Crescer essa cultura não consumirá muito tempo, porque, com o custo mínimo, você pode obter o rendimento máximo. O alho de inverno, plantado no outono, é especialmente popular entre os jardineiros. Como crescer o alho picante e saudável grande e saboroso, contaremos em nosso artigo.
Seleção e preparação de alho para plantio
O alho de inverno, ao contrário de seu colega da primavera, se reproduz não apenas com dentes, mas também com bulbos. A diferença nesses métodos de reprodução no tempo de crescimento para uma cabeça cheia. Uma planta grande cresce a partir de um cravo-da-índia em um ano, enquanto uma lâmpada leva apenas o dobro do tempo.
Antes do plantio, todos os dentes e bulbos são cuidadosamente classificados e descartados, danificados, doentes ou aqueles cuja casca protetora está danificada. Em seguida, o material de plantio selecionado deve ser desinfetado para que o alho não apodreça durante o período de outono escorregadio. Para fazer isso, você precisa preparar uma solução para imersão, que consiste em cinzas e água. A receita da solução é bastante simples: 400 g de cinza são preenchidos com 2 litros de água, após o que essa mistura deve ferver por 30 minutos. Depois de resfriar a base de cinzas, o alho pode ser colocado e embebido por cerca de duas horas.
Um método menos demorado é embeber a semente em sal. Para fazer isso, tome 3 colheres de sopa. eu sal e 5 litros de água. Tudo isso é bem misturado, e será suficiente para o alho repousar na solução por alguns minutos para obter o efeito. É importante lembrar que, quanto melhor você processar o alho, maior será o seu rendimento; portanto, para consolidar o efeito, os dentes após a solução salina são adicionalmente desinfetados com uma solução de sulfato de cobre, 1 hora da qual é diluída com 10 litros de água.
Dos métodos muito simples de desinfetar cravo e bolbos, vale destacar a imersão do material de plantio em uma solução leve de permanganato de potássio. Para fazer isso, o alho é colocado em um líquido por algumas horas, após o que é retirado e seco.
Mas uma colheita rica depende não apenas da preparação completa dos dentes e bulbos, mas também da variedade do próprio material de plantio, por isso é importante escolher a variedade ideal para o cultivo em sua região.
As variedades são divididas em dois tipos - aqueles que são atiradores e aqueles que não produzem flechas. Variedades com uma flecha são caracterizadas por maior resistência e resistência ao gelo.Você sabe O alho é a primeira planta que foi cultivada por seres humanos. Na dieta das pessoas, ele apareceu mais de 6 milênios atrás. Acima de tudo, foi consumido no sul da Ásia e no Japão o produto é reconhecido apenas como uma erva medicinal.
Entre as variedades de inverno, as mais populares são as seguintes:
- "Lyubasha" - Essa variedade foi criada na Ucrânia e sua principal vantagem é a alta tolerância a baixas temperaturas e secas. Pode ser armazenado por até 10 meses, sem perder suas propriedades. A altura da planta atinge uma altura de 90-120 cm, em média cerca de 7 dentes são colocados na cabeça, pesando 10 a 15 G. A casca da cabeça é branca, com finas veias roxas.
- "Branco ucraniano" - Pode pousar no outono e na primavera. Essa variedade não tem atiradores, mas isso impede que seja bem armazenada. O peso de uma cabeça é de 50-140 g, e o número de dentes nela é de até 12 peças.
- "Spas" - Outra ideia de criadores ucranianos de Lviv. Tem um alto rendimento e é armazenado por um longo tempo. A cabeça geralmente possui de 7 a 9 dentes e o bulbo pesa de 60 a 100 g.Este alho também é resistente a certas doenças, como nemátodos e fusários.
- "Jubileu Gribovsky" - É uma variedade bastante antiga, com sabor acentuado e resistente a parasitas e doenças. O peso da lâmpada é de cerca de 40 g e o número de cravo-da-índia varia de 5 a 8.
- "Jubileu 07" - esta variedade está bem armazenada, produz um rendimento suficientemente grande e não sofre da infecção por Fusarium. A cabeça tem uma cor branco-violeta com listras e é composta por 8 dentes. O sabor do alho não é muito picante.
- "Confiável" - uma variedade produtiva com um pequeno tempero, capaz de manter suas propriedades por até um ano, mesmo em uma sala quente. A lâmpada possui 6-7 toques, uma casca branca com listras lilás.
