A raiz do gengibre não é mais uma novidade em nossas cozinhas; suas qualidades úteis são apreciadas e amadas por muitos. A maioria dos residentes de verão cultiva a cultura em suas áreas, mas em todas as condições essa planta pode ser cultivada e, em particular, é possível crescer no clima da Sibéria.
É possível cultivar gengibre na Sibéria
Sob condições naturais, a planta se desenvolve de 8 a 12 meses. Para a raiz amadurecer, ele precisa de um longo verão, e a Sibéria, infelizmente, não é famosa por esse privilégio. O inverno aqui dura de 7 a 9 meses, e o verão, respectivamente, de 1,5 a 2 meses.
Além disso, nos dias quentes não abundam, no sul da Sibéria a temperatura mais alta no verão é de + 20 ° C. Durante a floração, de abril a agosto, uma planta precisa de uma temperatura na faixa de + 25 ... + 32 ° C. Portanto, em campo aberto na Sibéria, o gengibre não é cultivado, mas isso é possível em condições de estufa ou no peitoril da janela.
Recursos crescentes
Falando em cultivar gengibre na Sibéria em condições de estufa, mais um esclarecimento deve ser feito: a sala deve ser aquecida. Também é necessário considerar como fornecer iluminação adicional.
Você sabe No Japão, existe uma tradição de comer fatias de gengibre entre as refeições. O produto mata completamente o sabor dos produtos anteriores, o que permite aos foodies apreciar melhor o sabor do próximo prato.
Na estufa
O gengibre é propagado dividindo o rizoma, uma vez que a planta não produz sementes. Antes de transplantar na estufa, a raiz é germinada como mudas. Enquanto o divisor cresce na panela, o jardineiro prepara a estufa.
No outono, deve ser limpo e desinfetado, verificadas as condições de trabalho dos sistemas de aquecimento, iluminação e irrigação. Na primavera, o solo é preparado: é congelado ou calcinado para obter um efeito desinfetante. Formando camas para aterrissagem.
Tempo de pouso
O material de plantio de brotos começa no final de fevereiro, transplantado para a estufa no final de março. Na Sibéria, está frio neste momento, mas na estufa você precisa manter a temperatura na faixa de + 25 ... + 32 ° C. Mais tarde, após o aparecimento da folhagem, você pode baixá-la para + 18 ... + 22 ° C. Para o desenvolvimento bem-sucedido das mudas, ela também precisa de alta umidade - cerca de 75-80%.
Importante! Se a temperatura cair abaixo de + 18 ° C, as raízes param de crescer e a estimulam novamente, será problemático.
Preparação de plantas e solo
Para a reprodução, você precisa comprar uma raiz com uma cor uniforme da casca, sem manchas ou danos mecânicos. O material deve ser elástico ao toque, sólido e denso, os olhos devem estar presentes na superfície, como nas batatas.
Em casa, o material é cortado em várias partes, cada um dos quais tem 2-3 olhos. As seções devem ser tratadas com carvão ativado. Depois que o carvão seca, as divisões são embebidas em permanganato de potássio por 2-3 horas. Isso servirá como prevenção de doenças e estímulo ao crescimento dos rins.No fundo do tanque, onde as mudas crescerão, coloque a drenagem.
O solo é preparado a partir de tais componentes colhidos em partes iguais:
- terra de jardim;
- húmus;
- a areia
O substrato é derramado sobre a drenagem, umedecido e as mudas são colocadas com os brotos até uma profundidade de 4 cm e são pulverizadas e colocadas no calor até que brotem.
Aterragem
Os brotos que podem ser plantados aparecem dentro de 3 semanas. Na estufa, eles são plantados no mesmo substrato em que germinaram. Dado o crescimento horizontal da raiz, ela não é plantada em profundidade.
Padrão de aterrissagem:
- Uma camada de drenagem de aproximadamente 1-1,5 cm também é colocada nas ranhuras preparadas.
- O solo é derramado cerca de 15 a 20 cm, uma muda é colocada em uma depressão, polvilhada com o solo e regada.
- A profundidade de aterrissagem é de até 10 cm.
