tombe na panela, ferindo as raízes. Coloque o pescoço da raiz perto da superfície do substrato - todas as partes da orquídea devem estar no ar e não tocar na água;
- deixe raízes aéreas na superfície;
- água não por imersão, mas por pulverização abundante de esfagno para estimular o crescimento das raízes até uma superfície úmida.
Importante! A orquídea é muito tenaz e pode sobreviver devido às raízes aéreas.
Mold
O mofo na planta pode aparecer devido à decomposição da mistura de envasamento, umidade excessiva e alta temperatura, o que leva ao embaçamento do vaso e ao aparecimento de condensação. Nesses casos, é necessário alterar as condições da orquídea e secar o substrato.
Os microrganismos fúngicos às vezes causam mofo, e aqui será necessário um transplante de flores com a mistura substituída e tratada com fungicidas
As raízes do ar enegrecem
O escurecimento das raízes pode ocorrer pelos seguintes motivos:
- a planta foi exposta à luz solar direta por um longo tempo e recebeu queimaduras. Esse escurecimento também é possível nas folhas;
- diminuição prolongada da temperatura (+ 4 ... + 6 ° C) com alta umidade;
- molhar ou pulverizar com água fria;
- aumento das concentrações de fertilizantes (apenas um quarto da taxa especificada de fertilizantes de flores é necessária);
- deposição de sais no substrato ao irrigar com água dura;
- doenças patogênicas.
Cuidados com as plantas
Cuidar de orquídeas é simples e não exige muito esforço - basta entender os pontos principais:
- Para a maioria das epífitas misturas úmidas e bem drenadas necessárias. Existem vários tipos de meios nutricionais que podem ser usados para plantas, como casca de abeto ou pinheiro, turfa esfagno, pedras, cortiça, carvão vegetal e areia. A fração da casca depende do tipo de orquídea que está sendo cultivada - uma fração grossa é adequada para a phalaenopsis e a planta não deve ser enterrada.
- A melhor localização seria as janelas leste ou sul - consideradas plantas preferem brilho indireto difuso. A falta de iluminação leva a uma floração fraca e os raios diretos ao meio-dia podem queimar as folhas.
- Temperatura e umidade também são importantes. para orquídeas de interior. Uma temperatura de + 18 ° ... + 25 ° C e uma umidade de 60% durante toda a estação de crescimento é considerada confortável, mas, para que a planta floresça, a temperatura noturna deve estar entre 8 e 15 ° C abaixo da temperatura do dia anterior.
- Flor imersa 1 vez em 10-14 dias. Este é o único caso em que as raízes da epífita permanecem na água, mas não mais do que 3-5 horas. É aconselhável usar água morna ou fervida, com uma temperatura de cerca de + 30 ... + 35 ° C. Entre a rega, a flor deve secar bem.
- Durante a vegetação e o crescimento, as plantas usam uma solução suave de fertilizante para flores de interior sempre que são regadas. Durante a floração, a cobertura não é realizada.
- Flor transplantada a cada 2 anos com substituição completa do substrato.
- Necessário observe atentamente as plantasperceber sinais de doenças ou danos causados por pragas em tempo hábil e tomar medidas.
- Em casa Orquídea Phalaenopsis é propagada por criançasque crescem em pedúnculos ou caules. É melhor deixar a propagação por culturas de sementes ou tecidos para produtores comerciais, pois isso requer equipamentos especiais de laboratório.
Transplante de orquídea
O transplante é necessário para garantir uma boa saúde e o crescimento ideal das plantas. Se a orquídea permanecer no mesmo vaso por muito tempo, a flor começará a enfraquecer e murchar. Com o tempo, o substrato se decompõe e compacta, sua permeabilidade ao ar é rompida e a planta carece de ar, o que aumentará o risco da doença e levará ao estresse.
A frequência dos transplantes depende do tipo de orquídea e do tipo de mistura em vaso. A orquídea deve ser transplantada regularmente, e a phalaenopsis se beneficia apenas de transplantes frequentes. Nesse caso, certifique-se de usar uma nova mistura em vaso. A composição das cascas de coco trituradas durará mais do que uma mistura de casca de abeto ou pinheiro.
Você sabe A baunilha é a especiaria mais famosa e amplamente utilizada obtida de uma única orquídea cultivada comercialmente.
Alguns cultivadores de flores experientes acreditam que o uso de uma mistura de perlita e turfa para uma mistura em vasos dá menos raízes aéreas que a casca de pinheiro. De qualquer forma, ao transplantar, não afunde as raízes aéreas, pois elas podem apodrecer. O novo vaso para a planta deve ser transparente e com orifícios de drenagem para drenar a água, para que as raízes da orquídea não fiquem na água.
Um transplante de orquídea é necessário nos seguintes casos:
- uma flor recém-adquirida é transplantada para avaliar a qualidade das raízes e o estado geral, mas se florescer, espere até que a flor termine;
- o crescimento e desenvolvimento da planta leva ao fato de que o vaso fica apertado e a flor precisa de uma grande capacidade;
- um vaso muito grande também causa um transplante de flores, uma vez que a orquídea cria raízes em detrimento do desenvolvimento da parte foliar e da floração;
- há sinais de doenças ou danos causados por pragas.
Vídeo: Como transplantar uma orquídea
Com os devidos cuidados, é fácil manter uma orquídea tropical. Ela tem uma alta vitalidade e, cercada por seus cuidados, você pode cultivar uma planta forte e saudável, que trará alegria à floração abundante por muitos anos e possivelmente formará crianças.