- "Kharkov roxo" - pouco suscetível a doenças, com alto rendimento, refere-se às variedades de flechas. A cabeça tem uma forma achatada específica e uma cor roxa. A massa da cebola madura é de 30 a 60 g, e o número de dentes é em média 6 peças.
- "Messidor" - A variedade holandesa, caracterizada por alta produtividade, é composta por 10 cravos e pesa 112 g e tem um sabor amargo.
Quando é melhor plantar alho?
Não é difícil determinar o período mais favorável, basta seguir a temperatura do ar na rua, que no momento do plantio de alho deve ser +12 ... + 15 ° C. Normalmente, esta temperatura é estabelecida no final de setembro ou no início de novembro. Mas não se esqueça da variabilidade do clima em diferentes anos e da região de plantio, pois o período do regime de temperatura desejado dependerá da combinação desses fatores.
Além disso, o período de plantio do alho pode ser calculado dependendo do início do primeiro tempo frio. Assim, os dentes devem ser plantados cerca de um mês e meio antes da chegada da primeira geada.
Você sabe Plantar alho para o inverno é um processo natural mais natural do que o cultivo no verão. Isso se deve à memória genética, porque o ancestral do alho é a cebola espetada, que cresce nas regiões montanhosas da Ásia Central, onde o inverno é eterno.
Mas as lâmpadas devem ser plantadas ainda mais cedo - para que elas se adaptem bem, é melhor colocá-las no chão até abril. Esse período é necessário para que o cravo-da-índia plantado e os bulbos tenham tempo para criar raízes, que geralmente têm um comprimento de 10 a 20 cm, o que permitirá que as plantas tolerem melhor o inverno e produzam bons frutos na primavera. Além disso, dentes recém-plantados podem eclodir antes mesmo de um estalo frio, mas este é um bom sinal de que o alho se enraizou e mesmo as geadas mais severas não o prejudicam.
Mas o melhor é não plantar alho cedo demais; caso contrário, a cultura terá tempo para germinar completamente e desaparecerá antes da primavera. O mesmo se aplica ao plantio tardio - dentes e bulbos simplesmente não têm tempo para criar raízes e congelar, o que naturalmente levará a uma perda completa da colheita.
Escolhendo um lugar para o jardim
Um papel importante também é desempenhado pelo local de plantio do alho. É importante lembrar que essa cultura não pode ser plantada na mesma cama todos os anos. Jardineiros experientes recomendam mudar o canteiro de alho para um novo local a cada estação, uma vez que o alho só pode ser devolvido ao antigo território após 3-4 anos.
Uma boa opção para o plantio desta cultura seria um antigo canteiro com:
- abóboras;
- legumes;
- repolho precoce;
- verduras precoces;
- pepinos;
- arbustos de bagas e todas as plantas anuais.
Eles precisam ser removidos das camas com antecedência, e não na véspera do plantio de alho.
Importante! Se algo cresceu mais cedo no jardim em que você decidiu cultivar alho, lembre-se de que essa colheita deve ser removida até o final de agosto e o início de setembro..
Uma má escolha para a colocação de material de plantio seria uma cama onde os tomates, batatas e cebolas foram cultivados, pois ao plantar nesses locais, o alho crescerá muito pouco devido ao esgotamento do solo por essas culturas. Além disso, essas plantas são removidas dos locais tarde demais e você simplesmente não pode ter tempo para preparar o solo para o plantio.
Entre outras coisas, não devemos esquecer que o alho gosta muito do sol; portanto, o jardim deve estar em uma área aberta e bem iluminada. Se possível, deve-se tomar cuidado para garantir que a cultura não seja coberta por uma sombra, mesmo que não mude por muito tempo.
O solo deve estar solto, para não deixar entrar ar e excesso de água. Além disso, o solo deve ser suficientemente nutritivo e ter um nível de pH neutro. Para que sua cama atenda a esses parâmetros, você precisa cuidar da composição do solo já um mês antes de o material de plantio ser plantado.
Não plante alho na área onde a sujeira é formada e a água da chuva estagna, assim como em solo denso, argiloso e ácido. Você deve evitar a terra, cujas impurezas existem em grande quantidade de turfa.
O alho pode ser plantado em áreas arenosas, a cultura crescerá lá, mas muito mal. Devido às propriedades da areia, você terá que produzir constantemente rega abundante das camas e fertilizar cuidadosamente o solo, mas mesmo com esse cuidado, as cabeças são muito pequenas.