Rega e cuidados adicionais
O cuidado com brotos consiste, em primeiro lugar, em fornecer um microclima adequado. Além da temperatura e das condições de umidade adequadas, as plantas precisam de iluminação por pelo menos 12 horas por dia. Normalmente, lâmpadas de sódio são usadas, colocando-as acima dos canteiros, a uma distância segura das plantas (80-100 cm).
Importante! Nos dias ensolarados de verão, a rega é realizada de manhã ou à noite, para não causar queimaduras na folhagem.
A rega da colheita é frequente e abundante, o método de aspersão é o mais adequado.Para não exagerar na umidade, você precisa se concentrar nas condições do solo: sempre deve estar um pouco úmido. Em agosto, a rega é reduzida - neste momento, os tubérculos de gengibre já estão formados e o umedecimento frequente pode provocar sua deterioração.
Também é necessário monitorar a limpeza do solo removendo ervas daninhas. Além da remoção de ervas daninhas, o afrouxamento também é importante, mas não profundo, dada a localização das raízes do gengibre.
Crescendo gengibre, você precisa monitorar a acidez do solo - ele não deve estar acima dos valores médios. Para manter o nível adequado, aplique cobertura com cinza de madeira. O primeiro fertilizante é realizado antes do aparecimento da folhagem, uma composição mineral complexa com predominância de nitrogênio para as culturas de tubérculos, de acordo com as instruções.
Ao usar produtos orgânicos, é usada infusão de verbasco (1:10) ou composto. Em junho, a cobertura deve conter mais potássio (cinza de madeira, infusão de urtiga). Em julho, a planta deve ser fertilizada com compostos de fósforo e potássio. Pare de fertilizar o plantio quando a folhagem começar a secar.
Casas em vasos
Na ausência de um chalé ou de uma casa na vila, o gengibre é cultivado em uma panela. As datas de plantio não diferem das datas acima, além de preparar o rizoma para a germinação. Em casa, a mistura da terra pode ser substituída pelo solo adquirido, por exemplo, uma composição para as palmeiras.
A panela para a planta é escolhida larga, não profunda, pelo tipo de prato. O solo e a capacidade devem ser desinfetados. A drenagem é colocada no fundo do tanque: cascalho, argila expandida com uma camada de 3-5 cm A profundidade de plantar uma casa em uma panela não é superior a 5 cm.
As mudas são colocadas em um peitoril da janela, iluminado a maior parte do dia. Também será necessária iluminação artificial, porque a luz precisa de 12 a 14 horas.Você sabe As propriedades curativas do gengibre foram estudadas nos tempos antigos. A capacidade de remover toxinas e, portanto, servir como antídoto, atingiu os cientistas Plínio, o Velho, Dioscoridis, Galen.
Condições climáticas:
- temperatura + 22 ... + 28 ° С;
- umidade de até 75%.
Regar em casa é menos comum do que em uma estufa, mas após o aparecimento da vegetação, preste atenção à pulverização. É especialmente importante se a panela estiver próxima aos aparelhos de aquecimento. O solo na panela também não deve secar completamente.
Se a planta for cultivada para fins decorativos, pode ser fertilizado com formulações adquiridas para palmeiras floridas e usado de acordo com a dosagem nas instruções. Se, para obter um produto saudável e apimentado, a cobertura na etapa de tuberização deve conter potássio e fósforo, qualquer composição para vegetais pode ser usada.
No outono, o gengibre descansa, quando é necessário removê-lo em um local escuro e parar de molhar. Na primavera, de março a abril, a panela é exposta ao sol.
Regras de colheita e armazenamento
A colheita pode ser feita após as folhas murcharem e murcharem. As raízes tropicais ficam amarelas. Os tubérculos são desenterrados com uma pá, sacudidos do chão, limpos de pequenas raízes. O produto deve ser seco antes de ser enviado para armazenamento, caso contrário, pode apodrecer. A sala de armazenamento deve estar seca, quente, temperatura +4 ... + 10 ° C. Certifique-se de ventilar a sala para que não haja mofo.
O gengibre não é difícil de cultivar - embora seja menor em tamanho do que cultivado no ambiente natural, mas seu conteúdo não é menos útil. As propriedades preventivas, terapêuticas e culinárias da planta serão apreciadas por toda a família.