Os picles caseiros são o verdadeiro orgulho de toda dona de casa; portanto, no inverno, eles se tornam a decoração de todas as mesas festivas. Tradicionalmente, os vegetais mais populares para salgar no inverno são os tomates, pepinos e couve, embora nem todas as donas de casa saibam que os picles das ervilhas são distinguidos por um refinamento especial. Eles têm um aroma especial, bem como características de sabor únicas. Hoje, examinaremos mais de perto as principais etapas da preparação de picles de ervilha caseiros e também revelaremos os principais segredos deste prato.
Comer ervilhas
A ervilha é um dos produtos mais úteis e importantes para o ser humano, contribuindo para o enriquecimento do corpo com todo um complexo de todos os tipos de nutrientes, vitaminas e minerais. É por isso que, desde os tempos antigos, esse vegetal tem sido usado ativamente como ingrediente principal em todos os tipos de pratos culinários e até remédios. Mas, apesar disso, os pratos de ervilha devem ser consumidos com cautela, pois em algumas situações pode se tornar extremamente perigoso para a saúde.
Propriedades úteis
As ervilhas são extremamente úteis devido à sua capacidade de:
- prevenir o desenvolvimento de deficiência de vitaminas, hipertensão, ataques cardíacos, formações de câncer;
- melhorar a função hepática e renal;
- remover cálculos dos rins e do trato urinário;
- remover radionuclídeos acumulados;
- impedir o acúmulo de nitratos nos órgãos e tecidos;
- proteger os vasos do desenvolvimento de processos escleróticos;
- eliminar a fadiga e intoxicação do corpo.
Também deve ser mencionado que muitas substâncias úteis e importantes para a imunidade, bem como um metabolismo saudável de substâncias estão concentradas no vegetal:
- vitaminas A, B, C, H;
- caroteno;
- micro e macro elementos: ferro, magnésio, cálcio, potássio, cloro e enxofre;
- sacarose natural;
- gorduras vegetais;
- amido;
- fibra alimentar.
Você sabe A ervilha é um dos alimentos mais antigos usados pelos seres humanos para alimentação. Seus restos mortais são encontrados em um dos primeiros locais de um homem antigo datado da Idade da Pedra (200 mil anos atrás).
Contra-indicações
Evite comer ervilhas ou limite sua quantidade na dieta quando:
- flatulência;
- gota
- doenças intestinais agudas e crônicas.
Além disso, as ervilhas podem causar todos os tipos de distúrbios no trabalho do intestino e do trato digestivo como um todo, se usados em:
- condição estragada;
- quantidade ilimitada;
- forma inacabada.
Como conservar ervilhas verdes em casa
Algumas décadas atrás, a receita de ervilhas salgadas era conhecida exclusivamente por grandes empresas estatais envolvidas no fornecimento de reservas alimentares. Hoje, esta receita existe em domínio público, no entanto, todos os tipos de transformações dos ingredientes e métodos de salga criaram várias dezenas de variações do produto aromático. Consideraremos a opção mais bem-sucedida e lucrativa: como salgar ervilhas no caminho frio do inverno.
Você sabe Como alimento, as ervilhas verdes foram usadas pela primeira vez no século XVII na Inglaterra e na França. Durante esse período, também apareceram os primeiros híbridos de ervilhas cultivadas, que mais tarde ficaram conhecidas como "jardim" ou "inglês".
Ingredientes de salga
A preparação de picles de ervilha começa com a preparação dos ingredientes. Em uma jarra de 3 litros, você precisará de:
- ervilhas verdes (vagens ou frutas descascadas) - 2,5 kg;
- alho - 3 dentes;
- folhas verdes de carvalho, groselha e cereja - 5-6 cada. cada espécie;
- folhas de rábano fresco - 4 peças .;
- inflorescência do endro (seca ou fresca) - 3 peças .;
- folha de louro seca - 2 peças .;
- ervilhas de pimenta preta - 6 ervilhas;
- sal de mesa - 3 colheres de sopa. l.;
- água fervida - 1,5-2 litros.
Receita passo a passo
As principais etapas da salga de ervilhas para o inverno:
- Prepare os ingredientes para a salga: para fazer isso, lave-os bem em água corrente fria. É necessário lavar bem e um recipiente para salgar.
- Coloque as folhas de groselha, carvalho, cereja, raiz-forte, louro, guarda-chuvas de endro e pimenta no fundo da jarra.
- Corte cada dente de alho em duas metades longitudinais e coloque sobre os ingredientes.
- Despeje as ervilhas em uma jarra e compacte cuidadosamente o conteúdo do recipiente. As ervilhas devem permanecer intactas e não perder a forma.
- Adicione sal à jarra e encha até a borda com água.
- Cubra a jarra com um pequeno prato ou o lado oposto da tampa, para que o ar fresco flua livremente para dentro do recipiente do lado de fora.
- Coloque as ervilhas em um local escuro à temperatura ambiente por 3 dias. Neste momento, o processo de fermentação ocorrerá, o que ajudará a preparar um prato aromático a partir de um simples vegetal.
- Após 3 dias, o produto está pronto para uso. Pode ser bem fechado com uma tampa e colocado na geladeira, desta forma pode ser armazenado até a próxima temporada.
Vídeo: como conservar ervilhas para o inverno
Importante! Todos os ingredientes salgados devem ser cultivados exclusivamente em condições ecológicas. Caso contrário, toxinas nocivas se acumularão nos picles, causando envenenamento do corpo.
Dicas úteis
Na maioria dos casos, as conservas em conserva para o inverno não causam dificuldades, mesmo para uma dona de casa despreparada e inexperiente. O processo é tão simples que um produto de qualidade é obtido com o mínimo esforço.Mas se você quiser obter sal "exemplar", É altamente recomendável que você siga estas diretrizes:
- Frutos extremamente elásticos são adequados para salgar com armazenamento a longo prazo, sem danos, o restante será muito suscetível aos efeitos agressivos da marinada, o que levará a picles de baixa qualidade.
- Para impedir a formação de depósitos de fungos no topo da marinada, cubra as folhas de rábano salgado no topo dos picles.
- Não é recomendável salgar ervilhas diretamente na jarra; o sal é melhor adicionado às ervilhas na forma dissolvida; caso contrário, os grânulos de sal não terão tempo para se dissolver e o produto não será marinado adequadamente.
- Durante a salga, as latas com picles devem ser instaladas em um suporte profundo. Isso ajudará a impedir a propagação da marinada durante a fermentação.
- Para armazenamento prolongado, o ar deve ser removido do frasco com ervilhas: para isso, à medida que os frutos são extraídos, é adicionada água bem salgada às bordas.
Ervilhas em pratos caseiros são um produto bastante comum e amado por muitos. Para economizar o frescor da colheita até a próxima temporada e também para melhorar a palatabilidade do prato, a salga ajudará. O mais ideal é o método frio de preparar o produto. Ele não requer aderência estrita a todos os padrões tecnológicos do processo e também possibilita a manutenção de um recipiente fechado por um longo tempo sem prejudicar a qualidade das frutas em conserva.Importante! Você pode substituir um frasco de vidro com absolutamente qualquer capacidade, mas esse vaso deve necessariamente ser feito de material inerte e resistente a substâncias agressivas.