Como preparar o solo para o plantio de alho?
Para que o alho dê uma boa colheita na primavera, e no inverno é preservado no solo e não congelado, você precisa preparar o solo para o plantio antecipado. Além disso, isso ajudará a evitar a ocorrência de doenças nas plantas. Ao mesmo tempo, é importante observar todos os termos e proporções, bem como estudar cuidadosamente a composição do solo para produzir o fertilizante certo no solo.
Terra de fertilizantes
O primeiro molho de alho é realizado na primavera, quando as plantas eclodem bem e várias folhas brotam do chão. É necessário fertilizar o solo de forma abrangente - além do adubo orgânico, você também pode usar minerais e nitrogênio. Mais especificamente, a uréia e o nitrato de amônio são geralmente usados como fertilizantes; sua proporção em relação à água deve ser de 2 colheres de sopa. substâncias por 10 litros de líquido.
O próximo molho superior já é realizado no início da formação da cebola. Isso acontece de meados ao final de junho. A melhor maneira de se alimentar durante esse período é a nitrofoska. Para amassar uma solução de fertilizante, você precisa tomar 2 colheres de sopa. fundos e dissolvê-los em 10 litros de água. Para regar 1 m² de canteiros de alho, use cerca de 3-4 litros dessa mistura. Depois de derramar o alho, você precisa afrouxar o solo entre as linhas.
Um bom fertilizante para o alho são os excrementos de frango. Portanto, ele se beneficiará da rega deste fertilizante a cada 10 dias. Para preparar o produto, você precisa levar 1 litro de areia e diluir com 10 litros de água. O mesmo se aplica ao verbasco, cuja quantidade semelhante é divorciada de 8 litros de líquido. Ambas as soluções podem ser usadas em um balde em uma área de 5 m², despejando alho na raiz. Mas em nenhum caso você deve regar esses dois tipos de fertilizantes ao mesmo tempo para não queimar a planta. Além dos fertilizantes orgânicos, você também pode usar fertilizantes minerais, diluindo 75 g do produto em 10 litros de água. Este valor é suficiente para os mesmos 5 m².
Uma boa rega é muito importante para o alho, enquanto a água deve ser aquecida ao sol, caso contrário a cultura ficará pior. No caso de uma primavera seca, você pode salvar sua colheita cobrindo as plantas com húmus ou turfa após a primeira rega. A camada de cobertura deve ter entre 1 e 1,5 cm de espessura e a rega deve ser interrompida 20 dias antes do momento da escavação da cultura.Em alguns casos, o leito é fertilizado com cal - isso é feito para tornar o solo ácido mais favorável ao cultivo de alho. Nesse caso, um mês antes do plantio, em 1 m² de solo, são derramados 200 g de limão, após o que cavam cuidadosamente esse local em uma baioneta cheia de pás. Às vezes, calando o solo, mas é preciso abandonar o cultivo do alho e da primavera no inverno. Para realizar o procedimento de calagem, no outono, 250-300 g de limão são despejados no solo e escavados. Na primavera, recomenda-se plantar repolho neste local e somente após a colheita é permitido plantar alho.
No caso em que a acidez do solo é normal e não há motivo para se recusar a plantar alho, o solo também não impede a fertilização. Nesse caso, em 1 m² de área, é necessário fazer uma mistura de 10 a 12 kg de húmus, 1 colher de sopa. superfosfato e sulfato de potássio. Depois de misturar esses ingredientes e adicioná-los ao solo, você precisa cavar a cama.
Importante! Estrume fresco não deve ser tomado para fertilizar as camas. É melhor tomar fertilizantes já apodrecidos, que mentem há pelo menos 4 anos.
Formação de camas
Para formar adequadamente uma cama para o alho, você deve primeiro desenterrá-lo com cuidado, conduzindo uma pá a uma profundidade de cerca de 20 cm, depois o solo é nivelado e compactado. Depois de trabalhar com a terra, jardineiros experientes são aconselhados a tratar o solo com sulfato de cobre para desinfetar o solo. Para 1 m² de camas, é necessário tomar 1 litro de solução, cuja fabricação é tomada 1 colher de sopa. vitríolo e divorciado em um balde de água. Depois de molhar os canteiros com uma solução, este local precisa ser coberto com um filme que é removido logo antes do momento do plantio do alho.
Essa cultura geralmente é plantada com fitas de cinco linhas e a distância entre os canteiros é de cerca de 20 cm. As plantas também não devem ser colocadas com muita força, e os espaços entre eles devem ser deixados pelo menos de 6 a 8 cm. Se a variedade de alho é grande, a distância entre os bulbos deve ser aumentada. alguns centímetros Cada dente deve ser plantado no chão a uma profundidade de cerca de 8 cm, mas esse indicador também pode aumentar ou diminuir, dependendo do tamanho do material de plantio e da estrutura do solo. Também vale lembrar que uma colocação mais profunda de dentes e bulbos grandes contribui para o seu melhor invernamento e desenvolvimento do sistema radicular.
Após o plantio, recomenda-se que a cama seja coberta com uma camada de turfa de 3 cm e, depois que a neve cair, você poderá jogá-la nas camas.
Vídeo: Plantando alho no inverno
Os jardins nem sempre são perfeitamente uniformes e estão localizados em terrenos altos. Às vezes acontece que o local está localizado em uma planície e há estagnação da água e acúmulo de umidade. Nesse caso, a melhor solução seria a formação artificial de canteiros altos. Devido à sua configuração, essa cama seca duas vezes mais rápido que o normal. Mas se o terreno for pantanoso, essas propriedades serão úteis, pois a água da chuva sairá mais rapidamente e o solo em si se aquecerá melhor ainda. Além de várias vantagens, os canteiros altos também têm suas desvantagens, entre as quais a alta fluidez e o solo seco.
Para formar esse leito, é necessário jogar uma camada de terra com cerca de 20 cm de altura.Não há requisitos especiais para a largura, mas na maioria das vezes é feita em cerca de 1 m, o que cria uma área ideal para capinas mais convenientes. Além disso, este local deve ser cercado para que o solo não se espalhe.
Preparo do solo preventivo
Para evitar a ocorrência de doenças no alho, jardineiros experientes aconselham o cultivo da terra antes de plantar uma solução a 1% de sulfato de cobre. Para isso, 1 colher de sopa. o medicamento é diluído em 10 litros de água. Em média, esse valor é suficiente para uma área de cerca de 2 m².
A solução pronta deve ser distribuída uniformemente por toda a área onde o alho será plantado no futuro. É melhor fazer isso com um regador e, depois de molhar, a cama é coberta com um filme.
Há outra maneira de desinfetar o solo antes de plantar cebolas, para as quais a uréia é usada. Nesse caso, você precisará de 10 a 20 g do produto por 1 m², que devem ser espalhados na mesma quantidade pelo jardim. Depois que a área é coberta com fertilizante, ela é regada com água até que o fertilizante seja completamente absorvido.
Dicas adicionais
Além das regras básicas para o plantio de alho no inverno, vale a pena aproveitar a experiência adicional dos jardineiros para tornar sua colheita ainda melhor e mais produtiva:
- Preparação do solo. Se o seu site é caracterizado pela densidade do solo e o solo absorve lentamente a umidade, corrija essa situação alterando a composição do solo. Para preparar as camas para o alho, despeje um balde de areia e turfa em cada m² de camas. Então esta área é profundamente escavada, em uma baioneta cheia de uma pá, e nivelada.
- Compactação do solo. Nos casos em que o solo é muito arenoso, argila e húmus devem ser adicionados aqui. Nesse caso, a argila deve estar suficientemente seca e quebradiça. Ele precisa ser minuciosamente detalhado, fazer um pó do material, misturar o barro com areia e polvilhar sobre o local. Em 1 m², despeje 2 baldes dessa mistura.
- Redução de acidez. Melhorar a composição química do solo usando cal, usando 250 g da substância por 1 m² de território. Além disso, além de limão, você pode preparar uma mistura de areia e argila do rio e depois cavar uma cama.
- Período de preparação do solo. É necessário preparar a cama com antecedência, ou seja, o mais tardar 15 a 20 dias antes do suposto plantio de alho. Portanto, se você decidir plantar no final do mês, precisará preparar o solo desde os primeiros dias.
- O valor do material de processamento para o plantio. Muitos anos de experiência no cultivo de alho, tanto por fazendas particulares quanto por grandes agricultores, mostram que o processamento de cravo e bolbo tem pouco efeito em outras culturas. As ações agro-técnicas subseqüentes são muito mais importantes.
- Plantando os dentes. Não é recomendável enfiar os dentes no chão com toda a força, caso contrário, você poderá causar danos físicos. Para o plantio, você deve primeiro afrouxar o solo para que fique macio, após o que é permitido aprofundar cuidadosamente o material de plantio. Após o plantio, recomenda-se polvilhar a cama com cinzas, 200 g por 1 m².
- Rega. Após o plantio, o alho não requer rega especial, pois é bastante úmido da chuva. Mas se um mês inteiro de chuva não fosse observado, seria útil regar a colheita uma vez na quantidade de um balde por 1 m².
- Aquecimento. Se ainda não houver neve e as geadas forem severas, você pode cobrir a cama com folhas caídas, cuja camada deve ser de 15 a 25 cm. Um pano, mas não tecido, será colocado em cima desse isolamento. Além disso, você pode usar apenas tecido e não tocar nas folhas. Se os resfriados forem bastante severos, o alho poderá ser coberto com uma mistura de estrume e serragem ou húmus, uma camada de 20 cm. Na primavera, esse abrigo é removido, tentando não danificar os brotos jovens. Mas esse método é usado extremamente raramente e somente nas regiões do norte.
- Afrouxamento. Depois de esperar um mês após a neve derreter, é permitido começar a soltar o solo. Para fazer isso, caminhe entre as linhas por alguns centímetros de profundidade.
Regras básicas para o cuidado do alho durante o cultivo
O alho de inverno não é muito caprichoso para se importar se for plantado em campo aberto. Essa cultura é resistente ao frio e ao clima. Se o canteiro estiver preparado corretamente, e o próprio alho tiver conseguido desenvolver um bom sistema radicular, aguentará o inverno duro. Mas na primavera você precisa cuidar um pouco dessa cultura.
Para fazer isso, é importante observar as seguintes recomendações:
- Preparação do crescimento. Com o advento da primavera, a necessidade de proteger o alho desaparece, então alguns cm da camada de cobertura morta são removidos, liberando o crescimento jovem. Além disso, o abrigo removido a tempo permitirá que a Terra se aqueça mais rapidamente.
- Setas. Mais perto do dia 20 de junho, o alho já está crescendo ativamente e começa a produzir flechas. Isso não é muito bom para a qualidade das lâmpadas do futuro, portanto, todas as flechas precisam ser quebradas antes de crescerem 10 cm. Se isso não for feito, a força da planta será gasta no desenvolvimento da flecha e das sementes, e as cabeças serão muito pequenas.
- Fertilizantes. Com o aparecimento de penas verdes, o alho precisa ser alimentado com fertilizantes nitrogenados, como uréia, esterco ou fezes de pássaros. E entre junho e julho será necessário fertilizar o alho com cinzas, dissolvendo 200 g desse fertilizante em um balde de água. É importante lembrar que o melhor fertilizante para o alho serão fertilizantes orgânicos.
- Rega. O alho gosta de regar, o que deve ser abundante o suficiente, portanto, durante o crescimento ativo de uma colheita, não se deve economizar água, é claro, dentro do razoável. Mas quando as cabeças são formadas, a quantidade de água é reduzida e, no caso em que chove na rua, a irrigação adicional deve ser interrompida por completo. Isso é feito para evitar doenças de plantas e apodrecimento das lâmpadas, o que pode levar ao excesso de umidade.
- Capina. O crescimento do bulbo não dói e mais uma vez afrouxa o solo. Este procedimento deve ser realizado após cada rega ou chuva, e você também precisa liberar a cama das ervas daninhas. Mas se o seu site estiver quente, essas ações não precisarão ser executadas com muita frequência.
- Colheita de alho. Recomenda-se colher alho em dias ensolarados, depois que as folhas inferiores ficarem amarelas. Esse tipo de alho geralmente adquire até os últimos dias de julho ou na primeira quinzena de agosto, algumas semanas antes da primavera.
- Preparação de armazenamento. Depois que as cabeças foram desenterradas, elas devem ser secas ao sol por cerca de 5 dias e o caule encurtado em 10 a 20 cm, bem como as raízes aparadas. É importante monitorar rigorosamente o tempo de escavação do alho, caso contrário, ele ficará maduro demais e as cabeças simplesmente se desintegram.
Vídeo: Truques para plantar alho no inverno
Cultivar alho é uma atividade bastante gratificante, porque não é difícil, mas dá um bom resultado. Seguindo recomendações simples, em um ano você poderá aproveitar sua colheita e obter um armazém inteiro de vitaminas em uma cultura.